Everton Paulo Roman

Fórmula 1: Dobradinha impecável da Mercedes na Austrália

Ferrari decepciona!

18/03/2019 17h21

Começou o Campeonato Mundial de Fórmula 1. Foi disputado na madrugada de sábado para domingo (17.03.2019), o Grande Prêmio da Austrália no autódromo de Albert Park. Será um campeonato longo, com 21 corridas, sendo que a última prova está marcada para o dia 1º de dezembro em Abu Dhabi. Vamos ter uma temporada emocionante e que promete muito!

Logo na largada, o piloto finlandês Valtteri Bottas deu o "bote" para cima do pole-position e companheiro de equipe Lewis Hamilton assumindo a ponta. Um momento decisivo da prova foi a parada precoce de Hamilton nos boxes na volta de número 15, pois o piloto inglês acompanhou a estratégia de Sebastian Vettel que parou na volta anterior. Para se ter uma ideia, Bottas fez o seu primeiro pit stop na volta 24.

Bottas imprimiu seu ritmo e não sofreu pressão, tanto que fez a melhor volta da corrida já no final da prova, o que de acordo com o novo regulamento da competição para esse ano lhe rende um ponto extra na tabela de classificação. Parece que nesse ano o finlandês veio com tudo, demonstrando que dará muita dor de cabeça para os seus rivais.

A grande decepção da prova ficou por conta da Ferrari, que terminou a prova na quarta e quinta colocação com Sebastian Vettel e Charles Leclerc, respectivamente. A equipe italiana não fez jus aos testes de pré-temporada realizados, onde era apontada como a favorita nesse início de campeonato. Sei que é cedo para apontar, pois a performance na corrida pode ter sido uma situação pontual de acerto de carro/pista, mas haverá muito trabalho para a Scuderia vermelha em 2019.

O terceiro colocado na prova foi o bom e talentoso piloto da RBR, o holandês Max Verstappen. Ele deixou Vettel em seu retrovisor e demonstrou que a equipe está na briga pelo campeonato esse ano. Vale lembrar que foi o primeiro pódio da Honda, após voltar para a Fórmula 1 no ano de 2015.

A classificação final da prova foi a seguinte:

1º Valtteri Bottas 26 pontos
2º Lewis Hamilton 18 pontos
3º Max Verstappen 15 pontos
4º Sebastian Vettel 12 pontos
5º Charles Leclerc 10 pontos
6º Kevin Magnussen 08 pontos
7º Nico Hulkemberg 06 pontos
8º Kimi Raikkonen 04 pontos
9º Lance Stroll 02 pontos
10º Daniil Kvyat 01 pontos

A segunda etapa do Mundial vai ser no Bahrein no dia 31de março de 2019 no circuito de Sakhir, que será a corrida de número 999 de Fórmula 1.

Leia outros artigos de Everton Paulo Roman