Foto: Catve.com
Cascavel, no oeste do Paraná, registrou a temperatura máxima de 36,7° C neste sábado (23), o dia mais quente do ano na cidade, superando a sexta-feira (22).
A onda de calor que atingiu o Paraná neste fim de semana fez com que vários municípios do estado registrassem temperaturas acima dos 35° C. Em Capanema, no sudoeste do estado, a temperatura chegou a 40,2° C, a maior do ano no Paraná, seguida por Loanda com 40 °C
No litoral paranaense, as temperaturas também foram altas, com máximas de 28,9° C em Paranaguá e 25,8 °C em Guaratuba.
Alerta laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo, com sinalização laranja, para Cascavel por conta do calor intenso. O comunicado é válido até o fim da tarde de domingo (24), às 18h.
Seguindo os protocolos internacionais, a notificação é emitida quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período.
Segundo o Inmet, a intensidade está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si. O aviso será reavaliado diariamente para possíveis ajustes, especialmente, na área de atuação do fenômeno.
Onda de calor
Ainda de acordo com o Inmet, a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica - quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, ampliando, também, a temperatura da massa de ar. A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor.
Instruções
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642