Não foi dessa vez! Foi um grande jogo, uma grande final. É o que podemos dizer da memorável partida entre Flamengo x Independiente pela final da Copa Sul-Americana na quarta-feira (13.12.2017). O empate em 1 x 1 deu o título para a equipe argentina. Com isso, o clube carioca não conseguiu realizar o principal objetivo da temporada, que era ter um título de expressão e segue amargando uma "seca" de títulos internacionais que dura quase duas décadas (o último título foi o de campeão da Copa Mercosul em 1999 em uma final brasileira contra o Palmeiras).
O jogo: Lucas Paquetá abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo em uma jogada em que a bola sobrou para ele praticamente em cima da linha. Porém, aos 39 minutos ainda do primeiro tempo, em um contra-ataque Meza foi derrubado por Cuéllar na área. O árbitro colombiano Wilmar Roldan marcou a penalidade máxima, que foi confirmada após a solicitação aos árbitros de vídeo. Ezequiel Barco cobrou a penalidade e devolveu a vantagem para a equipe "roja".
No segundo tempo, o Flamengo foi "pra cima" dos argentinos, porém sem efetividade. Criou diversas oportunidades, mas a bola não entrou. Por outro lado, a equipe de Avellaneda se fechou mais em sua defesa e passou a jogar em contra-ataques criando grandes chances de gol em pelo menos duas oportunidades claras que assustaram a equipe e a torcida rubro-negra. Os
54.963 pagantes que foram ao estádio viram o árbitro apitar o final do jogo e os argentinos fazerem a festa pela conquista do título em pleno Maracanã.
Foi uma partida marcada também por muitas confusões que ocorreram antes, durante e após o jogo. Aconteceram brigas entre torcedores do próprio Flamengo e também contra torcedores argentinos. Cenas de selvageria foram registradas, principalmente do lado de fora do estádio. Com todos esses fatos, certamente, a Confederação Sulamericana de Futebol (CONMEBOL) abrirá processo disciplinar referente aos acontecimentos e o clube carioca poderá ser punido.
Um registro temos que deixar aqui. A valorização da Copa Sul-Americana. Foram duas grandes equipes em dois grandes jogos, tanto em Avellaneda quanto no Rio de Janeiro. Para termos uma ideia, o Independiente é um clube tradicional no futebol da América do Sul, sendo o que mais conquistou a Copa Libertadores da América:
7 vezes. Foi campeão em 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984. Na Copa Sul-Americana foi a segunda conquista (a outra foi em 2010).
O ano de 2018 promete muito mais!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642