Foto:Vitor Silva/CBF
As vitórias sobre Equador (38º) e Bolívia (83º), nas primeiras rodadas das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo FIFA 2026, ampliaram a liderança da Argentina no Ranking Mundial da FIFA em setembro de 2023. Já a França, segunda colocada, perdeu pontos após perder da Alemanha (15º) por 2 a 1 em amistoso.
Enquanto isso, o Brasil somou pontos importantes após a goleada por 5 a 1 sobre a Bolívia (83º) e o triunfo por 1 a 0 contra o Peru (22º), mas não foi evolução suficiente para tirar a França da vice-liderança. Por isso, a Seleção Brasileira manteve a terceira posição.
Dentre os sul-americanos, Colômbia (16º) e Uruguai (17º) inverteram suas colocações no ranking. Chile (36º) e Paraguai (52º) caíram quatro e três degraus, respectivamente, mas a Venezuela (53º) subiu quatro.
Seleções de outros continentes também movimentaram bastante a lista. Áustria (25º) e Hungria (32º) subiram quatro posições cada, enquanto Mali (49º) e Costa do Marfim (50º) cresceram e entraram no top 50.
Dos 207 países do ranking, nenhum perdeu mais posições que a Irlanda do Norte (74º), que caiu 10 lugares; um dos motivos foi a derrota por 1 a 0 sofrida diante do Cazaquistão (100º), que se deu bem, subiu quatro posições e, agora, está entre os 100 melhores.
Inglaterra (4º), Bélgica (5º), Croácia (6º), Holanda (7º) e Espanha (10º) também permanecem nas mesmas colocações que já tinham em julho de 2023. As únicas duas seleções do top 10 que mudaram no ranking foram Portugal, que subiu e agora assume o oitavo lugar, e Itália, que caiu para nono.
Como funciona e para que serve o ranking?
O sistema, implementado em 31 de dezembro de 1992, estabelece uma classificação entre as federações que fazem parte da FIFA e tem uma forma particular de medição.
Após um longo período de testes e análises sobre a melhor forma de calcular o Ranking Mundial da FIFA, um novo método, aprovado pelo Conselho da FIFA, entrou em vigor em agosto de 2018.
Esta nova versão, desenvolvida pela FIFA, foi chamada de "SUM", pois se baseia em somar ou subtrair os pontos ganhos ou perdidos em uma partida do total de pontos acumulados até aquele momento, em vez de fazer uma média de pontos por partida ao longo do tempo, como acontecia na versão anterior do ranking mundial.
Os pontos adicionados ou subtraídos são determinados em parte pelo potencial relativo dos dois competidores, levando em consideração a expectativa lógica de que as equipes mais bem classificadas têm mais chances de obter um resultado positivo contra aquelas equipes que ocupam posições inferiores. O próximo Ranking Mundial da FIFA será publicado em 26 de outubro de 2023.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642