Agro

Carne de frango é o produto mais exportado pelo Paraná em 2022

Alta foi de 31,7% nas exportações


Imagem de Capa

Carne de frango ganhou destaque e foi produto mais exportado pelo Paraná em 2022.

São produzidas cerca de 115 mil aves por lote. No ano passado, foram 635 mil frangos e a expectativa para esse ano é alojar quase 700 mil aves. A propriedade dele fica em São João do Oeste, distrito de Cascavel, região que é referência quando o assunto é avicultura. A capital do oeste tem o maior rebanho de galináceos do Paraná, superando mais de 5 mil municípios. A carne de frango é a mais consumida do Brasil e foi destaque entre os produtos mais exportados na balança comercial paranaense em 2022.

O produto teve alta de 31,7% nas exportações. De 2,7 bilhões passou para 3,6 bilhões, ultrapassando até mesmo a soja em grão que costumava ser líder da lista.

Os maiores compradores de frango foram a China com 776 milhões de dólares. Em seguida Emirados Árabes Unidos com 334 milhões e depois Japão 274 milhões de dólares. Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura e do abastecimento esse cenário é reflexo de diversos fatores entre eles a guerra na ucrânia e a infração. No entanto, a qualidade do produto influência na procura. O Paraná tem sistema cooperativista que contribui com esse cenário, mas também os produtores.

Confira a reportagem completa:


JC1

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro