Blogs & Podcasts | Luiz Nardelli

Metrô de superfície, por que não?


No início do ano 2000, o empresário Cascavelense do ramo de comunicação, Marcos Formighieri, propôs um projeto para o transporte público de Cascavel. O transporte coletivo tipo "LUAS", existente na Irlanda/Europa, também chamado de metrô de superfície, não saiu do papel e do imaginário do empresário.

PROJETO

O projeto apresentado na época morreu mesmo antes de ser colocado para apreciação da população usuária do sistema público de transporte. Na ocasião, Marcos Formighieri foi taxado de "sonhador" pelos intitulados gestores do Município. 

Na realidade, não deram importância ao projeto que, no atual momento, seria a solução para o alto custo da passagem aos usuários. 

GASTOS

No final da primeira década de 2010, o então Prefeito Edgar Bueno, iniciou a transformação do sistema viário de Cascavel, com um projeto de mobilidade urbana. Financiamento de cerca de 30 milhões de dólares junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) foi feito para implantação do novo sistema. Boa parte deste dinheiro foi gasto na reforma das principais avenidas de Cascavel, porém, a mudança realizada para melhorar a mobilidade urbana, ficou aquém do esperado pela população. 

E até o momento, o contribuinte paga a conta altíssima por um projeto que não resolveu os problemas do transporte coletivo e tão pouco dos usuários das vias públicas de Cascavel.

ÔNIBUS NA AVENIDA

Os ônibus, que até então trafegavam em sistema de eixo de terminais de transbordos pelas nas ruas paralelas à Avenida Brasil, retornaram depois de um longo tempo à principal Avenida local, terminando assim, com os contornos que existiam desde sua construção na década de 60/70. Isso porque o novo sistema implantado nos coletivos, tem as portas do lado esquerdo, resultando assim, o término dos contornos. Por ouro lado, o fim dos contornos abriu a possibilidade de implantação de ciclovias e pistas de caminhada!

ÔNIBUS ELÉTRICO

Passados mais de 20 anos em que Marcos Formighieri propôs o metrô aéreo ou de superfície para Cascavel, que propunha o projeto "LUAS" fazendo circular os coletivos pelo canteiro central da Avenida Brasil, projeto não foi implantado devido nossos gestores terem projetado uma Cascavel para o momento, ao invés de projetar para o futuro, agora vem aí mais um financiamento para aquisição de Ônibus Elétricos para servir a população, e assim, baratear o custo da passagem. Está sendo solicitado junto a Câmara de Vereadores, autorização para financiamento de cerca de R$ 100 milhões de reais para aquisição deste ônibus Elétricos.

SUBSÍDIO COM RECURSOS DE TODOS

A aquisição dos ônibus elétricos, que vão beneficiar parte da população, na verdade utilizarão recursos do Município de Cascavel, ou seja, trata-se de um subsídio do poder público que vai beneficiar as empresas que operarão o sistema.

DESPESAS

Quando o empresário Marcos Formighieri divulgou seu projeto e que daria ao Município status de uma cidade pujante no quesito mobilidade urbana, foi taxado de "LOUCO" por muitos, porém caso tivessem os gestores que se dizem representantes do povo, acatado e feito um estudo voltado ao futuro de Cascavel, com os U$$ - dólares já investidos e os que iremos investir agora nos ônibus elétricos, Cascavel seria uma metrópole em mobilidade urbana, e não causaria tantas despesas ao município a implantação de sistemas para um melhor funcionamento e qualidade do nosso transporte coletivo.

É A HORA

Caso o prefeito Paranhos queira fazer uma gestão voltada à população, não seria a hora de repensar e colocar em prática este projeto de Marcos Formighieri, do metrô de superfície, nos canteiros centrais da Avenida Brasil e mudar de vez esta questão do ônibus coletivo no centro da cidade? 

Não seria esse o início da implantação daquilo que deveríamos já ter feito há mais de duas décadas, que era transformar Cascavel em uma metrópole de verdade? 

Tenha coragem, Prefeito Paranhos, e inicie uma revolução de verdade no sistema do transporte coletivo de Cascavel!

O senhor conhece outros países em que o sistema tem dado certo e proporcionado qualidade ao usuário do Transporte Público. 

Coragem. Ousadia. Visão de futuro!

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli