Blogs & Colunas |

Manutenção do veículo deve ser redobrada no verão


PUBLICIDADE

O verão é a temporada mais quente do ano e também é marcada por chuvas. Utilizada com a função primária de vedação das partes móveis do veículo, as borrachas das portas laterais, da porta traseira e do porta-malas têm a função de não deixar entrar água, pó, umidade ou quaisquer outras sujeiras no interior do veículo, assim como manter a temperatura interna do automóvel sem deixar o ar quente externo penetrar ou o ar frio interno vazar da cabine, mantendo o ambiente limpo e agradável para o condutor e os passageiros.

"A vedação deste item se torna importante para a durabilidade a longo prazo do veículo, mantendo as partes internas secas, sem vazamento de água, com a integridade da forração do carpete do automóvel, minimizando a possibilidade de futuras oxidações e mofos em sua estrutura e carroceria, além de proteção para o circuito elétrico", destaca Fábio Waldomero, engenheiro e coordenador do Centro Tecnológico de Formação (CTF) do Grupo Universal Automotive Systems.

Momento de substituir

O desgaste das borrachas de vedação das portas e do porta-malas é comum, principalmente em virtude do uso e constância na abertura de fechamento das portas, entrada e saída de pessoas no veículo, ou utilização do porta-malas para carregamento de cargas e outros objetos.

"Hoje, com a utilização muito frequente dos automóveis para transporte por meio dos aplicativos, o sistema de vedação está sendo utilizado ao extremo, principalmente ao adentrar e sair dos veículos, os passageiros pisam na soleira de junção à porta danificando sua vedação, assim como se escorando nas colunas da porta, raspando o corpo contra a borracha, desgastando suas paredes, chegando a amassar a soltura constante de sua carroceria ou até rasgar nos carros extremos", explica Waldomero.

O engenheiro alerta que se o condutor notar que a borracha está com sua estrutura raspada ou cortada, sem fixação na estrutura do veículo, ou que o automóvel apresenta umidade é recomendável realizar a substituição. "Pontos e umidade no veículo são indícios de que a borracha não está realizando a vedação correta, principalmente quando o fato acontece quando realizada a lavagem em duchas e jatos de água, ou após exposição na chuva".

Procedimentos de substituição

Para a substituição correta das borrachas é sempre indicado que seja realizada por meio de mão de obra especializada, com as ferramentas adequadas. As principais ferramentas utilizadas são o martelo de borracha (popular macete ou martelo de vidraceiro ou azulejista) para assentar e fixar as borrachas na carroceria da porta, espátulas de plástico, ou de borracha, para realizar o acabamento e ajuste das abas quando necessário, estilete, ou tesoura de aço, para corte da borracha no comprimento, quando necessário.

"Não é indicado a utilização de martelo de aço ou vigas de madeira para fixação da borracha na carroceria do veículo, assim como chaves pontiagudas (como chave de fenda ou Philips) para ajuste na aplicação, para não danificar a borracha", explica o engenheiro.

Como cada veículo tem sua borracha específica de vedação, ao fazer a substituição não é recomendável realizar adaptações diferentes das indicadas pelo fabricante do produto, pois uma borracha mal dimensionada irá interferir diretamente na sua função, ou deixará de vedar forçando o sistema de dobradiças, batentes e fechaduras da porta, diminuindo a vida útil dos demais componentes.

Dicas

Existem modelos de borracha apelidadas de multiuso que podem ser utilizadas em todas as portas, alterando somente o comprimento, sendo realizado o ajuste e o corte do comprimento no momento de sua instalação.

Em virtude do tempo, algumas borrachas tendem a ficar esbranquiçadas, embora cause preocupação, o processo não danifica a estrutura do componente. Para revitalizar a borracha, basta uma simples limpeza e hidratação com silicone spray.
















** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de
Últimas postagens de