Blogs & Podcasts | Luiz Nardelli

Eles poderão voltar a disputar a vereança em Cascavel em 2024 - por Luiz Nardelli


Ainda que a decisão seja tímida e incerta, a eleição do ano que vem em Cascavel promete. Vereadores de décadas passadas poderão figurar como candidatos a uma vaga no legislativo em algumas das legendas que ora estão se formando para o pleito.

QUANTIDADE

A estimativa para a próxima eleição é que Cascavel terá cerca de 15 agremiações partidárias na disputa de cadeiras para a Câmara, entre partidos solo e federações formadas ou que se formarão ainda. Neste contexto, teremos cerca de 300 candidatos, pouco mais ou pouco menos. Cada agrupamento terá, seja por partido ou federação, 22 candidatos somente, sendo no máximo 15 de um sexo e 7 do outro. Possivelmente 15 homens e 7 mulheres, conforme demonstra o quadro de eleições passadas, em que os 30% do sexo oposto sempre coube às mulheres.

DIFERENTE

O que mudou das eleições passadas para a próxima: antes o partido, para lançar chapa completa, deveria ter, necessariamente, os 30% de mulheres registradas e caso não conseguisse este percentual, a cada uma mulher não registrada, cairia a candidatura de 2 homens.

Nas eleições de 2024 isso acabou. O partido ou federação, caso não complete o percentual exigido do sexo oposto, não mais terá a redução do número ou percentual de homens registrados. Seria mais ou menos assim: a chapa pode registrar 15 homens ou mulheres e os 30% reservados não haverá necessidade de registro.

Isso acaba com as candidaturas "laranjas" tão comum em eleições anteriores. Lança para não perder o número de homens ou mulheres, na minoria no caso, exigido pela legislação.

ALCEBÍADES PEREIRA

Alguns nomes que fizeram história como vereador em Cascavel, em décadas passadas, provavelmente estarão de volta à disputa por uma cadeira no legislativo. Alcebíades Pereira, o "Bide", vereador de 5 mandatos, tem sido sondado por vários partidos para ser candidato. E parece que o homem gostou da ideia e está propenso a vir a disputar uma cadeira na Câmara de Cascavel.

BARATTER

Outro que está entusiasmado para voltar à lida pública como vereador, é o ex-vereador Antonio Carlos Baratter. Toninho Baratter, que foi vereador nas décadas de 80 e 90 e deputado estadual posteriormente terminando em 2002. Ele tem percorrido a cidade na busca de possibilidades de voltar à Câmara Municipal, candidatando-se a vereador em 2024.

DALMINA

Nestor Dalmina (PT), tem o nome colocado como possibilidade de vir a disputar a cadeira de prefeito. Como o partido ainda vem discutindo nomes, poderá Dalmina figurar na chapa de candidatos a vereador. Ex-vereador de 2 mandatos, empresário em Cascavel, Dalmina circula em todas as alas políticas do município. O ex-vereador disputou 2 eleições alternadas, e em ambas obteve êxito.

É o nome a ser acompanhado de perto pelos concorrentes.

ORACILDES TAVARES

Atual diretor da Secretaria de Obras de Cascavel, Oracildes Tavares não confirma que será candidato a vereador, porém, há comentários nos bastidores que ele gostaria muito de voltar à Câmara de Vereadores para continuar trabalhando em prol da população. Vai que Oracildes aceite os convites que tem recebido, de partidos ligados ao grupo de Paranhos, e venha a ser um dos ex-parlamentares Cascavelenses a disputar a eleição... Será uma eleição das mais disputadas da história Cascavelense. Disso não temos dúvidas!

OUTROS NOMES

Nos bastidores da política nativa, outros nomes que já foram vereadores em Cascavel, poderão voltar a disputar uma cadeira no ano que vem. A lista contém Itacir Gonzatto, Olga Bongiovani, Adelino Ribeiro, Aderbal de Melo, Severino Folador, Jovane Donizete, Juarez Berté, Robertinho Magalhães, Marcos Rios, Mário Seibert, Professor Paulino, dentre outros.

Muitos desses negam tais possibilidades, mas na política tudo pode acontecer como num piscar de olhos. Então não nos surpreendamos se alguns desses nomes aparecerem no registro de candidaturas no ano que vem.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli