Cascavel

Circuito de cinema de Cascavel apresenta mostra de filmes japoneses

Programação de exibições começa nesta terça-feira e segue até sábado

20/03/2017 19h13 | Atualizado em 20/03/2017 19h18
A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o CineSesc apresenta por meio do Circuito de Cinema de Cascavel a partir desta terça-feira (21) a Mostra "Jidaigeki - Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal".

A Mostra, que acontece entre 21 e 26 de março no Centro Cultural Gilberto Mayer, trará longas do cineasta como Os Sete Samurais e Sanjuro em sessões gratuitas com direito a debates técnicos após cada exibição. Jidaigeki é o nome usado para descrever o gênero cinematográfico que explora dramas no Japão Feudal, muitas vezes girando em torno de samurais e duelos de espadas.

O público cascavelense terá a oportunidade de conhecer um pouco da filmografia de um dos cineastas mais importantes da história do cinema mundial, o japonês Akira Kurosawa. Famoso por criar épicos feudais inspirados no cinema de John Ford e na literatura de Shakespeare, Kurosawa levou a cultura japonesa ao ocidente e veio a influenciar diretores de cinema do mundo todo com seu estilo e domínio do movimento.

Abaixo você pode conferir um pouco da sinopse, horários e classificação indicativa de cada filme, bem como os dias de apresentação. O Centro Cultural Gilberto Mayer fica na Rua Duque de Caxias, 379 no Centro.

Mostra Jidaigeki: Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal

Terça-feira - 21 de março
Horário: 19 horas.
Filme:Rashomon (Dir. Akira Kurosawa, 1950, 88 min).
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Rashomon foi um dos principais responsáveis pela divulgação do cinema japonês no ocidente. Um camponês, um lenhador e um sacerdote se refugiam de uma tempestade nas ruínas do Portão de Rashomon, no Japão do século XI. O sacerdote e o lenhador descrevem ao camponês um julgamento do qual foram testemunhas, do assassinato de um samurai e do estupro de sua mulher. Em flashback, o julgamento é contado por meio dos relatos divergentes e dúbios de quatro testemunhas.

Quarta-feira - 22 de março
Horário: 19 horas.
Filme:Yojimbo (Dir. Akira Kurosawa, 1961, 110 min).
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse:No Japão do século XIX, Sanjuro (ToshirôMifune), um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjoro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke (TatsuyaNakadai), filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade. Porém, ao descobrir que Unosuke sequestrou o estalajadeiro, o samurai retorna a cidade para confrontá-lo.

Quinta-feira - 23 de março
Horário: 19 horas.
Filme:Sanjuro (Dir. Akira Kurosawa, 1962, 96 min).
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: Um grupo de jovens idealistas, determinados a limpar a cidade deles da corrupção, são auxiliados por um samurai cínico e desalinhado, que não se encaixa no conceito de um nobre guerreiro para os jovens.

Sexta-feira - 24 de março
Horário: 19 horas.
Filme:Trono Manchado de Sangue (Dir. Akira Kurosawa, 1957, 110 min).
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse:Uma das obras primas do mestre Akira Kurosawa e talvez a melhor adaptação para o cinema de Macbeth, a fascinante peça de William Shakespeare sobre a sede insaciável pelo poder. Japão feudal, final do século XVI. Um general experiente, instigado pela esposa, faz de tudo para tornar realidade uma profecia segundo a qual ele se tornará o senhor do Castelo da Teia de Aranha.

Sábado - 25 de março
Horário: 18 horas.
Filme:Os Sete Samurais (Dir. Akira Kurosawa, 1954, 202 min).
Classificação indicativa: 10 anos.
Sinopse:Verdadeiro clássico do cinema mundial, Os Sete Samurais é um marco na carreira do mestre do cinema Akira Kurosawa, considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos. O filme narra a história de um veterano e decadente samurai que é contratado por um pequeno e pobre vilarejo para lhes defender de um bando de 40 criminosos. Certo que não vai dar conta do trabalho sozinho, ele recruta cinco genuínos samurais e um suspeito se juntam ao guerreiro.

Sábado - 26 de março
Horário: 18 horas.
Filme: A Fortaleza Escondida (Dir. Akira Kurosawa, 1958, 139 min).
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse:Japão, século XVI. Um general escolta a bela princesa de um clã derrotado por território inimigo. Em sua viagem, cruzam com dois medrosos camponeses. É o início de uma série de incríveis aventuras. Inspirando-se nos faroestes de John Ford, Kurosawa criou um empolgante épico de aventura com muita ação, drama e humor.

Assessoria