Paraná - 09/01/2017 18h07 - Atualizado em 09/01/2017 18h09

Apenas 30% dos motoristas que derrubam postes arcam com danos

Consumidores pagam resto da conta

Compartilhe
Publicidade


Foto: Banda B

No Paraná, em apenas 30% dos casos, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) consegue ressarcimento dos prejuízos causados por motoristas na rede elétrica. Na maioria das vezes, os condutores que batem contra postes e danificam os cabos fogem do local do acidente sem arcar com os gastos.

"Esse tipo de ocorrência acontece todos os dias, principalmente sexta-feira e no sábado, quando as pessoas saem para baladas e bares. Por ser de madrugada, muitos simplesmente saem com o veículo e nós não conseguimos identificá-los. Infelizmente, só recuperamos 30% do total do montante, inclusive por causa de brigas judiciais. O resto acaba sendo dividido para todos os consumidores ativos", explicou Thiago Puchta, gerente de operações da região leste da Copel.

Segundo ele, até setembro do ano passado, a conta dos prejuízos causados em Curitiba chegou a R$ 800 mil. Em 2016, a capital paranaense registrou 455 atendimentos de veículos batidos contra postes, destes, 209 causaram o desligamento automático da rede.

"O grande prejudicado nisso tudo é a população. Quando as casas ficam sem energia, nós mandamos uma equipe para identificar o montante do dano e, dependendo do caso, acionamos a manutenção, que trabalha apenas sobre aviso prévio. Por isso, o deslocamento até o almoxarifado e ao local do acidente pode demorar. Na última vez que isso aconteceu perto da minha casa, por exemplo, quando um rapaz acertou o poste e puxou os cabos, eu fiquei sem energia elétrica por 10 horas", completou o gerente.

Ele ainda incentivou a população a ajudar na identificação dos motoristas que fogem do local do acidente. Quem tiver dados sobre o veículo envolvido pode ligar para o 0800 5100 116. Para informar sobre a falta de luz, os consumidores podem baixar o aplicativo da Copel pelo smartphone ou mandar uma SMS com o número do SL e da unidade (no canto superior direito da fatura) para o número 28593.

Leia mais no Banda B

Banda B




Últimas Notícias
Enfermeira que cortou dedo de bebê é demitida de Hospital de Curitiba
Policiais militares voltam a entrar na Penitenciária de Alcaçuz
Após analisar áudios, Cenipa não vê anormalidade em avião que caiu em Paraty




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY