O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta falou na tarde de terça-feira (17) em entrevista coletiva sobre a atualização dos dados de covid-19 - coronavírus, no Brasil.
De acordo com o ministro a expectativa para os próximos três meses (abril, maio e junho) é que o sistema deve trabalhar com números ascendentes e agosto e setembro deve ser de recuperação.
"Vamos passar de 60 a 90 dias de muito estresse para que quando chegarmos no final de junho/julho entre no platô. Agosto e setembro a gente vai estar voltando desde que construa a chamada imunidade de mais de 50% das pessoas".
Ainda conforme Luiz Henrique Mandetta a previsão é que até 85% das pessoas precisem apenas de orientações e talvez um antitérmico para uso pessoal.
O problema é que os outros 15% da população devem precisar de internação hospitalar, o que preocupa, já que pode haver uma sobrecarga no sistema. Desses 15%, 4 a 5% podem precisar de leitos no CTI (Centro de Tratamentos Intensivos), ocupações que devem atender duas pessoas em um mês.
O ministro da Saúde esclarece que não existe país no mundo que está totalmente preparado para ter todo o sistema de saúde acionado para realizar testes, diagnósticos, isolamentos, internação hospitalar e CTI.
O Brasil agora busca aumentar a capacidade das unidades para atender a população.
Além da preparação nas unidades hospitalares, há também uma preocupação com as fronteiras e medidas estão sendo tomadas para prevenção do covid-19 - coronavírus.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642