23/11/2016 14h20

EM OFF - Saúde de Cascavel pode virar caos ano que vem - por Nardelli

Compartilhe


Comentaram comigo, na noite de terça-feira (22), que a Secretaria de Saúde de Cascavel PODE continuar no controle do Reginaldo Andrade e equipe!

Pelo visto, os possíveis ESCOLHIDOS para a vaga e os que possivelmente podem vir a ser o futuro secretário gostam dos atuais gestores e até as manteria nos cargos. Também não duvide que a pasta siga com o mesmo titular.

PRESSÃO POPULAR

NENHUM médico convidado até agora deu sinal de aceitar o convite.

Do outro lado, vários profissionais da Saúde (médicos), estão comentam que vão deixar a Prefeitura por causa do volume de trabalho e ainda a pressão popular.

O temor é de que as cobranças aumentem ainda mais, por causa do compromisso assumido pelo prefeito eleito Paranhos que quer resgatar o setor imediatamente.

Tudo isso na mira da imprensa que mete a chibata agora e vai continuar batendo forte na questão da saúde, seja quem for o gestor da pasta.




23/11/2016 11h19

A via-sacra de Paranhos continua - Por Luiz Nardelli

Compartilhe


O prefeito eleito Leonaldo Paranhos (PSC), enviou um emissário que na semana passada subiu o elevador do Hospital São Lucas, rumo a sala do diretor Dr Ildemar Canto.

Será que é mais uma sondagem ou convite à Ildemar para Secretaria de Saúde?

Segundo informações, na recepção, o emissário disse à recepcionista que tinha hora marcada com Dr. Ildemar. Daí pra frente o teor da conversa com o ex-secretário de Saúde de Cascavel só mesmo se deles abrir a boca e contar o assunto!! Não precisa nem meter o bico nisso, para saber que o assunto é a formação da equipe de governo!

Paranhos também conversou com o suplente de vereador, médico Luiz Amélio Burgarelli. O encontro ocorreu na Salada de Frutas perto do Teatro municipal. Além dele, o médico Rodrigo Nicácio foi ouvido sobre a saúde de Cascavel.




22/11/2016 15h08

Prefeitura de Cascavel não terá férias coletivas em janeiro, mas...

Compartilhe


É quase uma regra a Prefeitura de Cascavel dar férias coletivas aos servidores no início de cada ano. Todavia, alguns setores dão atendimento normal, como a saúde e finanças! Neste ano, os servidores não gozarão das férias coletivas, mais sim, das férias normais, como acontecerá, uma vez que a transição do cargo de prefeito e secretários, os entrantes iniciarão as atividades já no dia 2 de janeiro!

VIDA FÁCIL

Mas não é porque não haverá férias coletivas que o novo prefeito e secretários terão vida fácil para se adequar a situação de funcionamento da Prefeitura. Muitos dos servidores concursados com cargos gratificados de confiança, e que conhecem todos os sistemas de trabalho de cada setor na qual é encarregado, gerente, diretor vão estar à disposição do novo prefeito para passar as informações pertinentes em cada área.

FÉRIAS

Muitos dos servidores que hoje estão exercendo cargos gratificados, estão com férias marcadas para dezembro, janeiro e fevereiro. Aí fica o questionamento: Os entrantes sem os servidores concursados que possui conhecimento da área de atuação, conseguirão administrar sem que alguém os informe de como esta sendo realizado cada serviço? Penso que será difícil entrar para administrar algo sem conhecimento, tão pouco acompanhamento de cada serviço em execução! A equipe de transição já procurou o RH da prefeitura ou os próprios servidores de cada setor para saber quem conhece e quem é o figurante de cada pasta? Fica o questionamento!!!



22/11/2016 14h58

IPTU em Cascavel deve ficar congelado por 5 anos - por Luiz Nardelli

Compartilhe


A coluna trouxe nesta segunda-feira (21) que a Câmara deveria receber dois projetos importantes para votação. A LOA será votada neste ano, já que se trata da Lei Orçamentária Anual de 2017. Agora o IPTU, em último ano de mandato, não será encaminhado o aumento para 2017 pelo executivo municipal. Segundo fontes, tal encaminhamento não causaria boa impressão a população se o prefeito Edgar Bueno deixasse mais este ônus para a população pagar.

CORREÇÃO

O aumento no valor venal do IPTU que sempre foi pauta de discussão acaloradas no Legislativo, este ano irá passar em branco. Porém, a correção monetária de 2016 será implantada normalmente como é legitimo.

CINCO ANOS

Como o prefeito atual Edgar Bueno, não encaminhará a Câmara projeto solicitando aumento no valor venal do IPTU para 2017, e, como o prefeito eleito, Leonaldo Paranhos, durante a campanha declarou que o contribuinte não aguentava mais tanto aumento de impostos e taxas do setor público. Dificilmente a alíquota do valor venal do imóvel - o IPTU- sofrerá aumento.

EXPECTATIVA

A expectativa é de que nos quatro anos de mandato somados mais o ano subsequente do fim de sua gestão, Paranhos aplicará somente a correção monetária no IPTU. Isto se Ele mantiver as declarações e propostas de campanha. De que não aumentaria impostos e taxas aos contribuintes se fosse eleito!



21/11/2016 15h46

Câmara de Cascavel discute projetos importantes nos próximos dias

Compartilhe


Chegado fim de ano, a Câmara Municipal de Cascavel volta a discutir projetos importantes para o próximo ano. LOA (Lei Orçamentária Anual), aumento do IPTU para o próximo ano e dentro da LOA, o famoso "Cheque em Branco" para o prefeito executar os remanejamentos de rubricas, sem a necessidade de autorização Câmara.

LOA

O projeto da LOA, até que as discussões não serão problemas, uma vez que o Executivo encaminha para a Câmara uma previsão orçamentária de arrecadação e investimentos. Muda-se muito pouco na votação o anteprojeto encaminhado para aprovação, já que a expectativa é de arrecadar para investir.

AUMENTO DE IPTU
Já não podemos dizer o mesmo do aumento do taxa do IPTU. Todos os anos acontece debates acirrados em cima deste aumento, imagina este ano que 14 dos atuais vereadores não estarão mais no Legislativo no próximo ano. Dificilmente aprovarão aumento que o Executivo enviar, porém, como é ultimo ano de mandato do atual Gestor (Edgar Bueno), será que ele vai se esforçar para que o aumento seja aprovado?

CHEQUE EM BRANCO
Vai ano e vem ano, a discussão é sempre a mesma! Para que "Cheque em Branco" para o prefeito executar remanejamentos de rubricas sem passar pela Câmara? Este é o questionamento. Daí vem as explicações e tudo fica acertado e acabam aprovando. Neste ano, como será a votação do "Cheque em Branco" para o próximo prefeito? Os argumentos de outrora serão os mesmos para este ano? Aguardemos!!!




18/11/2016 10h53

Que dia a LISTA de Paranhos vai sair?

Compartilhe


Nos bastidores da política Cascavelense não se fala outra coisa a não ser de quem estará na LISTA de Paranhos para exercer um cargo na prefeitura! Eleito prefeito de Cascavel, "amigos" não faltam para se escalar, mesmo que tenham se afastado durante o período em que Paranhos era um simples empresário na fabricação de Outdoor!


Resolvi então parafrasear a letra da Música de Oswaldo Montenegro para aqueles que sonham em estar na "teta"! Apenas para refletir ...

A LISTA

"Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...

Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?

Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?

Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?

Quantas canções que você não cantava
Hoje assovia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?"

ENCAIXA?

Se você é um dos que se encaixa nesta letra, possivelmente estará fora da administração, até porque, dificilmente estes tipos de "amigos", terão a capacidade de ser um bom gestor. Melhor governar com o inimigo do que com os "chupins do poder". Isto não significa que Paranhos seguirá o que diz a melodia da Letra desta Música, porém, seria prudente seguir! É o que penso! FUI!!!






17/11/2016 13h53

Quando janeiro chegar, muitos irão chorar l- por Luiz Nardelli

Compartilhe



Dezembro está chegando, janeiro não está longe!

Quando janeiro chegar, muitos irão chorar, outros esbravejar e outros tantos ter que começar a trabalhar!

Esta é a expectativa que temos! Alguns presidentes de partidos, muitos ex-candidatos a vereadores não eleitos e outra grande gama de intitulados colaboradores na campanha vitoriosa de Paranhos, esperam o "convite", que pode não acontecer! Pressão é o que não falta para que seja convidado a fazer parte do governo no próximo ano. Alguns "lambe botas" chegam ao ridículo. Sem competência alguma, sem representatividade junto à comunidade, mais querem estar na "teta" do poder público, e o pior, como secretário!

E AGORA?

Paranhos vai se curvar perante estes que vão para campanha política alegando apenas ajuda como cabos eleitorais sem interesse em cargos? Eis que a pressão vem dos "companheiros" e não dos adversários. Pessoas que estiveram na campanha, estão montando "grupinhos" para "peitar" o convite junto a Paranhos. Alguns que diziam abertamente que não queriam cargos, agora querem! Outros querem indicar apaniguados para um posto bem remunerado! Esta é a situação no momento em Cascavel.


SABER OU NÃO SABER?

Algumas secretarias já estão sendo loteadas pelos "lambe botas", mesmo que Paranhos não saiba! Ou se sabe, está na contramão da expectativa da população! Já que na campanha, falava em economia e transparência em sua gestão.

AMADORES

Analisando friamente os nomes que querem estar no governo no próximo ano, vemos que 90% desses, sequer conseguiriam administrar um galinheiro, quem dirá uma secretaria no município de 320 mil habitantes! Amadores tanto na questão administrativa como na política.

DEFINIDOS OS NOMES

Para aqueles que se ?acham a última bolacha do pacote? que estão se intitulando como competentes administradores e articuladores, já definiram algumas secretarias e até autarquias: ACESC, IPMC, Assuntos Jurídicos, PROCON, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Obras, Secretário de Governo, e secretaria de Esportes, com mais de 5 possíveis nomes, entre outras.. Estas já estão distribuídas entre o grupinho, distribuídas por eles mesmos! Além de propagar que se não tiverem os nomes na lista de Paranhos, o "bicho vai pegar". São ameaças veladas, mais elas existem!

FINALIZANDO

O que fazer com os incompetentes Paranhos? Você vai se curvar a essa cambada de lambe botas? Vais aguentar a pressão? Eu particularmente penso que sim! Pelo que conheço de sua postura e trajetória na política, porém, como ser humano, posso até errar. Uma coisa é certa, lágrimas de ódio vão cair, pressão vai existir, a única coisa que a população não gostaria de ver em Janeiro, seriam os intitulados conhecedores de tudo, nomeados em seu governo! Quem seriam estes? Bem morro e não conto, mais estes estão somente de olho no beneficio próprio, seja do erário ou do poder! FUI!!!!




17/11/2016 11h58

Paranhos, um marqueteiro ou um cidadão com olhos voltado as pessoas?

Compartilhe


"O desejo de governar leva as pessoas ao comando, ou seja, ao poder. Assim a política pode ser compreendida também como o local do poder: "poder fazer", "poder exercer", "poder agir". Muitas vezes para conseguir fazer, exercer ou agir, os indivíduos devem ter a capacidade de convencer. Assim podemos dizer que política além de ser a arte de governar, é também a arte de convencimento", sem autoria citada!!!"

EXPECTATIVA

Enquanto Leonaldo Paranhos (PSC) lutava para chegar a Assembleia Legislativa do Paraná em 2009, poucos foram aqueles que estavam com ele! Passados quatro anos até a eleição, o número de intitulados apoiadores aumentaram, praticamente duplicou os votos em Cascavel! Então, chegou a hora de Paranhos buscar outros horizontes, este horizonte chamava-se na ocasião, prefeitura de Cascavel.

CANDIDATURA I

No início deste ano, muitos não acreditavam na candidatura de Paranhos a prefeito de Cascavel, comentários maldosos de todo lado, dos adversários e dos pseudos amigos do momento. Resultado, Paranhos bateu o pé, foi candidato e consequentemente uma redoma de "lambe botas" se formou ao seu lado, tudo porque "chupins do poder" viam nas pesquisas, seu potencial de votos para chegar ao terceiro piso do Paço Municipal.

CANDIDATURA II

Candidato do PSC, coligado com o PSD na vice, montou uma coordenação de campanha invejável. Porém, muitos dos que estavam coordenadores, sequer conheciam a trajetória política de Paranhos, mas lá estavam os intitulados dando ordens e se achando "a última bolacha do pacote"!

Paranhos se elegeu prefeito no primeiro turno em Cascavel, concorrendo com mais seis adversários de grande potencial político e administrativo. Cravou 86.099 mil votos nas urnas (51,17%). Mas não foram as estratégias de campanha que Paranhos obteve essa votação, mais sim, sua luta nesta trajetória de sempre trabalhar em prol das pessoas e não de trabalhar em beneficio próprio.

E AGORA? Daqui há pouco tem mais histórias pra ser contadas aqui na coluna ...



17/11/2016 10h19

Presidente da Câmara de Cascavel quer permanecer no cargo

Compartilhe


O atual presidente do Legislativo cascavelense, Gugu Bueno (PR), articula junto aos demais vereadores reeleitos (07) e eleitos (14) a permanência na Presidência da Casca para o biênio 2017/2018.

ARTICULAÇÃO

Mesmo contando com o desgaste de presidir a Câmara no segundo biênio desta Legislatura, em que fez um trabalho de economia devolvendo aos cofres públicos mais de R$ 4 milhões de reais em 2015, e neste ano a expectativa é de devolver o mesmo montante, Gugu Bueno vem articulando junto aos vereadores a sua possível eleição para a presidência da Casa. Segundo informações, Gugu tem se reunido com os vereadores eleitos e reeleitos no sentido de formar um grupo que possa dar continuidade aos trabalhos Legislativos deste mandato.

A LISTA

Segundo fontes, um documento pré-elaborado pelo grupo de apoio a sua candidatura, possui 14 assinaturas de vereadores eleitos e reeleitos para eleger Gugu Bueno em 1 de janeiro de 2017 a presidência da Câmara. A Lista está composta por novatos e reeleitos.

INTERFERÊNCIA

Comentários de bastidores da Câmara e de rodas de conversas dos próprios vereadores que irão compor a próxima Legislatura, são de que Gugu Bueno poderá estar como presidente na situação ou na oposição! Se o prefeito eleito Leonaldo Paranhos não interferir na eleição da Mesa Diretora e deixar para que os vereadores decidam para que lado querem estar, Gugu poderá estar na situação, caso haja interferência do prefeito eleito na eleição da Mesa, é certo que mesmo com mais dificuldade, ele irá se eleger, daí será oposição a gestão executiva do futuro prefeito, Leonaldo Paranhos (PSC).

TRANSPARÊNCIA I

Esta será a primeira demonstração de que o prefeito eleito Leonaldo Paranhos irá proporcionar aos seus 86.099 votos obtidos de que sua administração estará voltada pela transparência e economia. Não interferindo no Poder Legislativo na qual não disputou a eleição para tal.


TRANSPARÊNCIA II
Os poderes devem ser respeitados, embora saibamos que não é bem assim. Mas para quem fez uma campanha de proposta de respeito ao eleitor e aos poderes, seria prudente não interferir. Caso haja necessidade disso acontecer, então, que escolha pessoas de capacidade de articulação, administração política e administrativa, não por apadrinhamento ou amizade de um ou outro eleito em seu grupo político. Caso contrário, será como todos os demais que pela prefeitura passaram. Nada de novo, será "tudo como Dantes no Quartel de Abrantes", ou seja, não será aquilo que propagou durante a campanha!!




17/11/2016 09h37

A disputa pela presidência da Câmara de Cascavel - por Luiz Nardelli

Compartilhe


A corrida pela Presidência da Câmara Municipal de Cascavel na próxima Legislatura vem sendo debatidas pelos 21 vereadores eleitos em outubro. A cada semana reuniões entre grupos diferentes são realizadas, porém muitas delas, com os mesmos participantes. De que lado estarão esses que participam dessas reuniões?

NOVATOS

A corrida pelo posto maior do Legislativo cascavelense possui alguns nomes de "marinheiro de primeira viagem", no caso são os novatos.

Eles querem formar um grupo e disputar a presidência da Casa. Por outro lado, os mesmos que "querem", somente querem, já que não possuem experiência legislativa e tão pouco tem poder de articulação, até mesmo com os próprios novatos!

QUANTOS QUEREM?

Do grupo dos novatos, 14 vereadores foram eleitos, cerca de cinco querem a presidência da Casa, Alécio Espínola (PSC), Josué de Souza (PTC), Mazutti (PSL), Carlinhos (PSC), Misael Junior (PSC). Mais pelo andar da carruagem, mesmo cedo para uma análise mais definida, estes ainda não conseguiram aglutinar a maioria dos votos para ser o presidente da Câmara.



Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY