Blogs & Podcasts | Laís Laíny

Sem consenso, Câmara aprova fim do uso das máscaras em Cascavel, obrigatória há quase dois anos


Está aprovado em 1º turno, Projeto de Lei que desobriga o uso de máscaras de proteção em locais abertos, no Município de Cascavel. 

A aprovação não foi unânime. Foram 14 votos favoráveis e seis contrários. 

Os vereadores que votaram contra entendem que a decisão deve partir do Poder Executivo e não do Legislativo. Isso porque a liberação dependeria de pareces técnicos e avaliação da Secretaria de Saúde.

Houve também um pedido de adiamento da votação mas foi rejeitado pela maioria. 

A aprovação de hoje segue o fluxo de vários estados e municípios que já liberaram a população do uso do acessório, após queda no número de casos casos e também avanço da população, que no Paraná chega a 80%.

Desde 25 de junho de 2020 elas são obrigatórias em todo o Paraná, por força de uma lei estadual.

Em Cascavel, o texto da lei prevê que a máscara 

segue obrigatória em locais fechados, como transporte público, escolas, bancos e outros espaços com pouca ventilação.

A aprovação definitiva depende ainda da votação em segundo turno, marcado para a sessão desta terça-feira, e também da sanção do Poder Executivo, que vetar o projeto.

No Estado

Em âmbito estadual, o tema já tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, para revogar a Lei Estadual em vigor. Nesta terça-feira (15) a Comissão de Constituição e Justiça vota o projeto de lei enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Laís Laíny
Últimas postagens de Laís Laíny