Covid-19: Crianças têm baixa taxa de transmissão para adultos, diz estudo

Levantamento mostra que crianças têm mais chances de serem infectadas por adultos do que de transmitirem

11 de maio de 2021 | 17h43 | Atualizado há 41 dias

(Foto: banco de imagens Pexels)
PUBLICIDADE
Um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que crianças têm baixa taxa de transmissão do novo coronavírus a adultos. A pesquisa, que ainda não foi publica, pode influenciar na reabertura de escolas.

Feito com 259 famílias da comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, o estudo considerou, entre maio e setembro de 2020, 323 crianças de 0 a 13 anos, 54 adolescentes de 14 a 19 anos e 290 adultos. Durante a pesquisa, 45 crianças testaram positivo para o novo coronavírus. Nesses lares, foi constatado que adolescentes e adultos que também tiveram a doença apresentaram anticorpo antes que os pequenos, indicando que a infecção foi anterior.

Desenvolvida pela Fiocruz em parceria com a Universidade da Califórnia e a Escola de Medicina Tropical e Higiene de Londres, a pesquisa deve ser publicada em uma revista da Sociedade Americana de Pediatria. O estudo pode ajudar a traçar estratégias para a reabertura de escolas e a ampliação dos planos de vacinação.

Os pesquisadores ressaltam que os dados se referem a um momento diferente da crise sanitária no Brasil, antes do surgimento da variante de Manaus, a P1, e quando o distanciamento social era maior do que agora.


Com informações da TV Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM