Cotidiano

Morte do Papa Francisco: veja o que acontece nos próximos dias no Vaticano

Cerca de 15 a 20 dias após o falecimento, será convocado o Conclave


Imagem de Capa

Foto: Vatican News

Após a morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21), o Vaticano inicia uma série de rituais e protocolos tradicionais da Igreja Católica. O procedimento segue o que é conhecido como "sé vacante", período em que a Sé Apostólica (o trono do papa) fica vaga até a eleição de um novo pontífice.

O primeiro passo é o anúncio oficial da morte pelo Camerlengo, cardeal responsável pela administração do Vaticano nesse período. Em seguida, o Camerlengo assume temporariamente a liderança da Santa Sé, cuidando dos assuntos administrativos e preparando o funeral.

Velório e sepultamento

O corpo do Papa será preparado e transferido para a Basílica de São Pedro, onde ocorrerá o velório. Inicialmente, haverá uma cerimônia privada com a participação de cardeais e membros da Cúria Romana. Em seguida, o velório será aberto ao público, e os fiéis terão de três a cinco dias para se despedirem do pontífice. Durante esse período, milhares de pessoas são esperadas em Roma.

A Missa de Réquiem — missa fúnebre oficial — será presidida pelo decano do Colégio dos Cardeais, na Praça de São Pedro, geralmente no quinto ou sexto dia após a morte. A cerimônia costuma reunir chefes de Estado, líderes religiosos e representantes de diversas nações.

Após a missa, o Papa será sepultado nas Grutas Vaticanas, sob a Basílica de São Pedro, local onde repousam vários outros pontífices. O caixão segue um ritual com três camadas: madeira de cipreste, zinco e novamente madeira, contendo documentos e objetos pessoais do Papa.

Conclave e novo papa

Cerca de 15 a 20 dias após o falecimento, será convocado o Conclave, reunião dos cardeais com menos de 80 anos de idade, vindos de todas as partes do mundo, para eleger o novo Papa. O Conclave acontece na Capela Sistina, e os cardeais permanecem em clausura até que um nome seja escolhido, com a exigência de ao menos dois terços dos votos.

O sinal de que a escolha foi feita é a tradicional fumaça branca que sai da chaminé da Capela Sistina. Até lá, fumaça preta indica que nenhuma decisão foi tomada.

A Igreja Católica e milhões de fiéis ao redor do mundo agora prestam homenagens ao pontífice que marcou seu papado por gestos de humildade, preocupação com os pobres e diálogo com outras religiões.

Antonio Mendonça/ Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano