O número de casos ativos em Santa Tereza do Oeste praticamente dobrou entre sexta-feira esta segunda-feira (22). A semana passada era umas 67 pessoas com vírus em atividade, hoje esse número passou para 127.
A cidade chega a marca de oito mortes e mais de 700 casos confirmados até agora.
Devido a isso a prefeitura de Santa Tereza do Oeste, fez um novo decreto com restrições em vários setores.
O documento proíbe o funcionamento de Campos futebol e futsal, quadras esportivas e ginásio esportes, o fechamento de todos os espaços públicos municipais: lago municipal, praças, ciclovias e academias ao ar livre e do setor comercial. A proibição de funcionamento de tabacarias, danceterias e locais de entretenimento, além de qualquer atividade que envolva jogos em geral como sinuca, baralho, dama, xadrez.
Festas e qualquer outro evento festivo inclusive os particulares também entra no decreto.
Bares, restaurantes, lanchonetes, distribuidora de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar com atendimento de 30% da capacidade e em Santa Tereza está proibido o consumo de bebida alcoólica nas mesas e nas calçadas.
Além do outro item das panificadoras de supermercados que devem atender apenas com 30% da capacidade com proibição de crianças menores de 12 anos e idosos acima de 70 frequentarem os espaços.
Para tentar fazer com que as pessoas fiquem dentro das suas casas, hoje está proibido o consumo de bebida alcoólica dentro de qualquer espaço público, seja bar, lanchonete ou restaurante.
Outra mudança importante é o transporte público do município, que deverá funcionar somente transportando pessoas sentadas, sem que haja passageiros em pé.
Outro importante impacto do Decreto é nas escolas. As aulas presenciais estavam previstas para ser retomadas e agora segundo nos arquivos ficam suspensas por prazo indeterminado as atividades esse mês na rede pública Municipal e também Estadual. Permanecendo as atividades remotas com retirada de material na Unidade Escolar.
A população não discorda das medidas, e se surpreende com esse surto quase um ano após o início da disseminação do vírus.
No fim do Decreto que define que o descumprimento de termos de isolamento emitidos pela Secretaria de Saúde de pacientes assintomáticos ou a Polícia Civil para que seja aberta investigação criminal.
EPC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642