Cotidiano

Novo desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel vai custar R$ 3,8 milhões e deve começar em junho de 2022

A previsão é retirar mais de 21 mil metros cúbicos de materiais do lago de Cascavel


Imagem de Capa

Foto: Catve

As tratativas para que o trabalho seja feito teve início no final de 2019 após a implantação do plano de segurança da água em Cascavel. Monitoramento da água, com quantidade, qualidade, além das barragens e a conservação de todo habitat.

Depois de diversos estudos, coletas de amostras, análises e tratativas, no fim do ano passado se deu a finalização da licitação para contratar a empresa que fará a obra.

A previsão é que a fase de projetos termine em junho deste ano, após isso se dará a instalação do canteiro de obras, com início dos trabalhos, na sequência a apresentação dos resultados finais deve ser feita em fevereiro do ano que vem.

O custo da obra é de R$ 3.877.377,00 que serão pagos com recursos próprios da Sanepar.

A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amélia de Assis Mendes, informou que o desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel está previsto dentro do Plano de Segurança da Água, em desenvolvimento em Cascavel desde 2019 e que atende à metodologia do Ministério da Saúde. A ação está descrita na Carta de Cascavel, que prevê compromissos ambientais. Dentre eles, o de recuperação de nascentes já executada pela Sanepar, o plano de manejo da bacia e o plano de segurança da barragem, ambos em desenvolvimento pela Sanepar e pelo município de Cascavel, e as vistorias técnicas operacionais em 100% das redes coletoras de esgoto da bacia do Rio Cascavel.

Os levantamentos técnicos, trabalhos e o cronograma previstos foram apresentados pelo engenheiro Raul Marcon, que é coordenador de Gestão de Reservatórios e Mananciais da Sanepar. Ele explicou que a primeira etapa do processo engloba compatibilização, atualização e adequação dos projetos, com a possibilidade de proposição de soluções alternativas e de inovação tecnológica. Esse trabalho deve se estender até junho, quando se inicia efetivamente a retirada do lodo. O desassoreamento prevê a dragagem com a retirada e destinação de 21.618,89 m³ de sedimentos, como lodo, areia, solos e cascalhos.

Na terceira etapa serão feitas dragagens no entorno, com adequação das três principais drenagens de afluentes situadas no entorno do lago. As intervenções vão permitir a contenção de sedimentos arrastados pelas chuvas. Esse trabalho está previsto para o período de julho a dezembro. Em paralelo, seguirá a etapa de conformação de taludes e contenções laterais nas margens do perímetro do lago.


Confira a matéria completa: 

JC1

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano