Covid-19

Instituto Butantan identifica nova subvariante da ômicron em São Paulo

Técnicos classificaram como variante recombinante denominada XG


Imagem de Capa

Foto: Pexels

O Instituto Butantan identificou mais um caso de variante recombinante da Covid-19 em São Paulo. A nova cepa, identificada como variante XG, foi encontrada em amostras coletadas em uma mulher de 59 anos e mora na capital paulista. Ainda não há informações sobre os sintomas ou se possui histórico de viagens.

A XG é uma variante recombinante das linhagens BA.1 e BA.2 da ômicron. É a mesma combinação da XE, mas as mutações são diferentes.

Casos de Covid-19 pela cepa XG foram registrados, em sua maioria, na Dinamarca. O Butantan alega que não há motivos de preocupação sobre a disseminação.

"Todas as variantes recombinantes ainda necessitam de mais atenção nesta questão de disseminação. Há no mundo apenas 205 sequências da XG e isso é pouco em relação à população mundial e ao número de variantes que estão circulando", disse Gabriela Ribeiro, da área de bioinformática na Rede de Alerta de Variantes do Instituto Butantan, em nota divulgada pelo instituto.

Ao todo, o Butantan já identificou outros três casos de uma variante recombinante. O primeiro caso foi identificado em março, em um homem de 39 anos, que estava com o esquema vacinal completo. As amostras identificaram que ele se contaminou com a XE.

O segundo caso foi identificado em abril, quando uma pessoa se contaminou com a variante XQ, uma mistura da sublinhagem BA.1.1 e linhagem BA.2. Ela foi identificada em um casal de São Paulo que ainda não tinha tomado a terceira dose da vacina.

TV Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Covid-19
Últimas notícias de Covid-19