26/04/2013 15h00

"Alunos fantasmas" em Colégio de Cascavel, são denunciados

Compartilhe


COLÉGIO ESTADUAL 14 DE NOVEMBRO
Chegou até este colunista, denúncia da existência de "alunos fantasmas" matriculados no colégio Estadual 14 de Novembro de Cascavel.

A DENÚNCIA
Segundo a denúncia, o colégio Estadual 14 de Novembro possui em sua lista de alunos matriculados, aproximadamente 50 alunos que sequer, frequentaram aulas.

APURAÇÃO DOS FATOS
A coluna há dias vem investigando tal situação, e na quinta-feira, o Nucleo Regional de Educação de Cascavel, através dde sua chefia, nos informou que de fato ocorreu denúncias em cima deste assunto, porém, adiantou que uma sindicância foi aberta para apurar tais fatos, e que, já terminou a sindicancia nesta semana.

RELATÓRIO
A chefia do NRE informou que o relatório sobre a sindicância para apurar possíveis irregularidades de "alunos fantasmas", já foi fechado no inicio da semana, mas que não poderá dar publicidade ao assunto, porque está sendo preparado o processo para dar encaminhamento a Secretaria de Estado da Educação, para que seja analisada e tomadas as providências cabíveis sobre o caso.

JULGAMENTO
Ochefe do Núcleo Regional de Cascavel, Vander Piaia, informou que após a Secretaria do Estado da Educação receber o processo da sindicância, julgara se cabe processo administrativo ou não, aos envolvidos no caso de fraudar a lista de alunos matriculados.

FUMAÇA
Mesmo a chefia do Núcleo não dando maiores informações sobre o resultado da sindicancia, a coluna apurou que aproximadamente 50 alunos estavam matriculados indevidamente no colégio 14 de Novembro. Sendo assim, a denúncia tem sentido, pois, com a "fraude" de "alunos fantasmas" na lista de matriculados no colégio, verbas oriundas da Secretaria do Estado da Educação foram aumentadas para o Colégio, uma vez que o número de alunos é utilizado para o cálculo de envio de verbas para suprir a demanda que esses "fantasmas" utilizariam da estrutura fisica e administrativa do Colégio.

BENEFÍCIOS
Sem entender muito, mas com informações, a coluna descobriu que com estes "alunos fantasmas" matriculados e na lista da Secretaria do Estado da Educação, o colégio recebeu mais verbas, como: MERENDA ESCOLAR, FUNDO ROTATIVO e PDDE ( Programa de Dinheiro Direto para Escola).

RESULTADO
Os envolvidos nas possíveis irregularidades, serão, talvez, indiciados no processo administrativo, quando caberá a eles, indicar onde foi parar, e no que foi aplicado tais recursos que vieram a mais para aplicação em alunos que sequer, frequentaram as aulas.



25/04/2013 12h04

Clima esquenta na Câmara de Vereadores de Cascavel

Compartilhe


Depois das declarações do presidente da Câmara de Cascavel, Marcio Pacheco (PPL), na sessão de segunda-feira, sobre corrupção. O clima entre os próprios vereadores já não é mais o mesmo de outrora. Até assessores como advogados e gerente de departamento estão sendo criticados pelos demais vereadores.

PACHECO DISSE:
No discurso na Tribuna da Câmara e na rede social, o presidente Pacheco fez esta declaração sobre a corrupção: ?crime maldito e hediondo que deve ser combatido com todas as forças?. E foi além: a corrupção existe em qualquer lugar e citou: ?um médico, um policial, um vereador, um jornalista, não sendo necessariamente um destinatário em específico?, finalizou.

REVOLTADOS
Como foi citado pelo presidente, vereador e jornalista, o clima está muito tenso. Comentários na rede social mostram o quanto afetou as categorias. O vereador Luiz Frare, fez uso da palavra na segunda-feira, e, desancou pra cima do procurador da Câmara e do gerente do departamento de Comunicação. Intitulando-os de serviçais da presidência tão somente, seja nos pareceres jurídicos, ou seja, nas matérias produzidas pela assessoria de comunicação.

REFLEXO
Depois do ?bafafá? feito, as discussões tornaram-se constantes em rodas de conversas e nos corredores do Legislativo. A população e internautas querem saber: Quem são ou é, o jornalista (s) e os vereadores ou vereador que recebe propina?

SAINDO PRO LIMPO
O gerente de Comunicação da Câmara, Jefferson Lobo, saiu da "toca" e fala abertamente nos corredores e logo mais na mídia que não mudará seu posicionamento a frente da Comunicação Social da Câmara. Disse em alto e bom som que: "Continuarei exercendo a função da mesma maneira, se algum vereador quiser mudar o sistema correto de fazer comunicação, que recorra à Justiça".

?BICHO FEIO?
A situação está se tornando insustentável, porém, a sujeira que por muito tempo este escondida, aos poucos vão sendo varridas para fora e a população se inteirando de como é um Legislativo, ou Câmara de Vereadores. O ?bicho é feio?, mas tem de haver debates para que, não continuemos no erro. Porém, seria importante, dar ?nomes aos bois?, quem recebe propina e quem paga! Aí ficaria bom demais! O resto, bem, o resto é conversa fiada!!!



24/04/2013 16h49

Câmara de Cascavel vive momento de "choque" entre dois grupos

Compartilhe


Depois dos últimos acontecimentos, em que o "palco" é a Câmara de Vereadores de Cascavel, o clima está muito tenso. Depois do discurso do vereador Luiz Frare (PDT) prolatado na Tribuna da Câmara Ontem (23), acusando o procurador da câmara de serviçal do presidente e, do gerente de Comunicação de prestar serviço de interesse também do presidente, as redes sociais ficaram agitadas com comentários e relatos.

NO COCHICHO
Hoje (24), vereadores e assessores passaram a maior parte do tempo na base do cochico, tudo sobre o acontecido ontem, foi debatido no maior sussurro entre os vereadores. Nada de "rabo de pavão". Resta saber até quando esta democracia enrustida de "respeito" entre oposição e situação vai perdurar.

FOGO AMIGO
Para alguns vereadores, o problema da Câmara de vereadores não é a discussão e o debate entre oposição e situação. Segundo os comentários, a pior situação dentro do legislativo é o "fogo amigo". Relatos de vereador que diz estar no grupo, porém, não demonstra isso quando o assunto não lhe é pertinente.



24/04/2013 09h28

"Pau tora" e, exonerações, remanejamentos e nomeações, deverão acontece

Compartilhe


Indicativos de remanejamento de funções na parte administrativa da Câmara Municipal de Cascavel, está a cada dia mais forte. Informações dão conta que o remanjeamento de cargo não passará da primeira quinzena de maio.

AÇAO/REAÇÃO
Para alguns analistas políticos, para cada ação, existe uma reação. Neste contexto, depois da "guerra" declarada no Legislativo entre a "tchurma" da situação com a oposição, as coisas deverão seguir outro caminho, o que não é aquele "acordado" quando no inicio da legislatura. Quando membros da Mesa Diretora e alguns vereadores, indicaram nomes para compor o quadro funcional administrativo da Câmara.

NOMES
Neste início de remanejamentos, exonerações e nomeações, nomes são cogitados, porém, o presidente, Márcio Pacheco (PPL), não abre o jogo e tudo continua no campo das especulações. Quem serão os remanejados? Quem serão os exonerados? Quem serão os chamados? Uma incógnita não é? mais mudanças irão ocorrer, disso eu não duvido!

PAULADA
Um dos nomes que ora é cogitado para ser remanejado da função atual para outra, será uma "paulada" no Executivo municipal, disparado pelo presidente Marcio Pacheco. Seria a REAÇÃO? Baseado na AÇÃO, que o "tchurma" do Paço protagonizou com a formação da base de governo no Legislativo durante este mês? O certo mesmo é que o "bicho" vai pegar pro lado do Executivo com este remanejamento, exonerações e novas nomeações.



23/04/2013 16h08

"Rolo compressor" da Câmara, rejeita projeto e beneficia empresas do Tr

Compartilhe


Em segunda votação neste momento, o projeto de Lei do vereador Rui Capelão (foto) que dispõe na implantação de cobradores nos ônibus do transporte Coletivo de Cascavel (Micro-ônibus). O projeto foi rejeitado com 13 votos contrários e 6 favoráveis.

13 VEREADORES DO CONTRA
Aldonir Cabral, Claudio Gaiteiro, Fernando Winter, Ganso Sem Limite, Gugu Bueno, Jaime Vazatta, João Paulo, Luiz Frare, Marcos Rios, Nei Haveroth, Paulo Bebber, Romulo Quintino, Walmir Servignini

6 VEREADORES FAVORÁVEIS
Jorge Bocasanta, Jorge Menegatti, Paulo Porto, Pedro Martendal, Rui Capelão, Vanderlei do Conselho

EM TEMPO:
Robertinho Magalhães ausente na sessão e o presidente Marcio Pacheco, não votaram.



23/04/2013 15h30

Capelão pede retirada do projeto da implantação de cobradores no ônibus

Compartilhe


Neste momento o vereador Rui Capelão (ex-PPS), proponente do projeto que solicita a implantação de cobradores nos micro-ônibus do transporte Coletivo, pede o adiamento da segunda votação do projeto por 10 sessões. O pedido, foi colocada para apreciação do plenário, e, assim o debate começou. Vereador Paulo Bebber (PR) usou a palavra para criticar Rui Capelão. Citou Bebber que Capelão utiliza de dois pesos e uma medida, já que na semana passada, Capelão "chamou-o" de "vaquinha de presépio", quando na solicitação dele - Bebber - do adiamento de um projeto de sua autoria.

PAULO PORTO
O vereador Paulo Porto (PCdoB) pediu aos vereadores para que aprovem o pedido de retirada do projeto, para que, seja estudado melhor, uma vez que, este projeto beneficia o usuário e também os trabalhadores do Transporte coletivo do município, uma vez que o motorista, não se ocuparia mais em cobrar a passagem.

GUGU BUENO
O vereador Gugu Bueno (PR), lider da bancada governista na Câmara, usou a palavra e "detonou" Capelão, por este dar indicativos na sessão de ontem, que alguns vereadores não estão legislando em favor do povo, mas sim a favor de seus próprios interesses.

JORGE BOCASANTA
Com sensatez, o vereador Jorge Bocassanta (PT), usou a palavra para dar explicação sobre a melhor maneira de o transporte coletivo possa fluir melhor com a colocação de cobradores.

VOTAÇÃO DO ADIAMENTO
Com 12 votos contrários e sete favoráveis, o pedido de adiamento do projeto do vereador Rui Capelão para segunda votação, foi rejeitado. Agora o projeto segue para a segunda votação para ser aprovado ou rejeitado.

FOTO: Vereador Rui Capelão




23/04/2013 15h05

Vereadores revoltados com divulgação de nomes no portal da Câmara

Compartilhe


Sessão da Câmara Municipal de Cascavel, está há mais de 30 minutos atrasada, conforme foto. Informações dão conta que o "pau" tá comendo na antessala do plenário. Tudo por conta das declarações do presidente Marcio Pacheco relativo a corrupção. Também a divulgação dos nomes dos Vereadores no site da Câmara nominando quem votou a favor e contra o projeto que obriga a Cettrans a colocar cobradores nos micro-ônibus do coletivo. O discurso do presidente Marcio Pacheco de que tem vereador, jornalista metido em corrupção, se vendendo por R$ 2 ou 3 mil, incendiou a Casa de Leis hoje.



23/04/2013 09h58

Promotoria do Patrimônio Público visita Câmara de Cascavel

Compartilhe


Está agendada para a manha de hoje, visita do promotor do patrimônio Público da Comarca de Cascavel a Câmara Municipal. Segundo informações, a visita tem fundamentação específica. Coletar dados sobre o ocorrido no Regimento Interno da Câmara e coletar dados do computador que era utilizado pelo diretor técnico Legislativo, já exonerado, Mario Galavotti.

NA PROMOTORIA
A medida da promotoria é justamente buscar informações do computador do ex-diretor para dar andamento no processo já instaurado no MP. Depois da coleta de informações, a promotoria deverá dar um parecer, se denuncia ou não o ex-servidor da Câmara por improbidade administrativa, já que a sindicância da Câmara, apurou e deu parecer neste sentido.



22/04/2013 15h36

Projeto do vereador Rui Capelão (ex-PPS) é rejeitado por vereadores

Compartilhe


Foi rejeitado o projeto do Transporte Coletivo que implementava cobradores nos ônibus. O projeto levado a apreciação do Plenário da Câmara de Cascavel nesta tarde (22), recebeu 14 votos contrários e 6 votos favoráveis a implementação de cobradores no Transporte Coletivo dos micro-ônibus. De acordo com a votação o Transporte Coletivo do município de Cascavel, nos micro-ônibus, continua com os motoristas fazendo a cobrança das passagens dos usuários, já que nem todos os usuários se utilizam do sistema de cartão eletrônico para pagamento das passagens.

DEBATES
O vereador Rui Capelão, proponente do Projeto de Lei nº 048/2013, que altera o dispositivo da Lei Municipal nº 4.510 de 2007, que dispõe sobre a utilização da bilhetagem eletrônica e outros mecanismos nos veículos de transporte coletivo do Municipio de Cascavel, até que tentou explicar os motivos em que o projeto poderia facilitar o usuário e o trabalhador do coletivo, porém, não foi reconhecido por parte dos vereadores a explicação.

ARGUMENTAÇÃO
O vereador Paulo Porto (PCdoB) tentou ainda na Tribuna da Câmara, enfatizar a necessidade de o ônibus Coletivo ter um cobrador, inclusive explanando o assunto com videos - no telão do plenário- de matérias jornalisticas já veiculadas na midia, porém, não conseguiu reverter o que já estava pré-determinado, rejeitar o projeto!!!

ROLO COMPRESSOR
Nem todos os vereadores da "intitulada" base de governo votou contra o projeto do vereador Rui Capelão, em contrapartida, os tres vereadores do PSD, até então oposição ao governo, votaram contra e assim, unindo-se a parte ferrenha do rolo compressor que votaram de acordo com o que manda o figurino do Executivo.



22/04/2013 10h42

Estreitamento de ruas em Cascavel rende debates nas redes sociais

Compartilhe



CONTRAPONTO DA COLUNA
A coluna sempre foi favorável aos projetos que vem ao encontro com as necessidades da população. Longe de querer condenar esse ou aquele político e ou/empresário. Porém, é digno salientar que de fato, este projeto aumenta as ruas do perímetro urbano do municipio, quando na construção de novos loteamentos, passará de 7 metros para 9 metros.

EXECUTIVO
O que este colunista não consegue entender, é, porque o Executivo que trabalhou cerca de 4 meses em cima do projeto dos novos loteamentos, principalmente no que se refere ao sistema viário (ruas), não enviou para a Câmara aprovar, o anteprojeto com 9 metros, assim, não correria o risco de interpretações dúbias sobre PRESSÔES ou indícios de maracutaia.

QUEM SOFREU A PRESSÃO
A incógnita continua. Quem sofreu PRESSÂO dos loteradores, a Prefeiutra para aceitar a emenda sem debater? Ou a Câmara que colocou emenda para baixar a metragem da Rua do projeto do Executivo de 10.40 metros para 9:00 metros?

COMPARATIVO
Salientando sempre, como diz o Escriba Marcon, que o projeto aprovado, aumentou de 7 para 9 metros as ruas dos novos loteamentos. Mais, que os vereadores baixaram em 1,40 metros a largura das ruas dos novos loteamentos com a aprovação da emenda, isso ninguém pode negar!!!



Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY

Maio Amarelo