BLOG DO
Luiz Aparecido

Copa Brasil de Kart tem 7 novos campeões e um tetracampeão em Londrina

24 de julho de 2021 | 21h15 | Atualizado há 63 dias

A 22ᵃ edição da Copa Brasil de Kart, segundo maior evento da modalidade no Brasil, já tem seus primeiros campeões. Neste sábado ensolarado em Londrina (PR), o kartódromo Luigi Borghesi conheceu os vencedores da Mirim, Cadete, F-4 Júnior, F-4 Graduados, F-4 Ssuper Sênior/Super Sênior Máster, OK FIA e OK Júnior. E foram finais eletrizantes, com disputas acirradíssimas no traçado de 1.154 metros de extensão.

O dia começou com a realização das segundas baterias classificatórias e as finais na sequência. Na categoria Mirim, os pilotos mais novos do grid deram um show de competitividade e espírito esportivo. Bernardo Leal, Benjamin Gasparrini e Vicente da Silva travaram uma bela disputa.

Na final, Leal - que venceu as duas baterias classificatórias e largou da pole na final - ficou com o título. O pernambucano do kart #128 disputou sua primeira Copa Brasil. "Larguei na pole e briguei muito. Ganhei as duas baterias e fiquei muito feliz com a conquista do meu primeiro título", comemorou o piloto de 8 anos.

Na Cadete, maior grid do grupo 1, com 31 karts, o goiano Theo Salomão, de 9 anos, também foi campeão da Copa pela primeira vez. O piloto conquistou na sexta-feira a pole position e venceu a primeira bateria classificatória, largando na ponta na final. Mas não teve vida fácil e cruzou a linha de chegada com o kart de Guilherme Moleiro, vice-campeão, colado. "Fiz a pole, venci a primeira bateria, fui segundo na segunda bateria e essa final foi bem difícil também. Foi uma chegada eletrizante", contou o piloto do kart #51.

Na F-4 Júnior, Enzo Marins e Ricardo Moraes bateram roda e lutaram pela vitória até a linha de chegada. Marins cruzou na frente, mas ao comemorar acabou tocando em Moraes e perdeu o bico. O piloto acabou desclassificado por falta de peso na vistoria final e deu adeus ao título. Moraes também fui punido em 15 segundos, com irregularidades no painel frontal e caiu para quarto.

Sorte do paulista Victor Tieri, de 12 anos, que terminou em terceiro e herdou a vitória. Depois de largar em décimo, o piloto do kart #33, que disputou sua primeira Copa Brasil, era só alegria. "Eu comecei a correr de kart recentemente, então, pra mim, estar aqui é uma honra. Fico muito feliz com esse título. Larguei em décimo e dei muita sorte na largada, porque o nível dos pilotos é muito alto. Espero que seja a primeira conquista de muitas", destacou.

Na F-4 Super Sênior, o carioca Ernandes Onassis venceu com folga. Depois de ganhar as duas baterias, ele largou na pole e cruzou a linha de chegada com uma boa vantagem para os rivais com o kart #105. Ele é o único piloto, no grupo 1, que já havia conquistado o título da Copa no passado e agora soma quatro conquistas. "Eu tinha andado o ano passado no Brasileiro de 4 tempos e havia ficado em terceiro. É difícil, quando você sai do 2 tempos, até se acostumar com a tocada do 4 tempos, mas ganhar é sempre muito bom, não importa a categoria. A equipe fez um grande trabalho, me deram um kart muito bom", celebrou. "Depois de tudo que temos passado, com essa pandemia, é muito bom voltar a correr, encontrar as pessoas", completou Onassis.

Na F4 Super Sênior Master, o título ficou com Nestor Ferens, que também venceu as duas baterias na sua categoria com o kart #45. "Estou muito feliz. Ganhei as três provas, este é um título nacional importante, que eu não tinha e era o meu sonho. Gostaria de agradecer aos meus mecânicos e toda equipe. Agora vamos para o Brasileiro", disse o kartista.

Na F-4 Graduados, com 29 karts na pista, o paulista Giulliano Forcolin, de 24 anos, foi o campeão com o kart #7. Ele largou em segundo e superou o pole Lucca Croce para ficar com a vitória. "Só tenho a agradecer a minha equipe e a todos os apoiadores. Eu estive muito bem durante a semana, rápido durante os treinos. É uma categoria muito competitiva, o que torna a conquista mais importante. Essa vitória é uma homenagem ao meu avô (José). Corri com o capacete que ele me deu, quando eu corria na Júnior, e trouxe muita luz", declarou emocionado.

Largando de quarto na OK Júnior, o paulista Enzo Bedani surpreendeu e ficou com a vitória, que dedicou à mãe, Fabiana, que fez aniversário ontem. "Fiz uma boa largada, pulei pra segundo, depois tive alguns enroscos nas ultrapassagens, mas consegui assumir a liderança, me concentrei, dei tudo de mim e consegui meu primeiro título na Copa Brasil", celebrou o piloto de 13 anos (#kart 98).

Na OK FIA, Enzo Prando também foi outro kartista que conquistou sua primeira Copa Brasil. O piloto de 21 anos já havia feito a pole position na sexta-feira e vencido a primeira bateria. Na segunda bateria, ele foi o segundo, mas conseguiu largar na frente na final, pela soma dos pontos perdidos nas duas classificatórias. "Estou muito feliz. Foi uma semana muito importante. Fiz a pole, venci a primeira bateria, depois testamos algumas coisas na segunda e não deu muito certo, mas garanti a pole e vencemos a final. Uma corrida muito difícil, com 27 voltas, calor, o (Gabriel) Gomez dando muita pressão a corrida inteira, então, tudo isso tornou ainda mais especial a conquista da minha primeira Copa", finalizou Prando (#kart 36).

Com as conquistas dos títulos na OK Júnior e OK FIA, Bedani e Prando garantiram as vagas para representarem o Brasil no FIA Motorsport Games em outubro, em Paul Ricard, na França (com despesas assumidas pelos competidores). A competição, espécie de Olimpíadas da modalidade, terá 18 categorias de esportes a motor em disputa.

Além dos troféus, os campeões também levaram como prêmio a isenção na inscrição para o Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá em dezembro, no kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).

A disputa do grupo 1 da Copa Brasil de Kart seguiu todos os protocolos de segurança sanitária, sem público, com número restrito de pessoas no kartódromo e todas testadas para Covid-19. Na próxima semana, a adrenalina segue alta em Londrina, com a disputa do segundo grupo, com as categorias Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sênior B/Novatos (Sprinter), KZ, Sênior, Super Sênior/Super Sênior Máster e F-4 Sênior entre os dias 26 e 30.



Fotos: Divulgação
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM

<