Moradores de Foz do Iguaçu foram surpreendidos na madrugada deste sábado (14) pela "chuva negra", um fenômeno ocasionado por conta da quantidade da fumaça e fuligem no céu.
Em baldes, moradores que armazenaram a água das chuvas, viram que a coloração estava escura.
"Como é comum, a chuva que precipita, ela acaba lavando a atmosfera, ou seja, limpando a atmosfera, transportando todos os poluentes, todo o material particulado em direção à superfície. Só que o que estamos observando nesses últimos dias é uma presença bastante significativa de fumaça e fuligem no céu do estado do Paraná. Portanto, essa combinação de frente fria, ocorrência de chuva e presença de fumaça, uma presença significativa de fumaça, pode gerar um fenômeno chamado de chuva preta ou chuva negra, que é a chuva que chega à superfície, no caso ela vai chegar com a coloração mais escura em comparação ao normal, isso em função da grande quantidade de fumaça e fuligem presente na atmosfera", relatou o meteorologista Samuel Braun.
Segundo o Simepar, a chuva negra não é prejudicial a saúde, mas pode afetar a qualidade das plantações.
"Então, a consequência mais grave que essa chuva negra, essa chuva preta pode causar, é a contaminação das águas superficiais, dos alimentos que estão no ar livre, que acabam sofrendo isso em função da quantidade de poluentes que podem ocorrer, que podem estar associados a essa precipitação que ocorre entre a sexta-feira e o sábado".
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642