Cascavel - 22/05/2012 13h25 - Atualizado em 22/05/2012 14h23

Aprovada lei que reduz a jornada de trabalho dos caminhoneiros

Quem não cumprir as regras estará sujeito a multa de R$ 50 mil

Compartilhe
Publicidade


Raimundo Batista trabalha como caminhoneiro há 40 anos. Neste período, foi vítima do cansaço e se envolveu em acidentes algumas vezes. Como trabalha por conta ele já chegou a dirigir mais de 20 horas seguidas.

"Uma vez eu dormi no Nordeste por estar cansado e sai da estrada. Outra vez caiu a barra de direção e sai da pista entrando em um matagal", comenta Raimundo.

Já João é mais cauteloso. Há sete anos ele é empregado de uma transportadora e já viu muitos acidentes em decorrência da extensa jornada dos caminhoneiros e ele cuida para não exceder a carga horária que é de 8 a 10 horas de trabalho.

Segundo dados do departamento de trânsito 70% dos caminhoneiros dirigem mais de 13 horas seguidas e 30% destes a jornada é sem descanso e chega a ser maior que 16 horas.

E para suportar tamanha carga horária condutores fazem uso de substâncias para permanecerem acordados, e tornam a direção ainda mais perigosa.

A lei que prevê a redução da jornada de trabalho aos caminhoneiros enfim foi aprovada. A expectativa é que ela entre em vigor a partir de 16 de junho.

O tempo de direção é de 8horas de trabalho e a cada quatro horas o descanso é de 30 minutos. A cada jornada o descanso de 11 horas.

Jornal da Catve





Últimas Notícias
Servidor da Polícia Civil cai em túnel feito por detentos do cadeião
Carros furtados são abandonados na estrada rural
Choque recupera carro depenado no loteamento Mirante




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY