Cotidiano

VÍDEO: casal paranaense sobrevive a queda de balão em Santa Catarina

O casal de turistas e o piloto sofreram diversas fraturas após o acidente na manhã de quarta-feira (25)


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Youtube

O casal de curitibanos, Fabrício Pacholok e Juliane Sestak, sobreviveu a queda de balão em Praia Grande (SC), na manhã de quarta-feira (25).

Os turistas e o piloto sofreram diversas fraturas em decorrência do acidente. O fisiculturista Fabrício compartilhou todo o registro da viagem em um vlog no Youtube. Nas imagens, é possível ver que o casal apreciava a paisagem e os morros da região quando o balão caiu. A queda aconteceu após a segunda tentativa de pouso.

A QUEDA DO BALÃO E A INVESTIGAÇÃO SOBRE O ACIDENTE

Na primeira tentativa de descida, o piloto tentou frear nas árvores para poder estabilizar a velocidade do balão, entretanto isso não foi possível porque havia mais algumas árvores à frente.

Na segunda tentativa de pouso, a estrutura bateu em uma rede elétrica e houve o rompimento dos cabos, ocasionando a queda de aproximadamente 10 metros.

Um comitê foi montado para entender e apurar as causas do acidente, bem como estudar e promover ações de segurança para que fatos como estes não venham ocorrer novamente.

QUEM É FABRÍCIO PACHOLOK?

Fabrício Pacholok é formado em educação física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e trabalha com musculação há mais de 20 anos.

Ele é fisiculturista desde 2010, e é treinador de diversos atletas com títulos nacionais e internacionais. Além disso, conta com mais de 387 mil seguidores no Instagram e 273 mil inscritos no canal do Youtube.

OS TURISTAS E O PILOTO FERIDOS 

A Prefeitura de Praia Grande (SC) lamentou o ocorrido e reforçou que prontamente se colocou à disposição para o socorro e atendimento das três vítimas, o piloto, Fabrício Pacholok e Juliane Sestak. Os envolvidos foram encaminhados para o hospital de Araranguá, na mesma região.

"Estavam sendo as melhores férias de nossas vidas, um lugar incrível, passeios incríveis, porém hoje sofremos um acidente, tivemos algumas fraturas, tudo muito pequeno perto da gravidade do acidente, Deus cuidou da gente e nos deu mais uma chance hoje", comentou Fabrício em um post no Instagram.

De acordo com a assessoria, Fabrício foi transferido com a esposa para o hospital Moriah, em São Paulo. Eles estavam em uma viagem de férias na Morada dos Canyons.

NOTA DO MUNICÍPIO

O Prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado (Fanica), anunciou nesta quinta-feira, 26, durante coletiva de imprensa, novos moldes para a prática de balonismo no município. A fim de trazer conforto e segurança para os turistas, o governo irá estudar um Projeto de Lei para normatizar e fiscalizar os voos de balão, principal atração turística em atividade. Participaram da coletiva, o Secretário Municipal de Turismo, Jorge Scandolara Júnior, o procurador jurídico André Barreto e o Sargento Otávio Sartor da Polícia Militar.

"Essa medida é uma resposta imediata da prefeitura diante da ocorrência de ontem, e lamentamos muito. Não queremos que isso ocorra novamente e para isso montamos um comitê. Vamos elaborar um plano a longo prazo em parceria com o Sebrae, com a Câmara de Vereadores, Conselho de Turismo, empresas operadoras e agências que prestam esse serviço, estabelecendo normas e regras, que garantam ainda mais segurança, para que Praia Grande continue sendo destaque turístico nacional e internacional", assegurou o prefeito.

Em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), a procuradoria jurídica do município irá estudar um PL com objetivo de regulamentar a atividade turística e implantar algumas normas. Entre elas, a necessidade de uma inscrição municipal para a atividade, a indicação prévia de áreas para decolagem, sobrevoo e pouso, além de um requerimento prévio que autoriza a atividade do balonismo.

"Vamos estudar muito bem este projeto para que tenhamos o resultado esperado por todos. É uma legislação complexa, não é usual, mas é possível. Com certeza conseguiremos atingir o objetivo que é a segurança dos usuários, trabalhadores e munícipes, e para que o nosso município continue na vitrine do turismo", explicou o procurador jurídico da prefeitura, André Barreto.

O Secretário Municipal de Turismo, Jorge Scandolara Júnior, destacou a importância do balonismo para a economia do município e o que se pretende buscar aprimorar e melhorar a segurança dessa atividade a partir de agora. "Já nos próximos dias vamos intensificar a fiscalização com base na lei geral de turismo que regulamenta a atividade turística do município e com base no Sistema de Gestão de Segurança", afirmou.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano