Agro

Detentos contribuem com os preparativos da 35ª edição do Show Rural

Um dos princípios do cooperativismo é a inserção de toda a comunidade


Imagem de Capa

Foto: Assessoria

Desde que foi oficialmente fundada, há 52 anos, a Coopavel segue à risca os princípios do cooperativismo. Um deles é a sua inserção na comunidade, que ocorre de várias formas: gerando empregos, melhorando a distribuição de renda, contribuindo para avanços na produção de alimentos e também estendendo a mão às mais diferentes entidades que contribuem para o crescimento social e econômico de toda a população.

Uma das parcerias mantidas pela Coopavel, que acontece há anos com outras áreas da cooperativa, agora chega também ao Show Rural. Em conjunto com o Departamento de Polícia Penal e Secretaria de Segurança Pública do Paraná, a Coopavel recrutou dez detentos que contribuem com os preparativos para a 35ª edição do Show Rural, agendada para o período de 6 a 10 de fevereiro. Eles atuam desde dezembro, das 8h às 17h30, nas áreas de serviços gerais.

De acordo com o chefe regional de Cadeias Públicas/Departamento de Polícia Penal do Paraná, Leonardo Henrique Bregoli Dondoni, essa parceria consiste na liberação de presos durante dia. Eles cumprem pena em regime fechado e, por meio do trabalho em empresas e órgãos públicos, participam de um programa de ressocialização com remissão de pena. A cada três dias de trabalho é reduzido um de pena. Os detentos recrutados recebem salário - 75% fica com ele e o restante vai para o governo para cobrir custos com esse tipo de operação.

A escolha das pessoas privadas de liberdade para o implante em trabalho externo, segundo Henrique, é realizada de acordo com a pena cumprida, tipo de crime, capacitação técnica para o serviço e personalidade. "Para o desenvolvimento das atividades fora da unidade penal exigisse o acompanhamento de pessoa da empresa ou órgão público para o bom andamento dos trabalhos, e para comunicação imediata de qualquer alteração", diz Henrique.

Sequência

O gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky, informa que o desempenho dos detentos nas funções selecionadas tem sido muito bom. "Há possibilidade, mesmo com o encerramento do Show Rural, de a aliança continuar", afirma ele. Para viabilizar a parceria, a cooperativa também fornece transporte e alimentação aos ressocializandos. "O trabalho é uma agente de grandes realizações e transformações e a Coopavel fica feliz em poder participar de uma atividade tão edificante e importante a essas pessoas e à sociedade", diz o presidente Dilvo Grolli. 

Oportunidades

Henrique informa que na cadeia pública de Cascavel são 40 os detentos integrados a esse programa de ressocialização. Dez deles estão trabalhando para o Show Rural no momento, cumprindo expediente. Além de trabalho, a redução de pena também acontece mediante o envolvimento de cada um deles com o estudo. "Muitos, com o término de suas penas, são contratados pelos empregadores. Um sinal claro do sucesso e relevância desse tipo de parceria", define o chefe regional de Cadeias Públicas do Departamento de Polícia Penal do Paraná.

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro