A intenção desse serviço realizado pela Sanepar é verificar se as ligações dos imóveis à rede coletora de esgoto foram executadas corretamente, e se as instalações hidrossanitárias estão em conformidade com as orientações da empresa e se atendem a legislação ambiental.
O trabalho das equipes depende de autorização do morador para terem acesso ao imóvel e vistoriar os pontos de lançamento de esgoto doméstico do banheiro, cozinha e lavanderia. Todo o esgoto desses lugares deve ser destinado à rede pública da Sanepar, que faz a coleta e o tratamento adequado.
Em caso de dúvida, o usuário deve exigir que a equipe informe os dados do imóvel como matrícula e titular, ou ligar no 0800 200 0115 para confirmar a veracidade da vistoria.
Os testes utilizam corantes à base de água e não causam danos ao meio ambiente nem às pessoas. Ao final da vistoria, se o imóvel estiver com todas as instalações feitas de forma correta, os agentes emitem um certificado de regularidade. Se estiver irregular, o cliente é orientado e terá um prazo para fazer as adequações. As vistorias não têm custo e são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto.
Todos os imóveis servidos pela rede coletora são obrigados a se conectar à rede pública. Quando bem utilizado, o sistema traz benefícios para a comunidade e para o meio ambiente, com o tratamento adequado, inibindo a proliferação de insetos e a disseminação de doenças.
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642