18/12/2014 16h25

Vereadores aprovam emenda que reajusta IPTU em 20%

Foram 11 votos favoráveis e sete contrários

Compartilhe


Os vereadores votaram nesta tarde (18), durante sessão a emenda que aumenta o IPTU em 20% para 2015. Foram 11 votos favoráveis e sete contrários.

Já o projeto que fala sobre o aumento do imposto teve 15 votos favoráveis e 3 contrários.

BASE
Dos votos favoráveis boa parte faz parte da base do governo, ou seja, votaram contra o aumento proposto inicialmente de 35%.



18/12/2014 14h25

Marcio Pacheco exibe diploma de deputado estadual ao chegar na Câmara

Ele foi diplomado ontem (17), juntamente com os demais deputados eleitos

Compartilhe


O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Marcio Pacheco, chegou nesta tarde (18) ao Legislativo exibindo o diploma de deputado estadual. Ele e os demais deputados estaduais eleitos para os próximos quatro anos foram diplomados ontem no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em Curitiba, juntamente com o governador reeleito, Beto Richa e a vice-governadora eleita, Cida Borghetti.

HOMENAGEM
Ele aproveitou também para mostrar o diploma recebido da Assembleia Legislativa do Paraná, pela devolução de dinheiro público da Câmara a Prefeitura de Cascavel.




17/12/2014 11h03

Deputados podem não ser diplomados por causa da chuva em Brasília

Eles estão no aeroporto desde às 7h aguardando possibilidade de decolagem

Compartilhe


Os deputados federais eleitos no Paraná que tem a diplomação marcada para hoje (17), às 16h, em Curitiba, podem não participar da cerimônia. Informação dão conta de que Evandro Roman (PSD), Ricardo Barros (PP), a vice-governadora eleita, Cida Borghetti (PROS) e o atual deputado federal, Eduardo Sciarra (PSD), estão em Brasília desde às 7h no Aeroporto de Brasília, e devido as fortes chuvas não há decolagem de aviões no Distrito Federal, com isso, a diplomação em Curitiba desses deputados pode não acontecer junto com os demais deputados eleitos no Paraná.



16/12/2014 17h49

Começa a varredura dos cargos de confiança de Paranhos em Cascavel

Pedrinho Silvério da Ciretran e Alaertes da Silva foram exonerados de seus cargos

Compartilhe


Foi publicado hoje (16), no Diário Oficial do Estado a exoneração de dois servidores de confiança lotados no Detran e na Sedu/PR. São eles: Pedro Silvério, chefe da 7ª Ciretran de Cascavel e Alaertes da Silva, servidor da Sedu/Curitiba. Os dois foram indicados pelo deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC).

RETALIAÇÃO
Quando na votação do pacotaço da semana passada, em que o deputado Leonaldo Paranhos votou contra o projeto do executivo estadual, que aumentou a taxa do IPVA em 40% e mais de 90 mil produtos (ICMS), culminando com outros aumentos no mesmo pacotaço, já era esperado retaliação por parte do governador Beto Richa, pelo menos pelo deputado Paranhos, que reuniu seus assessores e seus indicados ainda antes da votação e disse que votaria contra, que não iria se submeter a votar a favor de um projeto que vai contra o que foi propagado durante a campanha, tanto a de Paranhos quanto a de Beto Richa.



09/12/2014 14h57

Paulo Bebber é escoltado até o Fórum para participar de audiência

Ele chegou no início da tarde, acompanhado do filho e do advogado

Compartilhe


O vereador Paulo Bebber (PR) participa nesta tarde (9), de uma audiência no Fórum de Cascavel. Ele chegou no início da tarde ao local, sob forte esquema de segurança e entrou pela porta dos fundos do Fórum. Participam da audiência outras 11 testemunhas de acusação. O vereador será ouvido somente na quinta-feira (11), assim como as testemunhas de defesa.




08/12/2014 08h03

ValeSim de Cascavel, deverá abrir novos pontos de venda nos terminais

Poderão ser implantados mais dois pontos de vendas

Compartilhe


Lei do vereador Jaime Vasatta (PTN), que estabelece a criação de no mínimo três pontos de vendas do vale transporte em terminais de transbordo, aprovada pela Câmara e promulgada pelo presidente do Legislativo Cascavelense, mas que teve uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada pelo Executivo Municipal junto ao TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado), uma vez que para o Executivo esta é uma Lei inconstitucional, recebeu na semana passada parecer favorável a Lei.

300 MIL HABITANTES
A Lei prevista na constituição federal prevê que para municípios que possui transporte coletivo "compartilhado" com o município, a cada 100 mil habitantes deverá ter um ponto de venda do vale transporte. Neste sentido, Cascavel com mais de 300 mil habitantes e que possui apenas um ponto de venda tão somente, deverá se adequar a Legislação vigente. Tal foi o parecer do TJ-PR.

RESULTADO
Com o parecer do TJ-PR derrubando a ADIN impetrada pelo Executivo Municipal, a ValeSim deverá implantar mais dois pontos de vendas do vale transporte, assegura o vereador Jaime Vasatta.



08/12/2014 07h36

Reajuste no IPTU de 35% para 2014, pode ser reduzido com emendas

Emendas serão apreciadas hoje na plenária da Câmara

Compartilhe


O Executivo Municipal de Cascavel, quer aumentar o valor venal do IPTU em 35%. O assunto muito debatido parecia estar consolidado, porém, de ultima hora, o vereador João Paulo (PSD) elaborou uma emenda que reduz este percentual de aumento para 20%. Já o vereador Pedro Martendal (PSDB), quer uma redução ainda maior. Para ele, um aumento de 7% mais a correção monetária do ano, é o suficiente. Ambos os vereadores não são contra o rejuste do valor venal no IPTU que encontra se defasado. Mas este índice pode ser menor argumenta o vereador João Paulo. Já Martendal quer que o reajuste de 35% seja dividido em 5 anos, resultando de um aumento anual de 7%.

SESSÃO
Ambas as emendas serão apreciadas logo mais na sessão da Câmara Municipal de Cascavel, resta saber se o "time da base" vai concordar ou vai derrubar as emendas. Agora é esperar para ver no que vai dar!!!



03/12/2014 07h36

Processo de cassação de Edgar Bueno tem movimentação no TSE

O nome do vice Maurício Theodoro também consta no processo

Compartilhe


O processo de cassação do prefeito Edgar Bueno e do vice Maurício Theodoro teve movimentação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta terça-feira (2).



01/12/2014 10h14

Diretor de Planejamento faz explanação sobre área do Shopping Catuaí

Adir Tormes explicou todo o mapeamento da região designada a construção

Compartilhe


O diretor da Secretaria de Planejamento de Cascavel, Adir Tormes, esteve na Câmara Municipal de Cascavel nesta manhã (1º) fazendo uma explanação sobre a área destinada a construção do Shopping Catuaí, em que, a procuradoria da República pediu a paralisação da obra alegando danos ambientais no local.

por Luiz Nardelli - VT Danyelle Wolff - departamento de Jornalismo da CATVE


EXPLANAÇÃO
Como já havia demonstrado no programa Bate Rebate da CATVE, o mapa e laudos, Adir Tormes veio a Câmara munido de vasta documentação e mapas que estão sendo apresentados aos vereadores, uma vez que o diretor foi convidado ainda na semana passada para se fazer presente e esclarecer algumas dúvidas aos legisladores que, na sua maioria estão voltados a debater e discutir o desenvolvimento do município de Cascavel.

CÓDIGO FLORESTAL
Adir iniciou a sua explanação exibindo a lei do Código Florestal, lei esta que rege todo o Brasil. E nela, fica demonstrado que o Código Florestal exige 30 metros de distância para edificações quando a caixa do leito não ultrapassar a 10 metros. E da mesma forma a Lei prevê que para edificações respeitando as dimensões onde há nascentes, ou vertentes esta distância deverá ter 50 metros de raio com mata ciliar. Adir afirmou que o Plano Diretor do município além de respeitar a Lei do Udo do Solo também é feito baseado no Código Florestal, lei maior que rege a questão ambiental no país. E isto está sendo rigorosamente respeitado. Vale lembrar que a lei do Código Florestal é uma lei federal, e para isso mais de 10 vereadores estão inscritos para questionar o diretor Adir Tormes e debater o assunto para depois tomar as devidas providências juntamente com a maioria dos demais vereadores, de como agir perante a procuradoria da República e, o Ministério do Meio Ambiente.

BOCASANTA
Fazendo jus ao nome, o vereador Jorge Bocasanta (PT) ao fazer questionamento para o diretor Adir, durante seu pronunciamento disse que é contra a construção do Shopping, e aqueles que lideraram o projeto da obra deveriam ser presos. O que foi amplamente ouvido comentários na plenária da Câmara. Bocasanta por ser oposição ao atual governo municipal muitas vezes é do contra simplesmente para ser contra, todavia o questionamento do vereador foi respeitado e teve a resposta a altura de sua "ignorância política administrativa".




26/11/2014 10h19

Comissão de Finanças se reúne para discutir Lei Orçamentária Anual

Luiz Frare, Claudio Gaiteiro e Walmir Servegnini estão reunidos

Compartilhe


A Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Cascavel, composta pelos vereadores Claudio Gaiteiro (PSL), Luiz Frare (PDT) e Walmir Servegnini (PROS), que desde o início da legislatura se reúnem todas as quartas-feiras às 10h, no plenário da Câmara, hoje (24) mudou seu ritmo e, sem explicação a reunião está acontecendo no gabinete do vereador Luiz Frare. Desse modo há suspeita de que a reunião a portas fechadas tenha sido realizada porque o assunto mais importante tratado para dar parecer é o da LOA (Lei Orçamentária Anual). Apesar do plenário da Câmara estar sendo utilizado por um Conselho instituído na cidade a reunião elaborada sem gravação para dar os pareceres suscita desconfianças por parte da imprensa que está presente na Câmara.



Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY