Policial

Operação Metástase: réus são soltos após decisão do Tribunal de Justiça

Ação investigou casos de desvio de dinheiro do Fundo Municipal de Saúde de Umuarama


Imagem de Capa

Foto: Umuarama News

Os réus da Operação Metástase que ainda estavam presos foram soltos da prisão na quinta-feira (27), conforme determinação do Tribunal de Justiça do Paraná

De acordo com a promotora que esteve à frente das investigações, Juliana Stofela da Costa, o TJPR reconheceu ontem (27), o habeas corpus que colocou em liberdade: Cícero Laurentino, ex-chefe de Assuntos Interinstitucionais da Prefeitura de Umuarama; Valdecir Miester, assessor parlamentar e Pedro Arildo Ruiz Filho.

O contador Guilherme Roberto Pereira e a médica Daniela de Azevedo Silva também estão em liberdade. Conforme a defesa, a médica deixou a prisão em outubro do ano passado.

Lucia Sampaio Dias e Renata Campagnolo já cumpriam prisão domiciliar.

André Buratti, e os empresários: Rogério Cândido de Souza e João Marcou Fontoura Alves também já foram soltos.

Os dez que foram presos nas duas fases da operação aguardam julgamento em liberdade.

OPERAÇÃO

A operação foi deflagrada em 5/5/2021 e investigou diversos crimes de lesão ao erário em Umuarama, no Noroeste do estado.

Além disso, foi conduzida pelo núcleo de Umuarama do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e pelo núcleo de Cascavel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), unidades do MPPR.

Foi investigada a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica a partir de desvios na área da saúde no Município de Umuarama, além de fraudes em licitações (direcionamento para empresas de interesse do grupo), fraudes em contratações diretas (também com favorecimento a empresas ligadas ao grupo), superfaturamentos e corrupção ativa e passiva (com depósitos em contas de investigados e de terceiros).

Redação com informações Umuarama News

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial