Luiz Aparecido

Caminhão elétrico da DAF percorre 150 mil quilômetros na Europa

14/01/2020 23h40

O DAF CF Electric percorreu 150 mil quilômetros movido a eletricidade na Europa. A distância equivale a quase quatro voltas ao redor do mundo e é a experiência prática que a DAF ganhou com o CF Electric. Os veículos sofisticados, com tecnologia VDL E-power, são utilizados diariamente por diversos clientes para o transporte de alimentos e contêineres, por exemplo.

Cada vez mais cidades estão expressando sua intenção de permitir apenas veículos livres de emissões, e quase totalmente silenciosos em seus centros urbanos, e o DAF CF Eletric é uma opção que atende estas demandas.

Antes de entregar o primeiro CF Eletric, há um ano, a DAF acumulou experiência com seus outros seis caminhões totalmente elétricos. Essa expertise resultou em uma versão que é internamente chamada de "Fase 2", incluindo uma nova geração de software e um novo painel.

"Chegamos ao ponto em que podemos começar a vender o CF Electric em número limitado", disse Richard Zink, membro do Conselho de Administração e responsável por Marketing e Vendas. "Em torno de algumas dezenas de unidades anualmente para garantir uma excelente qualidade. Por isso, iniciamos a produção de maneira controlada. Simultaneamente, podemos construir totalmente nossa rede de serviços, passo a passo. O cavalo mecânico CF Electric está agora disponível para clientes na Holanda, Bélgica e na Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha. Dependendo da infraestrutura local de carregamento da bateria e das possibilidades de pós-venda, a comercialização em outras partes da Europa será considerada".

UM CASE DE NEGÓCIO
O uso do CF Electric ajudou os clientes a experimentar, na prática, o que significa ter um caminhão elétrico no dia a dia. Nas primeiras semanas, usaram apenas uma parte limitada dos 100 quilômetros de alcance do CF Electric. Agora, alguns operadores de transporte já dirigem cerca de 250 quilômetros por dia com o veículo. "É uma questão de planejar suas viagens de maneira inteligente", disse Richard Zink. "A capacidade de carregar rapidamente as baterias - com o equipamento correto, totalmente carregado em pouco mais de 30 minutos - significa que quilômetros adicionais estarão disponíveis rapidamente, caso necessário.

Os clientes da DAF, Jumbo, Simon Loos e Tinie Manders Transport, da Holanda; e Rhenus Group, da Alemanha, possuem um CF Electric em sua frota. Também em Tinie Manders, o caminhão elétrico é usado com muita intensidade: o trator já percorreu mais de 30 mil quilômetros e circula sete dias por semana, das seis da manhã à meia-noite. A maioria das rotas consiste em viagens curtas na região de Eindhoven.

"O CF Electric é tão confiável quanto qualquer outro caminhão DAF", diz Eveline Manders, co-diretora da Tinie Manders Transport. "Planejar o percurso e dirigir um caminhão elétrico requer uma mentalidade diferente. Você precisa garantir que a rota se encaixe no caminhão - e não o contrário. Além disso, para otimizar o uso do veículo, é importante que você possa carregar as baterias durante a carga e a descarga. Levando essas duas questões em consideração, o caminhão elétrico poderá ser uma ótima alternativa para distribuição urbana".

Recentemente, a DAF e o VDL Groep anunciaram que quatro caminhões de coleta de lixo CF Electric de três eixos e totalmente elétricos entrarão em operação, para a coleta de "emissões zero" de produtos residuais nas áreas urbanas.

O DAF CF ELECTRIC
O DAF CF Electric é um cavalo mecânico 4x2 totalmente elétrico, desenvolvido para aplicações de distribuição em áreas urbanas com reboques de eixo único ou duplo e peso bruto do Veículo com carga de até 37 toneladas. O caminhão é baseado no DAF CF - "Caminhão Internacional do Ano 2018" - e opera totalmente elétrico, graças à E-Power Technology da VDL.

O núcleo do trem de força inteligente é um motor elétrico de 210 quilowatts, que recebe sua energia de uma bateria de íons de lítio com capacidade total de 170 quilowatts-hora. O CF elétrico tem um alcance de aproximadamente 100 quilômetros, tornando-o adequado para o transporte de grandes volumes dentro da distribuição urbana.

Leia outros artigos de Luiz Aparecido