Cotidiano

Membros da Embaixada da China no Brasil se reúnem com o prefeito Chico Brasileiro

Em 2023, Foz do Iguaçu irá sediar a celebração de encerramento do Ano Novo Chinês


Imagem de Capa

Fotos: Thiago Dutra/PMFI

O prefeito Chico Brasileiro recebeu nesta sexta-feira (25), a visita do ministro conselheiro da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Shu Jianping, para uma conversa sobre parcerias entre os governos na realização de projetos de valorização e propagação da cultura chinesa em Foz do Iguaçu.

Entre os frutos dessa parceria, estará a realização de uma nova edição da festa de encerramento do Ano Novo Chinês, no dia 5 de fevereiro de 2023. Em 2020, a cidade recebeu as celebrações da festa mais importante do País.

"A comunidade chinesa é muito presente em nossa cidade e queremos seguir mostrando todo o nosso acolhimento. Uma festa cultural como essa é marcante tanto para a comunidade como para os moradores, que terão mais contato com essa rica cultura", disse Chico Brasileiro.

"Ficamos felizes por uma cidade tão importante do Brasil sempre receber e apoiar os projetos voltados para a cultura chinesa. Foz simboliza a bela amizade que existe entre os dois países, por isso temos a certeza de que grandes projetos nascerão", destacou Jianping.

A visita foi organizada pela Diretoria de Assuntos Internacionais, que trouxe para Foz do Iguaçu a primeira visita oficial da embaixada chinesa no Brasil pós-pandemia, ressalta o diretor do setor, Jihad Abu Ali. 

Também estiveram presentes o conselheiro da Embaixada, Zhiwei Wang, o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, e Lourenço Kurten, secretário interino de Turismo e Projetos Estratégicos. 

Instituto Confúcio

Os representantes da embaixada também vieram até a cidade para alinhar, em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) e Prefeitura, a instalação do Instituto Confúcio.

A organização, vinculada a uma universidade, permite a promoção da língua e cultura da China, promovendo o intercâmbio entre as diferentes nações. Todas as atividades do instituto são vinculadas ao Ministério da Educação chinês.

"Foz do Iguaçu está em uma posição muito privilegiada geograficamente. Aliado a isso, temos uma estrutura que permite a conversa direta com diversos países e conseguimos parcerias como essas, tão relevantes e essenciais para uma cidade tão multicultural", completou Chico Brasileiro.

Assessoria/Prefeitura de Foz do Iguaçu

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano