O surto da doença Diarreica Aguda (DDA) atingiu 127 passageiros a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa. Mais de 2% dos 6.293 passageiros.
Os testes realizados pela equipe de saúde de bordo em amostras clínicas identificaram Norovírus, mesmo agente infeccioso identificado recentemente na Baixada Santista. O vírus é transmitido pessoa a pessoa e por contato com superfícies contaminadas.
A equipe da Anvisa em Santos (SP), juntamente com agentes da Secretaria de Saúde de Santos, realizou no dia 18 de janeiro investigação complementar a bordo e coletou amostras adicionais em tripulantes para confirmar o agente infeccioso. Também foram coletadas no interior da embarcação amostras de água e alimentos.
Além disso, foram verificadas as medidas de controle para o agente infeccioso, como isolamento dos passageiros com sintomas, orientação a bordo para higienização frequente das mãos e para a desinfecção de superfícies.
Segundo orientações do Ministério da Saúde compartilhadas pela Agência com empresas do setor de navegação, o principal tratamento é a hidratação. A hospitalização, em geral, é rara. Podem ocorrer evacuações frequentes e líquidas, vômitos, pele e boca secas e dificuldade em urinar.
Em nota, a MSC Cruzeiros informou que, após um aumento no número de casos de doenças gastrointestinais na região da Baixada Santista, foram "adotadas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo".
"Estamos monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes, e intensificamos os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio. Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais".
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642