Paraná - 13/04/2016 10h29 - Atualizado em 13/04/2016 10h29

Paraná viabiliza estudo inédito sobre tratamento para hemofilia

O estudo quer avaliar os impactos do tratamento ofertado pelo SUS na qualidade de vida dessas pessoas

Compartilhe
Publicidade


Cerca de 20 pacientes com hemofilia, tratados no Hemepar, vão participar de uma pesquisa inédita viabilizada pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas-Paraná). O estudo quer avaliar os impactos do tratamento ofertado pelo SUS na qualidade de vida dessas pessoas.

O objetivo é acompanhar, por quatro anos, o estado de saúde de pessoas que utilizam um determinado tipo de medicamento indicado para o tratamento da Hemofilia A. Serão analisados aspectos clínicos dos pacientes, a segurança e a eficácia do hemoderivado de Fator VIII fornecido pelo Ministério da Saúde.

Este estudo será feito com pacientes que aderirem à pesquisa como voluntários, após serem informados do caráter científico do trabalho. A coordenação do estudo ficará a cargo de médicos hematologistas do Hemepar e será custeada pelo laboratório fornecedor do medicamento para a rede pública de saúde.

"Trata-se de uma pesquisa com o aval do Ministério da Saúde e que contribuirá muito para o avanço do tratamento da hemofilia em todo o país. Sem a participação da Funeas, esse estudo não poderia ter sido desenvolvido aqui no hemocentro", explicou o diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach.

Para o presidente da Funeas-Paraná, Carlos Alexandre Lorga, esta é a primeira de muitas parcerias que serão firmadas com a Secretaria estadual da Saúde em prol de melhorias na atenção à saúde dos paranaenses. ?Essa é uma das missões da Funeas. Nossa natureza jurídica favorece o desenvolvimento deste tipo de projeto e por isso estamos à disposição da gestão para novas parcerias?, ressaltou.

O QUE É - A hemofilia é um distúrbio hemorrágico congênito que afeta os homens e, muito raramente, mulheres. Pacientes com hemofilia A têm ausência, redução ou defeito na produção do Fator VIII da coagulação, que é uma proteína importante no processo de coagulação do sangue.

AEN



Últimas Notícias
Governo Municipal e entidades farão campanha para combater pixação em Cascavel
Polícia prende 13 integrantes de facção criminosa na região de Maringá
Acusado de homicídio em 2011 vai responder em liberdade




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY

Maio Amarelo