Blogs & Podcasts | Laís Laíny

PodCast Papo Reto: Beto Preto vai assumir mandato na Câmara dos Deputados

Secretário de Saúde do Paraná foi o primeiro entrevistado de 2023 no PodCast Papo Reto


O primeiro episódio de 2023 do PodCast Papo Reto recebeu o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, na última sexta-feira (20)

Deputado federal eleito pelo PSD, Beto Preto admitiu no podcast que pretente cumprir parte do mandato na Câmara dos Deputados, mas por prazo determinado: um ou dois meses, nas palavras deles.

A presença do médico em Brasília é estratégica e tem até um caráter "útil", como forma de marcar território tanto no viés de apoio governo federal quanto estadual.

Quando confirma que vai cumprir o mandato por um tempo, Beto Preto diz que o prazo total da permanência dele em Brasília é uma decisão do governador, Ratinho Júnior. E ele afirma que vai se posicionar alinhado com alguns interesses do chefe do Executivo paranaense.

Mas também admitiu que também se sente confortável em abrir diálogo com o governo Lula, "por se dar bem com todos os lastros políticos", que vai seguir o entendimento do PSD de fazer parte da base de apoio.

"O governo federal também vai ter que contar com nosso apoio, mas vamos ter que ter posições críticas. [...] E sim, serei voz do governador Ratinho Junior e vou agir para estreitar e quanto tiver que criticar, vamos criticar".

COLAPSO NO ORÇAMENTO

Durante a entrevista, Beto Preto alertou para o cenário de preocupação com o custeio do SUS: a proximidade de um colapso.

O ponto é o orçamento, que vem caindo a cada ano. 

"Estamos à beira de um colapso federal. Podemos não demonstrar , que vem ocorrendo desde a lei teto dos gastos aprovada em 2016. De lá para cá, tivemos perda efetiva de 23% e vai cair um pouco a cada ano. Se o Estado e o Municípios não entrarem, não conseguirão fazer frente às demandas que surgem, ainda mais com essa inflação de insumos que se colocou no pós pandemia".

O PodCast Papo Reto está na íntegra aqui: https://www.facebook.com/portalcatve/videos/587671379860861

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Laís Laíny
Últimas postagens de Laís Laíny