11/07/2013 16h21

"Transparência en la Cámara, pero no mucho!"

Compartilhe


É de ressaltar as boas intenções do presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Marcio Pacheco (PPL). Vem desenvolvendo um trabalho a contento da população, pelo menos é o que vemos e ouvimos falar. Entretanto, a implantação da Transparência no Legislativo, falta muito ainda para ser concretizada.

CARGOS DE NOMEAÇÕES
Está a disposição da população no "Portal da Transparência" no site da Câmara, salários, cargos e local que exerce suas funções, os atuais 182 servidores. Sendo estes distribuídos em assessores parlamentares, assessores concursados administrativos e assessores administrativos nomeados.

ADVOGADOS
Contudo, algumas situações deverão ser revistas pelo presidente: O Legislativo cascavelense, conta no momento com um procurador, este, advogado concursado, e, com mais quatro profissionais do direito nomeados para exercer a função de advogados da Câmara. Pois bem! Se o presidente e os demais membros da Mesa Diretora, quisessem mesmo dar transparência neste poder, poderiam muito bem, abrir mão dos cargos que existem indicação da Mesa Diretora e do presidente, e convocar os aprovados no concurso realizado em 2011.

QUESTIONAMENTOS
A coluna não tem o objetivo de nomear, muito menos de indicar, mas pode colocar ao presidente Marcio Pacheco, alguns questionamentos: Presidente, porque ao invés de nomear advogados na Câmara, não convocar os aprovados do último concurso? Presidente, porque cada membro da Mesa tem o direito de ter um advogado indicado? Presidente, estas nomeações existem no plano de cargo da Câmara para que possa cada advogado indicado por um dos membros, se preocupar somente com o apadrinhado?

SEGUIMENTO DE TRABALHOS
População, leitor do Portal, posso não estar agradando muito com esta opinião, porém é salutar informar a você que neste momento está lendo o escrito, que para existir transparência, primeiro tem de existir imparcialidade, neste caso, se a Câmara de Vereadores, se utilizasse do mecanismo concurso para os cargos de advogados da Câmara, com certeza existiria menos rivalidade política e egos aflorados deste ou daquele vereador. Então presidente, mostre que tem "aquilo roxo" e faça valer o que V. Sa. prega. Dê transparência aos cargos de Advogados da Câmara e convoque os concursados para exercer as funções que hoje é de nomeações. Assim acabaria até com a "briguinha" interna entre os advogados de um querer ser mais que o outro!



11/07/2013 15h27

TV Câmara, votação eletrônica e reformulação do Portal, deverão entrar

Compartilhe


A Câmara Municipal de Cascavel, dando continuidade a "transparência" implantada nesta Legislatura, planeja colocar em funcionamento até o final desde ano, a TV Câmara que terá transmissão em tempo real pelo Portal da Câmara e também por canal televisivo aberto.

CUSTOS
Segundo o assessor de comunicação da Câmara, Jefferson Lobo, os custos irão beirar aos R$ 800 mil, contemplando assim: Equipamentos para TV, e a reformulação do Portal, dando maior capacidade de tráfego de informações e armazenamento.

VOTAÇÃO ELETRÔNICA
Dentro do planejamento da implantação da TV Câmara, que vai girar valores de cerca de R$ 800 mil, contempla também a implantação no plenário da Câmara de Vereadores, equipamentos para votação eletrônica dos parlamentares. Transmissão direta pelo Portal da Câmara.

TRANSPARÊNCIA
Aos poucos, a Mesa Diretora da Casa de Leis de Cascavel, vem dando maior transparência aos atos legislativos. Depois de implantar o portal da Transparência, divulgando nomes, cargos e salários dos vereadores e assessores, agora pretende dar transparência também nos atos dos vereadores durante as votações e das reuniões de Comissões.



10/07/2013 16h13

PSC de Cascavel define regras para o suplente assumir e poderá ter a pr

Compartilhe


Em reunião com membros da Executiva do PSC de Cascavel sábado passado, ficou decidido que os suplentes que tomarão posse quando na licença dos vereadores eleitos, serão aqueles que não estão nomeados em funções de assessoria, cargos no governo do Estado ou em outro cargo de órgão público.

MULHER NA CÂMARA
Com esta decisão tomada em comum acordo com os vereadores e membros da executiva cascavelense do PSC, a suplente de vereadora Marilete Rosa Daniel, poderá ser a primeira Mulher a assumir a cadeira de vereadora nesta Legislatura.



10/07/2013 15h54

Partido Solidariedade poderá ter Rios e outros vereadores de Cascavel j

Compartilhe


Alguns vereadores de Cascavel estão reunidos hoje em uma chácara que fica na estrada que liga Cascavel ao distrito de Juvinópolis. As informações parecem estar desencontradas, já que os comentários são de que estes vereadores estão em um churrasco, patrocinado pelo Vereador Marcos Rios (PDT) em sua chácara na região do Lago em Boa Vista da Aparecida.

ASSUNTO
Segundo apurado por este colunista, o churrasco de "ovelha assada" é para discutir o destino de alguns vereadores. Segundo estas informações, Marcos Rios está de malas prontas para se transferir para o partido "SOLIDARIEDADE", carregando junto outros vereadores da oposição e também da base.

MAIS NOMES
Rumores dão conta de que Marcos Rios será o "cara", ou seja o presidente do partido Solidariedade em Cascavel. Também deverá engrossar a lista outros vereadores. No almoço de hoje, o convite foi estendido a todos os pares de Rios na Câmara, porém, alguns não apareceram. Vereador João Paulo do PSD esteve no almoço com alguns outros. A única certeza nisso tudo é que a Câmara de Cascavel hoje a tarde está vazia. Alguns vereadores somente estavam em seus gabinetes.



09/07/2013 17h25

Criada CPI para investigar atendimento da Saúde em Cascavel

Compartilhe


Foi criada hoje, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o atendimento da saúde no município. A CPI foi proposta por 14 vereadores, sendo 10 da Base e quatro da oposição.

REUNIÃO
Em reunião após a sessão de hoje, os 21 vereadores se reuniram na antessala do plenário e juntos deliberaram a formação da comissão.

ESCOLHIDOS
Por unanimidade, os vereadores escolheram e a Comissão ficou composta pelos três vereadores: Presidente, vereador Gugu Bueno (PR) da base. Relator, vereador João Paulo (PSD) oposição. Membro, Vereador Jaime Vazata (PTN) da base.



09/07/2013 14h21

Esta noite tive um SONHO! André Bueno, candidato a deputado federal

Compartilhe


Sonhei ...

... com o ex-senador, Osmar Dias (PDT)
... com o senador Álvaro Dias (PSDB)
... com o deputado estadual, André Bueno (PDT)
... com o vereador de Cascavel, Gugu Bueno (PR)
... com o vice-prefeito de Cascavel, Mauricio Theodoro (PSDB)
... com o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT)
... com o presidente da Câmara de Cascavel, Márcio Pacheco (PPL)
... com o deputado estadual, Adelino Ribeiro (PSL)
... com o deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC) e,
com o município de Capitão Leônidas Marques - Paraná.

Acordei com o chacoalhar da esposa tirando-me do sonho, que virou "pesadelo".

O SOFÁ
Depois deste "pesadelo", o único caminho foi o sofá. Nele, coube a mim, voltar a pensar no que havia sonhado. Sem sono, passei a analisar sobre os personagens do sonho!

SIGNIFICADO DOS SONHOS
Passei então a elucubrar sobre o significado do sonho:

Osmar Dias (PDT)
Não concorrerá ao senado, pois não disputará com o irmão Álvaro Dias (PSDB) a única cadeira de senador que o Paraná tem direito no próximo pleito. Também não será candidato a vice-governador de Gleisi Hoffmann (PT). Será candidato a deputado federal?

Álvaro Dias (PSDB)
Caminho aberto para o senado com a possibilidade de Osmar Dias ser candidato a deputado federal.

Deputado André Bueno (PDT)
Dentro da análise do significado do sonho, André Bueno joga com a candidatura a deputado federal, já que conta com a votação expressiva de Osmar Dias (PDT). Assim, haverá grandes chances de ser deputado federal e possibilitando dobradinha com muitos candidatos a deputado estadual que ora figura na lista de prováveis candidatos a Assembleia Legislativa do Paraná.

Vereador Gugu Bueno (PR)
Este, líder de governo na Câmara de Vereadores tem demonstrado interesse em buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa. A princípio, seria minado pela administração, já que tem Edgar Bueno, pai do deputado André Bueno, prefeito de Cascavel. Porém, o desenho é outro, está cheio de moral com a "Tchurma" do Paço e prestigiado pelo prefeito nos eventos. Uma visão de que Gugu poderá fazer dobradinha com o filho, em uma provável candidatura a deputado federal de André Bueno, pode ser o motivo de tanta paparicação do prefeito para com o vereador, até então, concorrente a uma cadeira à Assembleia Legislativa.

Vice-prefeito Mauricio Theodoro (PSDB)
Comentários de que será candidato a deputado estadual, a pedido do governo do estado, ou que seja, de membros do governo. Dobraria com André Bueno na possível candidatura a deputado federal.

Prefeito Edgar Bueno (PDT)
Teria motivos de uma "briga" política com Gugu Bueno, Mauricio Theodoro, Márcio Pacheco, mas não, busca incansavelmente o entendimento político com estes que poderiam ameaçar a candidatura e eleição do filho André Bueno. Porque será?

Presidente Márcio Pacheco (PPL)
Cotado para deputado estadual e federal, pode também dobrar com André Bueno numa possível candidatura de Bueno a deputado Federal, na política, tudo pode, só não pode perder. Não é Pacheco?

Deputado Adelino Ribeiro (PSL)
Com a possibilidade de André Bueno buscar uma cadeira na Câmara dos deputados, sobraria 35 mil votos em Cascavel, para que Adelino pudesse aumentar seus votos e também dobrar com o "filho do prefeito".

Deputado Leonaldo Paranhos (PSC)
Este que no momento apresenta um dos melhores quadros para sua volta a Assembleia Legislativa, segundo pesquisas e enquetes, teria a possibilidade de dobrar com André Bueno a federal e ainda aumentar sua votação no município, mais do que as enquetes mostram no momento.

Capitão Leônidas Marques
Analisando em detalhes, chegamos a conclusão de que pode estar aí o porque de o deputado André Bueno, ser candidato a deputado federal. Não investiria tanto politicamente em um município como este, quando se tem, Nereu Moura deputado estadual, que sempre faz uma expressiva votação, e agora, com a possibilidade do ex-prefeito Quadri, pré-candidato a deputado estadual. Tudo isso, se a estratégia não fosse ser candidato a deputado Federal. Não é André Bueno?



08/07/2013 14h55

Jogo de "egos" aflora na Câmara de Vereadores de Cascavel

Compartilhe


O tempo passa, e não é que o jogo de "egos" na Câmara de Vereadores de Cascavel parece que aumenta mais. Oposição e situação não medem mais forças nos debates. As demonstrações internas, dão conta de que o "ego" de cada um, parece ser maior do que os interesses da população.

SONHOS FUTUROS
Tem vereador que sonha em se manter no poder, alguns inclusive, sonham em galgar postos mais altos na política. Deputado estadual, federal e até chegar a ser prefeito, passa pela cabeça destes que, no momento, não conseguiriam sequer, administrar ou trabalhar em uma empresa de fundo de quintal.

ARTICULAÇÕES
Tem vereador que está mais preocupado em colocar seus cabos eleitorais nomeados na prefeitura do que preocupados com projetos de necessidade da população, neste caso alguns dos vereadores da base. Já a oposição, quer destruir a base e articular com sua assessoria uma possibilidade de se manter no "poder" ou até mesmo, virar prefeito ou deputado, seja estadual ou federal, não importa muito a capital que este quer residir no futuro!

PARA FINALIZAR ...
... espero não sofrer retaliações destes que detém o poder no momento. Haja vista que, vira e mexe, assessores olham e cuidam, com quem falo, com quem estou, onde estou. A preocupação senhores do poder, deveria estar focada em legislar para o povo, e não só para meia dúzia de assessores puxa-sacos. Não esqueça nunca, estar nomeado no poder, não significa emprego vitalício!!! Uma hora acaba a "teta".



08/07/2013 10h25

"Rolo Compressor" da Câmara, não gosta de Música Sertaneja

Compartilhe


Os vereadores de Cascavel, mantiveram o VETO do Executivo Municipal no projeto do vereador Rui Capelão (PPS) que, institui no Município de Cascavel o "festival da Música Sertaneja".

ROLO COMPRESSOR
Por 11 votos favoráveis ao prefeito sobre o VETO no projeto, e 09 votos contrário ao prefeito, o rolo compressor manteve o veto e assim, deram indicativos de como serão as futuras votações entre projetos da Base do governo e da oposição ao governo municipal.



04/07/2013 11h17

Câmara faz encontro de assessores para que "um" conheça o "outro"

Compartilhe


Neste momento acontece na Câmara de Vereadores de Cascavel, reunião aberta no plenário da Instituição de todos os servidores, concursados, nomeados e vereadores.

Intenção
Informações colhidas pela coluna, é de que esta reunião vem de encontro para adequações de situações corriqueiras na Casa de Leis. Uniformes para personalização e para identificar os servidores, crachás e a apresentação dos assessores, para, assessores.

Oportunidade
Foi dada a oportunidade de a equipe da Câmara se apresentar e questionar, divulgar as funções de cada cargo de chefia do Legislativo. Também de os diretores discorrerem sobre os andamentos dos projetos e administração da Câmara.



03/07/2013 13h43

Membro da Mesa diretora da Câmara ficou sabendo da implantação de proje

Compartilhe


Causou estranheza para alguns membros da Mesa Diretora da Câmara de Cascavel a implantação do projeto "Escola da Legislatura" que será implantado em breve na Casa de Leis.

PELA IMPRENSA
Os vereadores estranharam mesmo foi quando souberam da implantação deste projeto, via imprensa. Segundo o vereador Gugu Bueno, Secretário da Mesa Diretora, ao ser questionado por este colunista sobre o que é a Escola da Legislatura, declarou: "Olhe, pra dizer bem a verdade, não sei do que se trata, o que sei é que vai ser implantado a Escola da Legislatura. Sei o nome porque a imprensa divulgou. Não conheço o teor do projeto, assim como outros vereadores que compõe a Mesa Diretora", finalizou!



Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY