Covid-19: segunda dose é antecipada e aplicadas agora nas UBSs em Toledo

As pessoas que vão receber a 2ᵃ dose até dia 07/11 já podem antecipar a vacinação

20 de outubro de 2021 | 16h31 | Atualizado há 38 dias

Foto: Assessoria
PUBLICIDADE
A Secretaria de Saúde de Toledo anunciou, nesta quarta-feira (20), algumas alterações nos locais e prazos para a segunda dose de vacina contra o coronavírus, da Pfizer. De forma gradativa, a partir da quinta-feira (21), as unidades básicas de saúde (UBSs) começam a administrar os imunizantes. As primeiras e terceiras doses já vinham sendo aplicadas nas UBSs dos bairros.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a intenção é facilitar o acesso da população ao serviço e, a partir do momento em que todas as UBSs estiverem realizando o procedimento, encerrar o trabalho no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, de segunda a sexta, das 8h30 ás 16h, serão 800 senhas que irão começar a ser entregues as 7h, liberando o espaço novamente para as programações esportivas.

Até o momento, as segundas doses são realizadas no Hugo Zeni e nas UBSs do Santa Clara IV e do Jardim Europa. "A partir de quinta também teremos vacinação das três doses no São Francisco e Jardins Panorama, Bressan e Pancera. Estarão disponíveis os imunizantes da Pfizer e Astrazeneca", disse a responsável pela vacinação Covid, Sonia Pessi. Sobre a necessidade de realizar a implementação do procedimento de forma gradativa, a informação é de que existe a necessidade dos técnicos do setor de epidemiologia acompanharem os processos.

Outro fator levado em conta são as demais vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI). "Temos várias vacinas e cada uma tem suas características. Sempre que se insere mais uma é preciso reorganizar fluxos", explica.

Atencipação - Outra situação destacada pelo Departamento de Vigilância em Saúde é a antecipação das segundas doses da vacina contra a Covid-19. O intervalo entre uma dose e outra era de 12 semanas, mas segundo o último informe do Ministério da Saúde, o tempo caiu para oito semanas (56 dias). "É preciso observar a data da primeira dose. Se já tiver completado 56 dias, a pessoa já pode procurar um dos locais de aplicação da segunda dose para tomar o imunizante", explicou Sonia Pessi.



Cronograma de início das segundas doses nas UBSs

21/10

UBS Jardim Panorama

UBS Jardim Bressan

UBS Jardim Pancera

UBS São Francisco



25/10

UBS Cosmos

UBS Jardim Coopagro

UBS Vila Industrial



28/10

UBS Jardim Porto Alegre

UBS Jardim Concórdia



03/11

UBS Alto Panorama

UBS Centro

UBS Jardim Maracanã
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM

<