Cotidiano

Dada a largada para o Censo de Onças-Pintadas 2022

Estima-se que há entre 76 e 106 onças-pintadas no Corredor Verde


Imagem de Capa

Foto: Emilio White/ Projeto Onças do Iguaçu

A semana passada teve início o censo de onças-pintadas no Corredor Verde do Brasil e Argentina.

Esse monitoramento, que acontece a cada dois anos, é desenvolvido em parceria entre o Projeto Onças do Iguaçu e o Proyecto Yaguareté, na Argentina.

Esse será o décimo segundo censo de grande escala que será realizado para monitorar a população de onças-pintadas dessa região, que é monitorada desde 2003. O último censo, realizado em 2020/2021 estimou que existem entre 76 e 106 onças-pintadas no Corredor Verde como um todo, e entre 20 e 28 indivíduos do lado brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu.

De 2005 a 2018 os resultados indicaram um aumento da população, sendo que no último censo de 2020 não foi registrado crescimento.

Pelos próximos três meses vamos instalar mais de 250 estações de monitoramento com armadilhas fotográficas na floresta, cobrindo mais de 500 mil hectares de hábitat de onças-pintadas nos dois países, e percorreremos milhares de quilômetros com a esperança de que o resultado desse novo censo nos ajude a compreender qual a situação atual da espécie na região.

"Onde Tem Onça Tem Vida": Esse é o lema dos censos. Como predador de topo de cadeia, a onça-pintada é um excelente indicador da qualidade do ambiente.

Temos uma grande expectativa e muito orgulho desse trabalho conjunto entre dois países irmãos, que se unem para conservar uma mesma população de onças-pintadas. Dois projetos somando esforços para proteger essa espécie magnífica em um de seus limites de distribuição mundial.

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano