Esporte

Lewandowski é eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo de 2020/2021

Este foi o segundo prêmio The Best seguido do jogador polonês e prêmio difere da revista France Football


Imagem de Capa

Foto: Bayern de Munique

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (17) o vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2020/21. Lewandowski, Messi e Salah eram os finalistas da vez no The Best, que teve cerimônia sem presença de público em Zurique, na Suíça.

O polonês Robert Lewandowski desbancou o maior vencedor de todos os tempos, Messi, e o jogador do Liverpool, Salah, para comemorar a bola de ouro da FIFA. Essa foi a primeira que o prêmio The Best teve uma escolha diferente da Bola de Ouro, da revista France Football, desde 2004. Este foi o segundo prêmio The Best seguido de Lewandowski, que já havia eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2019/2020.

Lewandowski marcou 48 gols em 40 jogos pelo Bayern de Munique na temporada 2020/2021. Além disso, foi campeão alemão e da Supercopa da Alemanha.

Desde as premiações relativas ao ano de 2004, quando a Bola de Ouro ficou com o ucraniano Andriy Shevchenko e o prêmio da Fifa, na época, chamado de Jogador do Ano, foi para Ronaldinho Gaúcho, os prêmios mantêm os mesmos ganhadores. Vale lembrar que entre 2010 e 2016 as premiações chegaram a se fundir, sob o nome "Fifa Ballon D’or".

Entre as mulheres, as finalistas do prêmio principal foram a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, que concorreu na condição de favorita com a colega de time e de seleção Jennifer Hermoso e a australiana Samantha Kerr, do Chelsea.

Melhor para Alexia Putellas, que se torna a primeira espanhola a conquistar o troféu. A curiosidade é que ela não entrou no time ideal da temporada da FIFA.

Na votação do prêmio Puskas, Erik Lamela desbancou os finalistas Mehdi Taremi e Patrik Schick e conquistou o troféu de gol mais bonito do ano. Ele marcou de letra num clássico entre Tottenham e Arsenal.

Édouard Mendy foi eleito o melhor goleiro do mundo, superando Gianluigi Donnarumma e Manuel Neuer. A chilena Christiane Endler superou Stephanie Lynn Marie Labbé e Katrin Berger e conquistou o prêmio de melhor goleira do mundo.

A inglesa Emma Hayes, do Chelsea, levou a melhor na escolha de melhor treinador (a) do futebol feminino. Ela bateu o espanhol Lluís Cortés, do Barcelona e a holandesa Sarina Wiegman. No masculino, Thomas Tuchel é mais um representante do Chelsea. O alemão supera Pep Guardiola e Roberto Mancini e conquista o prêmio de melhor treinador.

Durante a premiação a FIFA também divulgou a seleção masculina e feminino da temporada 2020/2021. Na feminina o Brasil tem Marta como representante: Goleira: Christiane Endler; Defensoras: Bronze, Renard, Bright, Eriksson; Meio-campistas: Banini, Lloyd, Bonanser; Atacantes: Miedema, Marta e Alex Morgan.

Nas masculina o país ficou de fora: Goleiro: Donnarumma; Defensores: Rúben Dias, Bonucci e Alaba; Meio-campistas: Kanté, Jorginho e De Bruyne; Atacantes: Messi, Haaland, Lewandowski e Cristiano Ronaldo. Jorginho é brasileiro, mas, naturalizado italiano ele defende as cores da Itália.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte