O América-MG sofreu na manhã deste domingo a sexta derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro. A equipe foi derrotada, por 3 a 0, pelo Santa Cruz em pleno Independência. Em jogo movimentado, os mineiros comentaram muitos erros defensivos, e chegaram poucas vezes ao gol do time pernambucano. A partida, foi válida pela 15ª rodada da competição.
Com o resultado, o América-MG segue segurando a lanterna, com apena oito pontos conquistados. Já o Santa Cruz respira, está na 14ª colocação, com 17 pontos ? dois pontos na frente do Coritiba, primeiro time dentro do Z4. O Coelho realiza uma das piores campanhas da história do Campeonato Brasileiro, e terá que se superar - e muito - para não ser rebaixado.
Jogando em casa e amargando a lanterna do campeonato, o América-MG tentou pressionar a saída de bola do Santa Cruz desde o apito inicial. A defesa do Coelho, entretanto, deu mostras aos oito minutos que não estava num bom dia.
O zagueiro Adalberto bobeou feio, perdeu a bola para Keno, que cara a cara com João Ricardo desperdiçou. No mesmo minuto, porém, o Amércia-MG cometeu o mesmo erro, Osman perdeu a dividida para Tiago Costa, o lateral-esquerdo da equipe visitante invadiu a área e bateu de bico, para fazer Santa Cruz 1 a 0.
A partida estava em ritmo alucinante, aos 13 minutos, o time da casa teve a chance de igualar o marcador. O árbitro pênalti depois que Neris empurrou Alan Mineiro dentro da área. Osman bateu no meio do gol, e sem força, o goleiro Tiago Cardoso defendeu com os pés. Após o lance, o jogador do Coelho passou a ser vaiado em todos os momentos que tocava na bola.
O Santa Cruz entrou mais ligado na partida, aos 15 minutos a equipe pernambucana marcou o segundo na partida. Depois de uma cobrança de escanteio, a bola sobrou limpa para o meia Marcílio. Da entrada da área, ele bateu consciente no canto do goleiro, sem chances para João Ricardo. Após o gol, os times produziram pouco até que, aos 29 minutos, o árbitro assinalou uma parada técnica, para que os jogadores pudessem se hidratar.
Aos 35 minutos, Grafite quase ampliou. O atacante recebeu bom passe de João Paulo, mandou de bate-pronto para o gol, a bola tocou na trave, assustando o goleiro João Ricardo. A esta altura do jogo, a única chance do time da casa, ainda era a penalidade desperdiçada. A equipe não conseguia criar jogadas ofensivas. O jogo ficou truncado e não houve alteração no placar até o final do primeiro tempo.
Tentando voltar a partida, o América-MG começou o segundo tempo tentando pressionar o Santa Cruz no campo de defesa. Os visitantes, entretanto, confirmaram aos dez minutos, que hoje não era dia do Coelho. Léo Moura deu um passe açucarado para Arthur, o atacante recebeu livre e soltou um petardo, fazendo 3 a 0 para o Santa Cruz.
Aos 18 minutos, o mesmo Arthur quase ampliou. Ele recebeu e bateu duas vezes, o goleiro do Coelho segurou ambas, a segunda com o pé. O bombardeio ao gol do América-MG continuava, um minuto depois, Keno recebeu e gingou na frente de Pablo, bateu com categoria no ângulo esquerda, a bola foi por cima do gol ? iria ser um golaço!
Aos 24 minutos, o abatido América-MG quase descontou. Sávio driblou Neris, bateu bem na bola que passou perto do gol. Dois minutos depois, o árbitro interrompeu novamente a partida para que os jogados pudessem se hidratar.
Aos 30, Marion que entrou no lugar do veterano Grafite fez grande jogada. Ele mostrou habilidade ao driblar o marcador, ganhou o ?pé de ferro? com outro adversário e soltou a bomba, João Ricardo realizou boa defesa. O jogo ficou lá e cá, porém, o placar se manteve o mesmo até o apito final.
O Santa Cruz recebe o Coritiba no próximo sábado, às 18h30, no Estádio do Arruda. Já o América-MG volta à campo apenas na segunda-feira da outra semana, encara o Flamengo, às 20h, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.
Futebol do interior