Cotidiano

Peregrinação de 110 km Caminho Terra do Sol será em outubro

Percurso de quatro dias entre Cascavel a Boa Vista da Aparecida


Assessoria

A maior peregrinação do oeste do Paraná, o Caminho Terra do Sol será em outubro. São quatro dias de caminhada pelo percurso de 110 km entre Cascavel a Boa Vista da Aparecida, com início em 09 de outubro e término no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira das duas cidades. 

O propósito de quem participa é a superação, mas os peregrinos relatam que o caminho proporciona descobertas além do ponto de chegada. Ao longo do trajeto, as histórias, a solidariedade, o cooperativismo e a paisagem, são atrações, que em outras circunstâncias não seriam contempladas da mesma forma. 

A empresária Estela Paula Gaspar fez o caminho em 2019 para motivar um amigo que estava em depressão com o intuito de ajudá-lo a espairecer, e se surpreendeu com tudo o que experimentou. "Eu mesma achei que não conseguiria chegar, mas foi uma benção muito grande provar para mim mesma que eu sou capaz. O caminho é como a vida da gente, nem sempre é fácil, às vezes é cheio de pedras, machucam nossos pés, cansamos, pensamos em desistir, mas tudo vai compensando ao ver a solidariedade entre as pessoas, o amor, a natureza", conta Estela.

A paisagem, de acordo com Estela, merece destaque. "É muito valioso contemplar a natureza, apreciar a agricultura, a vida no campo, as belezas naturais da região, que não valorizamos sempre". Ela complementa elogiando a AMIC pela organização. "Só é possível porque a AMIC tem uma organização excelente, tudo muito bem planejado e seguro. A equipe de apoio sempre está pronta para nos ajudar", afirma. 

A presidente da AMIC PR, Sonia Xavier, convida a comunidade a participar. "Estamos nos organizando para essa retomada dos 110 km, no ano passado realizamos a versão reduzida de 40 km, devido à pandemia. Já avisamos antecipadamente para quem deseja viver essa experiência conosco, para que se preparem fisicamente, com atividades como caminhadas e academia. Estamos ansiosos para presenciar várias histórias de superação, com aventura e conexão com a natureza".  

Assessoria

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano