Paraná - 11/04/2016 15h37 - Atualizado em 11/04/2016 15h37

Ex-presidente da Câmara de Piraquara é declarado inidôneo pelo TCE-PR

Em consequência, as contas de 2002 da Câmara Municipal foram julgadas irregulares

Compartilhe
Publicidade


Em razão de adulteração de notas fiscais e irregularidades em licitações, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) declarou inidôneo Gabriel Jorge Samaha, presidente da Câmara Municipal de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba) no exercício de 2002. A declaração de inidoneidade está prevista no Artigo 97 da Lei Orgânica do Tribunal (Lei Complementar Estadual nº 113/2005) e impede os sancionados de prestar serviços à administração pública municipal e estadual do Paraná.

A decisão foi tomada pela Segunda Câmara do TCE-PR, no julgamento de auditoria realizada no Legislativo de Piraquara. Em consequência, as contas de 2002 da Câmara Municipal, de responsabilidade do então presidente, Gabriel Samaha, foram julgadas irregulares.

A auditoria, realizada pela Diretoria de Contas Municipais (DCM), apontou a adulteração de notas fiscais de diversos fornecedores e falhas nos procedimentos licitatórios. O parecer do Ministério Público de Contas (MPC) acompanhou integralmente as conclusões da unidade técnica, sugerindo a desaprovação das contas. Este também foi o entendimento do relator do processo, conselheiro Nestor Baptista.

Sanções

Além da declaração de inidoneidade, o TCE-PR determinou a devolução integral, por Samaha, de R$ 94.602,36, atualizados monetariamente, em razão das irregularidades das notas fiscais apresentadas pela Câmara ao Tribunal. Ele também teve o nome incluído no cadastro de gestores com contas desaprovadas, conforme o artigo 517 do Regimento Interno do TCE-PR. Após o trânsito em julgado, os autos deverão ser enviados ao Ministério Público do Estado do Paraná, para verificação, especialmente da disparidade entre as notas fiscais apresentadas pela Câmara e as realmente existentes.

TCE-PR



Últimas Notícias
Jovem fica ferida ao bater em poste no Jardim Coopagro em Toledo
Homem morre ao cair em máquina de silagem
Motociclista fica gravemente ferido em São Miguel do Iguaçu




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY

Maio Amarelo