Cascavel - 20/03/2017 19h03 - Atualizado em 20/03/2017 19h08

Circuito de cinema de Cascavel apresenta mostra de filmes japoneses

Programação de exibições começa nesta terça-feira e segue até sábado

Compartilhe
Publicidade


Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o CineSesc apresenta por meio do Circuito de Cinema de Cascavel a partir desta terça-feira (21) a Mostra "Jidaigeki - Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal".

A Mostra, que acontece entre 21 e 26 de março no Centro Cultural Gilberto Mayer, trará longas do cineasta como Os Sete Samurais e Sanjuro em sessões gratuitas com direito a debates técnicos após cada exibição. Jidaigeki é o nome usado para descrever o gênero cinematográfico que explora dramas no Japão Feudal, muitas vezes girando em torno de samurais e duelos de espadas.

O público cascavelense terá a oportunidade de conhecer um pouco da filmografia de um dos cineastas mais importantes da história do cinema mundial, o japonês Akira Kurosawa. Famoso por criar épicos feudais inspirados no cinema de John Ford e na literatura de Shakespeare, Kurosawa levou a cultura japonesa ao ocidente e veio a influenciar diretores de cinema do mundo todo com seu estilo e domínio do movimento.

Abaixo você pode conferir um pouco da sinopse, horários e classificação indicativa de cada filme, bem como os dias de apresentação. O Centro Cultural Gilberto Mayer fica na Rua Duque de Caxias, 379 no Centro.

Mostra Jidaigeki: Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal

Terça-feira - 21 de março
Horário: 19 horas.
Filme:Rashomon (Dir. Akira Kurosawa, 1950, 88 min).
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Rashomon foi um dos principais responsáveis pela divulgação do cinema japonês no ocidente. Um camponês, um lenhador e um sacerdote se refugiam de uma tempestade nas ruínas do Portão de Rashomon, no Japão do século XI. O sacerdote e o lenhador descrevem ao camponês um julgamento do qual foram testemunhas, do assassinato de um samurai e do estupro de sua mulher. Em flashback, o julgamento é contado por meio dos relatos divergentes e dúbios de quatro testemunhas.

Quarta-feira - 22 de março
Horário: 19 horas.
Filme:Yojimbo (Dir. Akira Kurosawa, 1961, 110 min).
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse:No Japão do século XIX, Sanjuro (ToshirôMifune), um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjoro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke (TatsuyaNakadai), filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade. Porém, ao descobrir que Unosuke sequestrou o estalajadeiro, o samurai retorna a cidade para confrontá-lo.

Quinta-feira - 23 de março
Horário: 19 horas.
Filme:Sanjuro (Dir. Akira Kurosawa, 1962, 96 min).
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: Um grupo de jovens idealistas, determinados a limpar a cidade deles da corrupção, são auxiliados por um samurai cínico e desalinhado, que não se encaixa no conceito de um nobre guerreiro para os jovens.

Sexta-feira - 24 de março
Horário: 19 horas.
Filme:Trono Manchado de Sangue (Dir. Akira Kurosawa, 1957, 110 min).
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse:Uma das obras primas do mestre Akira Kurosawa e talvez a melhor adaptação para o cinema de Macbeth, a fascinante peça de William Shakespeare sobre a sede insaciável pelo poder. Japão feudal, final do século XVI. Um general experiente, instigado pela esposa, faz de tudo para tornar realidade uma profecia segundo a qual ele se tornará o senhor do Castelo da Teia de Aranha.

Sábado - 25 de março
Horário: 18 horas.
Filme:Os Sete Samurais (Dir. Akira Kurosawa, 1954, 202 min).
Classificação indicativa: 10 anos.
Sinopse:Verdadeiro clássico do cinema mundial, Os Sete Samurais é um marco na carreira do mestre do cinema Akira Kurosawa, considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos. O filme narra a história de um veterano e decadente samurai que é contratado por um pequeno e pobre vilarejo para lhes defender de um bando de 40 criminosos. Certo que não vai dar conta do trabalho sozinho, ele recruta cinco genuínos samurais e um suspeito se juntam ao guerreiro.

Sábado - 26 de março
Horário: 18 horas.
Filme: A Fortaleza Escondida (Dir. Akira Kurosawa, 1958, 139 min).
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse:Japão, século XVI. Um general escolta a bela princesa de um clã derrotado por território inimigo. Em sua viagem, cruzam com dois medrosos camponeses. É o início de uma série de incríveis aventuras. Inspirando-se nos faroestes de John Ford, Kurosawa criou um empolgante épico de aventura com muita ação, drama e humor.

Assessoria



Últimas Notícias
Motociclista morre após acidente no trevo de Santa Amélia na BR 369
Briga de casal mobiliza siate no Bairro Cascavel Velho
Após 17 dias internada, criança ferida em acidente com ônibus morre em Cascavel




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY