O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu em 10 de agosto de 2016 que prefeitos que tiverem as contas rejeitadas ou desaprovadas pelas Câmaras de vereadores, estarão impedidos de disputar eleições.
"O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que candidatos a prefeito que tiveram contas rejeitadas somente pelos tribunais de Contas estaduais podem concorrer às eleições de outubro. De acordo com o entendimento firmado pela Corte, os candidatos só podem ser barrados pela Lei da Ficha Limpa se tiverem as contas reprovadas pelas câmaras municipais. No julgamento, por 6 votos a 5, a maioria dos ministros entendeu que a decisão dos tribunais que desaprova as contas do governo deve ser tratada apenas como um parecer prévio, que deve ser apreciado pelos vereadores. Para os ministros, o Legislativo local tem a palavra final sobre a decisão que rejeita ou aprova as contas. Dessa forma, somente após decisão desfavorável dos vereadores, um candidato pode ser impedido de concorrer às eleições".
E AGORA?
Com essa decisão do STF, como será as eleições municipais deste ano para aqueles municípios que tenham como pré-candidatos um ex-prefeito? Cascavel tem o ex-prefeito Edgar Bueno como pré-candidato, e, que teve suas contas de dois anos da gestão passada reprovadas pela Câmara. E AGORA?
INVESTIMENTO
O município de Cascavel assinou contrato de prestação de serviços com empresa LOGIT Engenharia Consultiva LTDA com sede em São Paulo para elaboração do PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana) e a elaboração do PAIT (Projeto de Ação Imediata no Transito) no valor de R$ 2.741.748,10 com vigência contratual de 630 dias, ou seja, (02 anos).
POLÍTICA
O interessante na política partidária é que nem mesmo os filiados de última hora sabem certo em que partido estão. Vejam, tem partidos que filiaram pessoas e que no último momento estes assinaram ficha em outra sigla. Com isso, tem filiados que não sabem em que sigla estão, e tem partidos que ainda não sabem se podem contar com a filiação destes que assinaram ficha em vários partidos. É um emaranhado de situações que só saberemos quando o TRE consolidar a filiação de todos.
CONVENÇÕES
As filiações partidárias ocorridas até o último sábado, parece que teve uma antecipação das convenções. Muitos dirigentes alegam ter chapa completa de vereadores, Ora, até o momento, o que se pode dizer é que terão nomes suficientes para formar uma chapa de vereador. Filiações não representa convenções para disputar a eleição. Representa tão somente, uma previsão de que poderá fazer uma chapa, já que possui nomes suficientes para lançamento de candidaturas e assim, formar uma chapa.
CANDIDATOS
Nos bastidores da política cascavelense, as conversas giram sobre quantos candidatos a prefeito teremos neste ano no Município. Baseado nos indicativos do momento, poderemos ter 10 candidatos: Paranhos (PSC), Pacheco (PDT), Edgar Bueno (PROS), Berté (DEM), Romam (PATRIOTA), Prof. Marcos Vinicius (PSB), Major Arsênio (PRTB), Paulo Porto (PT), Nelsinho Padovani (PTB), Coronel LEE (PSL). Será verdade?
QUANTOS SERÃO?
Dos 10 intitulados pré-candidatos a prefeito acima relatado, deixo a você leitor a análise de quantos desses 10 serão candidatos mesmo. Na minha opinião, dos 10 acima, pelo menos QUATRO desses não estarão como candidatos a prefeito quando chegar o momento do registro de candidaturas.
FUI !!!
"Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas". Autor desconhecido.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642