Crédito: Juliane Garcia
O Vaticano deu início nesta segunda-feira (21) aos ritos que marcam oficialmente a morte do Papa Francisco. O momento é parte do protocolo tradicional da Igreja Católica e antecede o velório e o funeral do Pontífice.
O primeiro passo foi a chamada "constatação da morte". Nessa cerimônia, o camerlengo - cardeal responsável por cuidar da Igreja durante o período sem Papa - chama o nome do Papa três vezes. Sem resposta, ele confirma a morte oficialmente. Também é retirado o Anel do Pescador, símbolo do poder papal, e o apartamento do Papa é lacrado.
Em seguida, o corpo de Francisco é preparado e vestido com roupas litúrgicas, usadas em cerimônias religiosas. Depois, ele foi colocado em um caixão de madeira de cipreste. Dentro do caixão, também foram colocadas moedas com o rosto do Papa, uma mensagem sobre a vida dele e documentos do seu pontificado.
Nos próximos dias, o corpo será velado para que os fiéis possam prestar as últimas homenagens. O funeral acontecerá na Praça de São Pedro, no Vaticano, e será presidido pelo Colégio de Cardeais. Depois disso, o Papa será enterrado nas Grutas Vaticanas, onde descansam outros pontífices da história.
Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642