Está nascendo o Museu do Automobilismo de Cascavel

15 de setembro de 2021 | 23h13 | Atualizado há 42 dias

PUBLICIDADE
Da parceria da Secretaria de Cultura de Cascavel, Automóvel Clube de Cascavel e Instituto Jaci Pian, está nascendo o Museu do Automobilismo de Cascavel, que na verdade vai se chamar Museu da Velocidade. Os primeiros carros de competição já estão expostos no hall de entrada do Teatro Sefrin Filho.

O visitante poderá ver o lendário bimotor de Valdir Favarin e o famoso fusca amarelo da família Sperafico, com o qual Dilso Sperafico ganhou a Cascavel de Ouro de 1986. Também já é possível ver banners que contam um pouco da história do automobilismo de Cascavel, mas muita coisa será colocada a visitação nos próximos dias. A exposição será permanente em salas na entrada do teatro, que estão sendo reformadas e adaptadas para receber carros, troféus e muitos outros itens que contam a história do automobilismo cascavelense, desde as primeiras corridas de ruas na década de 60 até os dias de hoje. Inicialmente, quem tiver interesse em expor pode procurar a diretora do Automóvel Clube de Cascavel.

Os dirigentes e técnicos da Secretaria de Cultura também pretendem convidar pessoas a expor seus carros e documentos, obedecendo ao critério de ter alguma ligação com Cascavel. Se o espaço não comportar, será feito um rodízio. Mas a meta e que todos que tenham interesse possam contribuir com o projeto histórico.

Renato Pompeu, presidente do Automóvel Clube de Cascavel, explica que a inauguração oficial do museu será no dia 10 de novembro, dentro da programação dos 70 anos de Cascavel. Será o pontapé inicial para a construção daqui a alguns anos do museu definitivo nas dependências do Autódromo Zilmar Beux. Aliás, primeiro deveria se começar com algo quer mostrasse a construção do autódromo e quem foi Zilmar Beux, seu idealizador.

Pompeu diz que a participação da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura neste momento é importante para mostrar a importância do museu e iniciando no teatro, no centro da cidade, fará com que as pessoas possam visitar. Depois virá a construção do prédio no autódromo, que será mais demorado e demandará de muitos recursos. Mas o importante é que a história do automobilismo de Cascavel está começando a ser contata.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM

<