Cotidiano

Entenda diferença entre tromba d'água e ciclone registrados no Paraná

Ventos causaram estragos em diversas regiões do Litoral Paranaense


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

O Litoral do Paraná registrou ventos fortes nesta quarta-feira (10) que e quase chegaram a 100 Km/h.

Em Matinhos, uma tromba d’água se formou e o mar ficou agitado devido a aproximação do ciclone extratropical da costa paranaense.

Em Balneário Camboriú, a balada flutuante foi destruída por ciclone. A estrutura estava ancorada na região da Barra Sul. O que chama a atenção é que o Dejour Club foi danificado pelos fortes ventos antes de ser inaugurado.

Imagens impressionam, plataforma sobe e desce em meio ao mar. Até o momento não foi confirmado o valor estimado do prejuízo.

Em Porto Belo, um vídeo mostra o vento derrubando uma grande placa publicitária. Por pouco a estrutura, não atingiu quem passava na rodovia.

Meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explicou nesta quarta-feira (10) a diferença ciclone extratropical e tromba d'água.

Conforme o especialista, existem vários tipos diferentes de sistemas que atuam em diferentes escalas. "Alguns provocam chuvas em praticamente em todo sul do Brasil e outros em apenas em algumas cidades", disse.

O sistema ciclone extratropical é considerado de grande escala. que muda o tempo em vários setores. Ele ainda explicou que o ciclone são ventos extremos em uma escala maior. E a tromba d’água é um sistema pequeno, que normalmente atua em uma parte da região com curta duração. 

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano