05/06/2013 14h40

Nomeações começam acontecer na Prefeitura de Cascavel

Compartilhe


É voz corrente nos bastidores políticos de Cascavel, as nomeações das secretarias do Meio Ambiente e Agricultura.

AGRICULTURA
O ex-secretário do Meio Ambiente, 2009/2012, Luiz Carlos Marcon, foi o escolhido para assumir a Secretaria de Agricultura.

MEIO AMBIENTE
Para a secretaria do Meio Ambiente, Paulo Carlesso, ex-secretário da mesma pasta, na gestão Edgar Bueno 2001/2204.

COHAVEL
Especulação é o nome de Helio Nethson, presidente do PSL, partido que é base de governo na câmara.

SAÚDE
Especula-se Jadir de Mattos (PTB), porém, ainda não tem nada definida sobre a pasta que tem nomeado interinamente, Reginaldo Andrade.

SECRETARIA DE GOVERNO
O vereador Adonoir Cabral é o nome comentado para assumir a pasta, porém, o próprio vereador nega ter recebido convite.

CULTURA
O secretário de Educação, Valdecir Nath continua acumulando as funções. Judet Bilibio, cotada para a pasta, após protestos nas redes sociais, ficou de fora destas primeiras nomeações. Boatos é de que o prefeito resolveu ouvir os servidores e artistas. Segundo comentários, a nomeação de Judet, seria um retrocesso na Cultura local.

DEMAIS SECRETARIAS
Fundetec, IPMC e PROCON continuam sendo administrados interinamente por Léo Rigon, Allison da Luz e Welton Fogaça. A secretaria de Comunicação Social, continua no "MANDO" do competente diretor, Miguel Dias.



04/06/2013 17h49

Aprovada resolução sobre falta de vereadores em sessões

Compartilhe


Foi aprovada nesta tarde (4) a Resolução, DESCONTOS dos subsídios dos vereadores mesmo quando respondem a chamada no início das sessões, mas durante as votações, se ausentam. De agora em diante, cada votação servirá como "CHAMADA", e, a ausência do vereador para o cafezinho ou para escapar da votação, será descontado. Haverá também, mudança na forma da justificativa quando na falta das sessões. Será elaborada uma lista do que pode ser considerado justificável para não comparecer a sessão Legislativa. Não serão mais todas as justificativas que no momento são dadas que servirão para não ter a falta descontada!



04/06/2013 15h24

PMDB aprova fechamento de diretórios no Paraná, Cascavel está entre ele

Compartilhe


O diretório estadual do PMDB aprovou, nesta terça-feira (4), a destituição de 74 diretórios municipais do partido no estado, incluindo as cinco maiores cidades do estado. De acordo com nota do partido, a medida foi tomada devido ao baixo desempenho nas eleições de 2012 nessas cidades. O fechamento do diretório de Curitiba foi duramente criticado pelo seu presidente, o senador Roberto Requião, que afirmou que os responsáveis pela medida nunca trabalharam pelo partido.

No total, 84 cidades do estado não conseguiram eleger 10% dos vereadores que foi estabelecido como meta do partido, mas dez conseguiram eleger o prefeito ou vice-prefeito, o que mantém o diretório aberto.

Segundo o PMDB, foi oportunizada a manifestação de todas as Executivas Municipais que se enquadravam nas disposições, mas diante da interferência de interesses de diversas correntes partidárias a medida foi tomada.

Protesto

O senador Roberto Requião, via seu site oficial, protestou da decisão e afirmou que os autores da medida nunca fizeram parte da "tripulação". "Nunca tiveram relação com o PMDB histórico, com as lutas do nosso partido em defesa da nação brasileira, da preservação do Estado do Paraná. Nas últimas eleições trabalharam contra o partido. Apoiaram candidatos de outros partidos. Em Curitiba apoiaram o Luciano Ducci tendo, por exemplo, o Pessuti até lançado o seu filho como candidato a vereador pelo PSC do Ratinho. Não estavam com o partido, não estavam junto conosco", afirmou.

Ainda de acordo com o senador, ousadia agora foi ao limite máximo. "Os que tentaram destruir o PMDB na eleição apoiando candidatos de outros partidos por todo o Paraná, propõem e conseguem na Executiva que dominam uma intervenção em cerca de 80 diretórios municipais do partido no Paraná. É o começo do fim do PMDB", disse.

Veja a seguir a lista dos municípios onde os diretórios foram destituídos:


1) ALTO PARAÍSO
2) ALTO PARANÁ
3) ALVORADA DO SUL
4) AMAPORÃ
5) ANAHY
6) ANDIRÁ
7) ANTONINA
8) ARAPOTI
9) BITURUNA
10) BOM SUCESSO
11) BRASILÂNDIA DO SUL
12) CAFEZAL DO SUL
13) CAMPINA DA LAGOA
14) CANDÓI
15) CANTAGALO
16) CARAMBEÍ
17) CASCAVEL
18) CÉU AZUL
19) COLORADO
20) CORONEL DOMINGOS SOARES
21) CRUZMALTINA
22) CURITIBA
23) DIAMANTE DO SUL
24) ENGENHEIRO BELTRÃO
25) FAZENDA RIO GRANDE
26) FERNANDES PINHEIRO
27) FIGUEIRA
28) FLORAÍ
29) FLÓRIDA
30) FOZ DO IGUAÇU
31) GODOY MOREIRA
32) IBAITI
33) ICARAÍMA
34) IMBAÚ
35) IMBITUVA
36) INDIANÓPOLIS
37) ITAMBÉ
38) JATAIZINHO
49) LONDRINA
40) MAMBORÊ
41) MANDAGUAÇU
42) MARIALVA
43) MARILÂNDIA DO SUL
44) MARINGÁ
45) MATINHOS
46) MEDIANEIRA
47) MORRETES
48) NOVA CANTU
49) NOVA TEBAS
50) OURIZONA
51) PAIÇANDU
52) PALMEIRA
53) PIÊN
54) PINHALÃO
55) PIRAQUARA
56) PONTA GROSSA
57) PORTO AMAZONAS
58) PRANCHITA
59) PRESIDENTE CASTELO BRANCO
60) QUEDAS DO IGUAÇU
61) RIO BRANCO DO SUL
62) RIO NEGRO
63) RONDON
64) SABÁUDIA
65) SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO
66) SANTANA DO ITARARÉ
67) SÃO JOÃO DO CAIUÁ
68) SÃO MATEUS DO SUL
69) SÃO TOMÉ
70) SARANDI
71) SIQUEIRA CAMPOS
72) TERRA RICA
73) VIRMOND
74) WENCESLAU BRAZ



04/06/2013 12h18

MUDANÇA NO REGIMENTO: Sessão da Câmara logo mais, promete e muito. Até

Compartilhe


"FECHA PAU"
Conhecendo a maioria dos vereadores, e, sabedor de que, projetos que afetam o "bolso" deles, não é bem vindo, eis que a polêmica está armada para hoje a tarde na Câmara de Vereadores de Cascavel.

PROPOSIÇÃO
O presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL), colocará para apreciação dos demais vereadores na sessão de hoje, propositura para mudar o Regimento Interno no que tange a descontos em folha de pagamento do vereador que faltar as sessões.

DIFICILMENTE
Como a propositura do presidente da Casa, afeta diretamente no "bolso" dos vereadores, muitos deles debaterão o assunto e, não votará a favor. Dificilmente esta propositura passará pela unanimidade de votos!

MUDANÇA
A mudança que será apreciada no Regimento Interno, será para alteração do artigo que dispõe sobre as normas de descontos do subsídios dos vereadores quando na falta nas sessões.

DESCONTO HOJE
No momento só é descontado subsídios dos vereadores, quando eles não comparecem as sessões e não justificam.

RESOLUÇÃO
A proposição da mudança é para que seja aprovada através de Resolução, DESCONTOS dos subsídios dos vereadores mesmo quando respondem a chamada no inicio das sessões, mas durante as votações, se ausentam. De agora em diante, se aprovada a RESOLUÇÃO, cada votação servirá como "CHAMADA", e, a ausência do vereador para o cafezinho ou para escapar da votação, será descontado. Haverá também, mudança na forma da justificativa quando na falta das sessões. Será elaborada uma lista do que pode ser considerado justificável para não comparecer a sessão Legislativa. Não serão mais todas as justificativas que no momento são dadas que servirão para não ter a falta descontada!



03/06/2013 13h55

PSL e PTN deve fazer fusão e Cascavel terá 5 vereadores na Câmara

Compartilhe


Com a possibilidade de fusão entre PSL e PTN, Cascavel terá uma bancada de cinco vereadores. Se somado ao vereador Robertinho Magalhães que está com um pé no PTN e outro no PSL ainda, já que o partido em que fazia parte (PMN), fundiu-se com o PPS e virou MD, e pelo andar da carruagem ele estará fora, teremos na Câmara uma bancada de seis vereadores.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Dentro que se comenta, a fusão do PSL e PTN, colocará também na Assembleia Legislativa do Paraná, dois deputados. Adelino Ribeiro (PSL) e Doutor Batista, (ainda no MD).

DIRETÓRIO DE CASCAVEL
Se a fusão realmente acontecer, o nome do partido é o que menos importa, segundo o presidente do PTN de Cascavel, Luiz Carlos Marcon. Para ele, a fusão só vem a fortalecer as siglas partidárias, saindo de "nanica" para um partido médio.

QUEM SERÁ?
Quando questionado hoje pela manhã, Marcon saiu pela tangente e não quis comentar, porém disse que é amigo do deputado Adelino, assim sendo, pode ser que o deputado Adelino e doutor Batista - se este se filiar ao novo partido-, venha a convida-lo para ser o presidente do partido em Cascavel.



29/05/2013 16h58

B.O lavrado na 15ª SDP contra um dos depoentes da CPI das Pedras de hoj

Compartilhe


O chacreiro Silvino Gomes, que trabalha em uma propriedade rural nas imediações da BR 163 de onde foram retiradas as pedras para o aeroporto, foi ouvido hoje pela manhã na oitiva de testemunhas, pelos membros da CPI das Pedras da Câmara de Vereadores de Cascavel, que investiga o caso. Silvino relatou ter visto caminhões que estavam carregados com as pedras da BR 163, descarregando-as no Parque de Exposições Celso Garcia Cid . Segundo suas declarações, os mesmos caminhões que descarregavam no aeroporto, foram os mesmos que "VIU" , descarregando no Parque.

15ª SDP
Após a declaração da testemunha, o servidor da Prefeitura e chefe da equipe que trabalhava na retirada e transporte das pedras da BR 163 até o aeroporto, Ivan Serafin Borges, foi a 15ª SDP, aonde registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) contra o chacreiro Silvino Gomes.

CALÚNIA
A queixa registrada na 15ª SDP por Ivan Serafin Borges, contra Silvino Gomes, é por "CALÚNIA" e "FALSO TESTEMUNHO". Segundo explicações do presidente da SRO, Erwing Soliva, jamais foi descarregado pedras no Parque. Outro fator que levou a lavrar o B.O na Delegacia de Polícia, segundo Ivan Serafin, é o fato dos caminhões que transportaram as pedras da BR até o aeroporto, foi de estarem na Secretaria de Agricultura, que tem a sede no Parque de Exposição - Expovel, por lá ter um refeitório, e diariamente, os trabalhadores e motoristas faziam suas refeições.



29/05/2013 15h29

Reforma parcial do Regimento Interno da Câmara a vista

Compartilhe


Chegou informação a coluna de que membros da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cascavel, estão conversando para dar início a uma revisão parcial no Regimento Interno. Para os membros da Mesa, uma revisão, mesmo que seja parcial, tem de acontecer com uma certa urgência. Pois, existem muitos artigos que contradizem.

MEDIDA
A medida deverá ser discutida com os demais vereadores na semana que vem, pois um levantamento preliminar, deu indicativos de que muitos projetos podem ser aprovados com "falhas", devido os artigos se contradizerem. Além de que, uma reforma é importante para que os vereadores possam fazer uso do Regimento, sem que haja preocupação de o projeto ser aprovado inconstitucionalmente.

LEI ORGÂNICA
Como o Regimento só poderá ser revisado por inteiro ou elaborado um novo depois somente após a revisão ou reforma da Lei Orgânica do Município - fato este que se arrasta desde 2008, quando teve votado apenas UM TURNO da reforma da Lei Orgânica e depois engavetado-, a Mesa Diretora então, vai dar uma revisada neste Regimento antigo, acertar alguns artigos, incisos e parágrafos através de uma Resolução até que a Lei Orgânica seja elaborada.



29/05/2013 10h31

Nada de novo na CPI das pedras com a reconvocação dos quatro envolvidos

Compartilhe


Vereadores que compõe a CPI das Pedras, ouviu hoje pela manhã, os quatros servidores que já fora ouvidos no inicio dos trabalhos de investigação, a CPI investiga as pedras retiradas na BR 163 e utilizadas no aeroporto.

RECONVOCAÇÃO
A reconvocação dos quatros servidores se deu porquê? Porque na primeira oitiva, a CPI foi realizada com as portas fechadas. Como a constituição prevê qua audiências públicas devem ser aberta ao público, então, os membros tiveram de reconvocar os quatro servidores que já haviam dados seus depoimentos.

NADA DE NOVO
Estratégia ou não, os quatros servidores utilizaram a mesma linha na oitiva de hoje. Todos disseram que mantinham o depoimento primeiro (aquele das portas fechadas). Assim, o presidente da CPI, leu todo o depoimento e os questionados apenas reafirmaram o que já haviam dito. nem uma palavra nova. Valeu o depoimento primeiro, mas agora, com publicidade das respostas. Mesmo os depoentes não acrescentando nada do que haviam ditos, pelo menos, a população e os que estavam presentes na audiência, tomaram conhecimento do que eles disseram sobre a retirada das pedras da BR 163.

FOTO: vereadores membros da CPI e Ivan Serafin Borges, depoente



28/05/2013 16h38

Vereador Bocasanta (PT) utiliza Tribuna da Câmara e "desce a lenha" no

Compartilhe


O episódio da permuta do terreno da Prefeitura com outro de um contribuinte, vem gerando polêmica a cada dia. Ontem o prefeito Edgar Bueno (PDT), solicitou a retirada do projeto. Nas ondas da Catve/FM, o prefeito Edgar Bueno criticou a posição do vereador Bocasanta, quanto a suspeição de que a avaliação não estava correta.

O TROCO
Passado menos de 24 horas da crítica do prefeito ao Vereador Jorge Bocasanta, eis que hoje (28), o vereador usou a tribuna da Câmara, assim que o pedido para retirado do projeto foi lido, e, não poupou críticas ao prefeito. Em determinado momento, Bocasanta chegou a dizer que o dinheiro que disse possuir para comprar o terreno da prefeitura, não é dinheiro de propina, é dinheiro ganho com o próprio trabalho.

MANTEVE A OFERTA
Para terminar, o vereador voltou a afirmar que paga R$ 60 mil no terreno da Prefeitura e mais R$ 20 mil no imóvel do contribuinte. Reafirmou também que mantém a doação do terreno do contribuinte à prefeitura.



28/05/2013 08h04

Prefeito Edgar Bueno (PDT) "elogia" vereador Jorge Bocasanta (PT) no pr

Compartilhe


PERMUTA TERRENO
O prefeito Edgar Bueno (PDT) solicitou no final da tarde de ontem a retirada do projeto que tramitava na Câmara de Vereadores de Cascavel em que solicitava autorização para permutar terreno da rua Natal (do contribuinte) com um terreno na Rua São Luiz esquina com a Rua Manoel Ribas (da prefeitura).

IMBRÓGLIO
Desde a 1ª votação realizada no dia 20 em que o projeto foi aprovado,e, no dia 21, este mesmo projeto foi pedido vistas, o assunto vinha sendo alvo de críticas e mais críticas por parte da mídia e dos próprios vereadores. Tudo devido o valor baixo na avaliação do imóvel da prefeitura. R$ 50 mil reais o valor de avaliação, quando um terreno na mesma região, não se encontra por menos de R$ 180 mil.

BOCASANTA
O vereador Jorge Bocasanta (PT), levantou a discussão ainda na primeira votação, quando disse no plenário que pagaria R$ 60 mil no terreno da prefeitura e mais os R$ 20 mil no terreno do contribuinte e doaria este do contribuinte, à prefeitura. Aí, começou toda uma discussão interna e, acabou na segunda votação, o vereador João Paulo (PSD) pedindo vistas ao projeto, o que foi aprovado. Tendo ontem (27), o pedido do prefeito para retirada do projeto.

EDGAR BUENO
O prefeito Edgar Bueno (PDT), após o pedido da retirada do projeto ontem, participou ao vivo por telefone do programa EPC (Esporte, Política e Companhia) da Catve/FM- 91.7. Durante sua participação, "desancou" pra cima do vereador Bocasanta. Disse: "pedimos a retirada do projeto, mais é bom o vereador saber, que este projeto foi protocolado na Câmara em janeiro de 2008, ainda quando Lísias Tomé era o prefeito, que na ocasião, foi o "patrão" de Bocasanta, já que este foi secretário de saúde da gestão Lísias", e continuou.

IMPEDIDO NA ÉPOCA
Para o prefeito, Bocasanta teria de ter impedido já na ocasião (2008) que este projeto fosse enviado a Câmara, o que não fez, segundo o prefeito Edgar Bueno.

LEILÃO
O projeto da permuta, parece que virou caso pessoal entre o prefeito Edgar Bueno e o vereador Jorge Bocasanta. Edgar Bueno chegou a dizer ontem no EPC que vai colocar o terreno da prefeitura em Leilão, para que o vereador possa adquirir este pelo valor dito em plenário e ainda solicitar o terreno do contribuinte como doação a prefeitura. Ao tomar conhecimento da proposta do prefeito na Catve/FM, o vereador entrou em contato com este colunista e declarou. "Eu compro o terreno pelo valor que disse em plenário, a proposta está de pé". Sinal que teremos uma "briga" de gigantes no caso da permuta de agora em diante.

EM TEMPO:
Vale lembrar o prefeito Edgar Bueno, que em em janeiro de 2008, o hoje vereador Jorge Bocasanta, não era "PEÃO" do prefeito Lísias Tomé. Bocasanta foi secretário de saúde do município da gestão Lísias de janeiro a março de 2005. Então, não havia como Bocasanta intervir na administração em 2008, como quis enfatizar Edgar Bueno no programa EPC. Não se trata de defesa do vereador, mais sim, um esclarecimento ao leitor, ouvinte e internauta do portal Catve.tv.






Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY