Queda de novos casos por Covid-19 pode estar associada ao uso de medicamentos

Dados apontam que o Hidroxicloroquina teve aumento de 227% em julho comparado a junho

30 de julho de 2020 | 14h56 | Atualizado há 11 dias

PUBLICIDADE
O aumento na prescrição dos medicamentos Ivermectina, Azitromicina e Hidroxicloroquina/ Cloroquina refletiu na diminuição de casos por Covid-19 no município é o que aponta o boletim divulgado pela Saúde nesta quinta-feira (30).

A queda foi registrada após a 27ᵃ semana epidemiológica, que compreende a primeira semana de julho.

Analisando as prescrições dispensadas pela rede de saúde pública de Cascavel, a Ivermectina teve um salto de 138% a mais nas prescrições durante o mês de julho quando comparadas a junho.

Já a Hidroxicloroquina, teve aumento ainda mais expressivo, tendo um crescimento de 227% a mais no número de prescrições durante o mês de julho quando comparadas a junho.

A Azitromicina que já vinha sendo prescrita de forma mais comum em junho, teve uma redução de 6% em julho.

Sobre o uso dos medicamentos:

Em abril, a Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel editou a norma operacional n. 109/2020 com orientações sobre a prescrição da hidroxicloroquina/ cloroquina, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que estavam voltadas ao uso nos casos de pacientes moderados e graves. Ainda no mesmo mês, a norma teve uma atualização com mais informações sobre as indicações, as contraindicações, exames diagnósticos e associação de outros fármacos.

Na primeira semana de julho, a Secretaria Municipal da Saúde atualizou a norma operacional, incluindo como sugestão, a prescrição precoce da ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina/ cloroquina para pacientes suspeitos ou confirmados para COVID-19.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM