Cotidiano

Foz do Iguaçu tem primeiro caso confirmado de varíola dos macacos

Paciente é do sexo masculino, com idade entre 20 e 29 anos e caso é considerado importado


Imagem de Capa

Foto: ilustrativa Pixabay

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na noite de segunda-feira (15) o primeiro caso de Monkeypox (doença popularmente conhecida como varíola dos macacos) em Foz do Iguaçu.

O paciente é do sexo masculino, da faixa etária entre 20 e 29 anos, que está em bom estado de saúde e cumpre isolamento domiciliar. O CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) da Secretaria de Saúde está acompanhando o caso, classificado como importado, uma vez que o homem tem histórico de viagem à cidade de São Paulo dias antes de apresentar sintomas. 

O diagnóstico foi feito no Instituto Adolfo Lutz - credenciado como Laboratório Nacional em Saúde Pública e Laboratório de Referência Macrorregional pelo Ministério da Saúde. Outros oito casos suspeitos estão atualmente em investigação no município. 

SINTOMAS

O Cievs Fronteira Foz do Iguaçu ressalta a necessidade de reforçar os cuidados em relação à Monkeypox, doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por contato com animal ou outro humano infectado, ou ainda com objetos contaminados.

Os sintomas podem durar entre 2 a 4 semanas, e incluem: erupção cutânea, febre, calafrios, exaustão, cefaleia, adenomegalia, dores musculares, dores nas costas, dor retal, sangramento retal e edema peniano. A pessoa infectada só deixa de transmitir o vírus quando as crostas desaparecem da pele.

CASOS SUSPEITOS

Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para exames, orientações e acompanhamento. Casos que preenchem a definição de suspeito devem ser notificados imediatamente ao CIEVS Fronteira Foz do Iguaçu pelo (45) 2105-8181|8197 ou e-mail [email protected].

A população geral pode se prevenir da Monkeypox com o uso de máscara e higienização frequente das mãos.

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano