Especulação é o que não falta em Cascavel pós-eleição

02 de dezembro de 2020 | 10h38 | Atualizado há 85 dias

PUBLICIDADE
Passado as eleições Municipais de 2020 em Cascavel, as especulações giram sobre quem será presidente da Câmara para o próximo biênio. Também as especulações se estendem para o Executivo Municipal. Quem serão os secretários, diretores e outros cargos de confiança que permanecerão e quem serão os chamados. Tem gente esperando a velha frase de impacto ou até mesmo de uma possível "surpresa" do futuro gestor. "Me chama que eu vou".

20 AO TODO

Cascavel Possui 20 pastas administravas, dentre elas estão administração direta e indireta. Com um orçamento de pouco mais de R$ 1,450 bilhão, muitos daqueles que gostam de se encostar em cargo público, estão de olho em uma das "tetinhas" do setor. Mas, parece que não é bem assim! Já que os rumores sobre o novo secretariado não contemplará nem a metade do que alguns esperam.

POSSE

Pelo que se escuta nos bastidores, nunca da "boca do prefeito", vale fazer o registro, em primeiro de Janeiro, somente alguns secretários serão nomeados nas secretarias essenciais. Das 20 pastas, pouco mais de cinco secretários terão ingresso na Administração em Janeiro no dia da POSSE.

DIRETORES

As secretarias que não tiverem secretários nomeados no início do mandato, seguramente terão diretores técnicos dos quadros de servidores assumindo a pasta. Em muitas delas, até gerentes e assessores especiais poderão ter gratificação de função e assumir a responsabilidade de administrar a pasta para que foi indicado.

MARÇO

Quando o mês de março terminar, provavelmente algumas secretarias terão indicação de novos secretários, se estendendo o prazo de nomeações até maio e junho.

LIMITE PRUDENCIAL

Tudo isso se faz necessário para baixar o limite prudencial da folha de pagamento dos servidores públicos municipais. Já que a "Luz vermelha" do índice prudencial acima de 51%, tem ascendido constantemente nos relatórios. ISTO É FATO!

GRATIFICAÇÕES

Outro setor que deverá ser bastante afetado quanto ao sistema de administração que será tomada para baixar o índice prudencial, será o setor que diretamente envolve os servidores públicos concursados. Aqueles que são designados para responder por uma das pastas e os gratificados pela função. Muitos destes servidores gratificados, voltarão a ser simplesmente um servidor público concursado, não terão mais aqueles regalias percentuais de (X por cento) mais (X por cento) daquilo que o concurso prevê. Ou é tomada esta decisão no início do mandato, ou amargará um estouro durante a administração. ISTO É FATO!

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

"A cuíca tá roncando". Na Câmara de vereadores, o assunto do momento é: quem será o presidente do Legislativo Cascavelense? O Partido do prefeito conta com três nomes que poderão ser o presidente. Vereadores reeleitos no PSC, Rômulo Quintino, Sidnei Mazutti e Alécio Espínola. Corre por fora, Celso Dal Molin (PL) e Valdecir Alcântara (PATRIOTA). Se bem, que até a eleição da Mesa Diretora, muita água passará por debaixo desta ponte. O que pode ser, não será. E aquele que não é no momento, poderá vir a ser!

ENQUANTO ISSO?
"Nos bastidores do legislativo continua o entra e sai nos gabinetes dos pretendentes em disputar a presidência. Mas como na política tudo tem um prazo para terminar, a formação da Mesa Diretora tomará corpo mesmo, na última semana de Dezembro. Ainda que sem manifestação por parte do Executivo. Entretanto, somos sabedores que quando o prefeito eleito, meter o dedo, e indicar um nome, muitos acompanharão para o lado que o dedo do prefeito indicar.

CARGOS

Estarão fora de indicar cargos para o executivo, aqueles vereadores que não corresponder com a indicação do Executivo na Mesa Diretora, ou seja, a presidência da Casa. É comum, vereadores que fazem parte da "base de governo" no legislativo, indicar alguns cargos de livre nomeação no Executivo. Se não estiver junto com o prefeito, dificilmente estes cargos serão preenchidos por indicação dos vereadores que não compartilharam com o pedido do Gestor. ISTO É FATO!

FUI !!!

"Muitas pessoas ouvem recomendações e conselhos, mas só os prudentes e coerentes se beneficiam deles", ator Johnny de Carli.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM