21/02/2017 16h20

Câmara mantém o veto ao projeto que cria Agente de Bordo

Compartilhe


Acabou há pouco a votação do veto total do projeto de lei 02/2012 que dispõe sobre a implantação do Agente de Bordo nos ônibus coletivo de Cascavel.

O projeto aprovado no ano passado foi vetado pelo executivo e a Câmara manteve o veto por 14 votos favoráveis e seis contrários.

Diante da polêmica criada sobre a função não regulamentada pelo Ministério do Trabalho a discussão no plenário da Câmara foi quente.
De um lado oposição tentando vender o peixe, e de outro os vereadores da base de sustentação do executivo que defenderam a inconstitucionalidade do projeto.

Inconstitucional

De todo modo essa discussão foi pautada pela inconstitucionalidade, no entanto, apenas o vereador Policial Madril falou a respeito da inconstitucionalidade. Não deste projeto que cria a função do Agente de Bordo tão somente, mais sim, da inconstitucionalidade de todo alteração realizada dentro do contrato da concessão celebrada entre a Prefeitura e as concessionárias. A irregularidade está em todos os projetos implantados posteriores a assinatura do contrato. Na época as concessionárias recebiam por quilometragem, depois veio um aditivo modificativo a forma de recebimento, passando a receber por passageiros.

CHEIO DE VÍCIOS
Ao contrário do que imaginamos, o contrato da Concessão do Transporte Público de Cascavel, está eivado de vícios de origem, tais como: Aditivo de mudança de quilometragem para passagens, Extinção dos cobradores do coletivo, agora a implantação de agentes de bordo.

ANÁLISE
Cabe agora ao Legislativo Cascavelense, analisar o contrato e posteriormente fazer cumprir o que foi assinado quando as concessionárias venceram a licitação. O resto, tem de ser discutido judicialmente, e, não com implantação de leis numa concessão pública como é o caso desta do transporte coletivo de Cascavel.!!!!



15/02/2017 17h27

Nóis é do interior, mais num é burro - por Luiz Nardelli

Lei que cria Agente de Bordo no Coletivo em Cascavel é discutida na Câmara

Compartilhe


Aconteceu na Câmara de Vereadores de Cascavel na segunda-feira (13) uma reunião articulada pelo vereador Valdecir Alcantara (PSL) para debater o VETO do Executivo Municipal na Lei que cria o Agente de Bordo nos Ônibus Coletivo. Estavam presentes: Vereadores, representantes das empresas concessionárias, representantes do Sindicato dos trabalhadores das empresas de Transporte de Cascavel e o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes, Senhor Carlos Augusto Pivetta.

BOCA DE PENICO

"Nóis é do interior, mais num é burro". Minhas orelhas viraram PENICO quando o diretor da Confederação, senhor Carlos Augusto Pivetta discursou.

O "homi" que se diz, e é, representante da categoria, vindo de outro Estado para falar sobre o assunto, disse tanta asneira que para entender sua explanação, demoraríamos dias para interpretar tanta (M....) dita àqueles que estavam presentes.

Primeiro a Função de Agente de Bordo não existe na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, mais em Cascavel querem criar através de Lei Municipal, quando o certo é de competência federal criar este tipo de Lei.

Segundo o diretor da Confederação utilizou de argumentos fracos e não legítimo quando disse que o cobrador dentro do Coletivo tinha poder de polícia. Para emendar a asneira, completou dizendo que o Agente de Bordo fará o papel de Polícia quando implantado.

E para terminar a "resenha" de asneira dita por este cidadão, acabou dando poder de Polícia Federal ao Agente de Bordo. Disse que é "evasão de divisas" quando um cidadão entra no Transporte Coletivo e não paga a tarifa. KKKKKKK, só rindo pra não chorar!!!!!

Os comentários daqueles que estavam atentos ao discurso são de que não sabiam que a necessidade da implantação do Agente de Bordo no Coletivo de Cascavel é que os ônibus daqui estão levando dinheiro para o Exterior. Ou os políticos corruptos do Brasil, estão utilizando os coletivos de Cascavel para cometer o crime de "EVASÃO DE DIVISAS"... Querem trazer para Cascavel uma função que deveria ser da Polícia Federal, ou Justiça Federal e não Agente de Bordo. Ou to Errado??? RSRSRSRSRSRS.. vamo que vamo!!!

OUÇA O ÁUDIO



14/02/2017 16h18

Vereadores vão a Curitiba a procura de ônibus e asfalto desaparecidos

Compartilhe


Em Cascavel a cana é doce, mas o bagaço é amargo! Neste diapasão de que Cascavel tudo pode, tudo acontece e ninguém faz nada, é que os vereadores Mauro Seibert (PP) e Alecio Espinola (PSC) vão a Curitiba esta semana buscar respostas para os fatos que aconteceram no município.

VEREADOR ALECIO ESPINOLA

O vereador Alécio Espinola (PSC) acabou descobrindo que o ônibus do Hemocentro de Cascavel desapareceu. O ônibus que por algum tempo esteve a serviço da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, coletando sangue na região, escafedeu-se.

Com a descoberta, Alecio viaja a Curitiba no intuito de resgatar junto a secretaria de Saúde do Estado, o velho "sucatão", também chamado de posto itinerante de Coleta de Sangue.

Informações preliminares são de que o "pau velho morcegão" se encontra em Guarapuava, prestando serviços por lá. Ou melhor, deve estar encostado em algum órgão estadual daquele município!

VEREADOR MAURO SEIBERT

Já o vereador Mauro Seibert (PP) vai a Curitiba em busca de uma solução para as estradas rurais e intermunicipais de Cascavel. A Reunião de Seibert será com a vice-governadora Cida Borghetti (PP) e com Ratinho Junior na SEDU.

A missão de Seibert na Capital do Estado, é levar indicações para resolver problema antigo de duas estradas intermunicipais de Cascavel. Uma delas é a de transformar a estrada que liga o Distrito de São João (Cascavel) a Corbélia. No momento a manutenção é feita pelo município de Cascavel e Corbélia. Seibert quer tirar a obrigação do município e passar ao estado!

A outra indicação que Seibert leva a Capital do estado é um pouco mais complexa. Vai arder, mas com certeza não queima! A indicação busca resolver o problema da estrada que liga a localidade Rio da Paz (Cascavel) a Lindoeste. A estrada já existe, inclusive consta no mapa do Estado como asfaltada, porém, ainda hoje ela é de "chão". A manutenção é obrigatoriedade do Município de Cascavel e Lindoeste. Agora fica duas perguntas: Em qual governo foi asfaltada esta estrada? E qual a empreiteira que deveria ter feito mas não fez?




14/02/2017 15h06

Presidente Estadual do PTC estará em Cascavel amanhã

Compartilhe


O presidente estadual do PTC, Ulisses Sabino estará em Cascavel nesta quarta-feira (15). Segundo o vereador Josué de Souza (PTC), a visita oficial ao município se dá em razão do estreitamento político que há entre o PTC local e o PSC do prefeito Paranhos.

AGENDA

O presidente do PTC de Cascavel Moacir Vozniak agendou junto ao prefeito uma reunião que ocorrerá as 11h30 no Paço Municipal. A reunião contará com a presença de membros da executiva e filiados do PTC.

ASSUNTO

Ninguém comenta sobre a pauta da reunião entre o presidente do PTC estadual e o Prefeito Paranhos. Mas os rumores são de que a eleição de 2018 para deputados, governo já começa a ser debatida entre os lideres partidários de todo o estado.





13/02/2017 13h50

No Blog, as Edificações da Construção Civil são fonte de informação

Compartilhe


AS PAREDES

As paredes de um dos gabinetes do Palácio Iguaçu nos disseram que o governador Beto Richa (PSDB) está com um olho na "coruja" e as orelhas voltadas para outras aves, que não as da família dos "Barros". Segundo a "historinha" que é contada, Beto Richa até o momento não decidiu se vai ou não disputar a cadeira de senador. Mas não esconde sua preferência em apoiar o ex-senador Osmar Dias (PDT) para o governo do Paraná em 2018.


AS DIVISÓRIAS

Por outro lado, as divisórias do gabinete do deputado André Bueno (PSDB) em Cascavel, comentaram que é dado como certo a nomeação para exercer o cargo de secretário de Estado no governo Richa, do ex-prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT). Desde modo, fica muito próximo das informações de que PDT e PSDB podem estar juntos novamente nos palanques político de 2018, asseguram as divisórias!


OS TAPUMES

Já os tapumes das obras de pavimentações asfálticas na região Oeste do Paraná, mesmo que estejam fixados para edificações das obras, garantiram que o deputado Ratinho Junior (PSD) deverá deixar a SEDU (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano do Paraná) nos próximos dias. Para seu lugar, o nome de Edgar Bueno tem sido muito comentado nos corredores do Palácio Iguaçu para chefiar a Pasta!

OS BIOMBOS

A conversa, segundo as afiadas línguas dos biombos corneteiros dos Núcleos das Secretarias do Governo Estadual em Cascavel, soltam o veneno como certa a nomeação de Edgar Bueno no governo do Estado. Segundo os biombos corneteiros, para quem emplacou o ex-vice prefeito Mauricio Theodoro (PSDB) na Paraná Cidades e o "pau pra toda obra", Severino Folador (PSDB) na Cohapar, não será surpresa se Edgar Bueno vier a ser o homem forte de Beto Richa na Região Oeste, nomeado na SEDU!



13/02/2017 12h42

Jornalistas sem fontes é o mesmo que "cavalo" sem Jóquei

Compartilhe


DILUÍDO E CONCENTRADO

Neste início de legislatura em Cascavel, alguns dos vereadores eleitos e que assumiram a cadeira em primeiro de janeiro, estão mais perdidos que "jornalistas sem fontes"; que é a mesma coisa que "cavalo" sem jóquei na reta final do grande prêmio!

Para aqueles que se intitulam o "grande jóquei" na sua cancha legislativa, poderão ficar marcados neste grande prêmio que ocorre na Câmara de Vereadores de Cascavel.

Os sabem tudo lançam um bumerangue - objeto que lançado ao ar, volta para o mesmo lugar -, e se julgam o grande "azarão" do GP.

Porém, nem todo bumerangue é perfeito. Neste lançamento, algumas coisas poderão dar errado.

Apesar de cada vereador ter seu estilo de Legislar, seria prudente mais cautela em algumas situações. Vejo que efetuar cadastro pessoal de jornalistas em seu gabinete para que repórteres possam levantar as informações dos atos do vereador e repassar a população, não é o melhor caminho. Mas isso é somente uma opinião deste colunista.

Mesmo assim, respeito as normas do vereador, também os colegas da mídia que aderirem tal normatização!!! Eu to fora!!! Até porque, minhas fontes não são oficiais e sim oficiosas, senhor vereador!



06/02/2017 10h35

Comissões da Câmara Municipal de Cascavel são definidas

Compartilhe


Os 21 vereadores de Cascavel realizaram na manhã de hoje (6) a primeira sessão de 2017 e também a primeira dos eleitos em 2016.

Durante o encontro foram definidos quais legisladores vão integrar as comissões.

Comissão de Justiça e Redação
Damasceno Junior PSDC
Pedro Sampaio PSDB
Fernando Hallberg PPL

Economia, finanças e orçamento
Serginho Ribeiro PPL
Mazutti PSL
Jaime Vasatta PTN

Viação, Obras e Urbanismo
Jaime Vasatta PTN
Romulo Quintino PSL
Cabral PDT

Saúde e assistência
Parra PMDB
Bocasanta PROS
Madril PMB

Agricultura e meio Ambiente
Misael Jr. PSC
Josue de Souza PTC
Mauro Seibert PP

Defesa, Consumidor e fiscalização dos serviços públicos
Alecio Espinola PSC
Celso Dal Molin PR
Pedro Sampaio

Educação, cultura e desporto
Paulo Porto PC do B
Carlinhos PSC
Olavo Santos PHS

Trabalho e legislação social
Josue de Souza PTC
Misael Jr. PSC
Mazutti PSL

Comissão de turismo e assuntos internacionais
Olavo Santos PHS
Carlinhos PSC
Fernando Hallberg PPL

Segurança Pública e trânsito
Policial Madril PMB
Valdecir Alcantara PSL
Parra PMDB

As comissões formadas vão se reunir para definir presidente, secretário e membro. A votação interna e entre o trio.

As comissões são órgãos integrados pelos vereadores, com composição partidária proporcional à da Câmara e com caráter técnico, legislativo e especializado. Dentre suas principais funções estão a deliberação sobre as proposições dentro de suas áreas temáticas, a fiscalização dos atos do Poder Executivo, a realização de audiências públicas e convocação de autoridades para prestar esclarecimentos públicos.

Atualmente a Câmara conta com 10 comissões. Cada uma delas é composta por três vereadores, sendo um presidente, um secretário e um membro.




06/02/2017 09h57

Prefeito de Cascavel abre primeira sessão do legislativo

Compartilhe


O Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC) abriu a primeira sessão do legislativo cascavelense. O encontro ocorre na manhã desta segunda-feira (06).

O deputado federal, Nelson Padovani (PSDB) também participou.

Os vereadores que compõe a casa pelos próximos quatro anos pertencem a 16ª Legislatura.

Paranhos pediu "uma frente de trabalho em prol da nossa cidade", citando programas como o Escola Feliz, o Agricultura Urbana, o Combate à Corrupção e Desperdício, dentre as prioridades que demandarão debates e exigirão ações.

Lembrou que foi na Casa de Leis que iniciou a vida política em 1997 e pediu ajuda, "sem submissão", dos vereadores para governar o Município de forma horizontal, "pois é aqui que brota o desejo de avanços para a nossa cidade. Aqui é o que existe de melhor, pois acolhe todos os setores da comunidade". Paranhos lembro que através da Câmara que chegam as principais demandas dos mais diferentes segmentos da sociedade para serem encaminhadas ao Executivo.






02/02/2017 11h08

Deverá cair o primeiro nomeado na Câmara de Vereadores de Cascavel

Compartilhe


Passado pouco mais de um mês desde a posse da nova Legislatura da Câmara de Vereadores de Cascavel, corre rumores nos corredores do Palácio Legislativo que o Assessor de Comunicação da Câmara, Julio Cesar Fernandes deixará a função.

PAREDES

Segundo as "Paredes" da Câmara, um novo assessor assumirá nos próximos dias, porém não quiseram revelar o nome, somente declaram que o nome começa com "E".

DIVISÓRIAS

Muitas especulações sobre a exoneração de Julio Cesar Fernandes da Assessoria de Comunicação, As paredes se omitiram em revelar o nome. Mas as "DIVISÓRIAS" não se aguentaram, acabaram informando a este colunista que o nome do novo Assessor de Comunicação é do Comunicador e Jornalista, EDELY TÁPIA, hoje colaborador da Rádio CBN de Cascavel.

DIZEM QUE...

... a indicação do nome de Edely Tápia para Assessoria da Câmara, advém de acordo político quando na votação da Mesa Diretora do Legislativo. Será Verdade?



02/02/2017 10h43

Comissões permanentes estão sendo formadas na Câmara de Cascavel

Compartilhe


Passado pouco mais de um mês da posse dos vereadores, a Câmara de Cascavel voltará as atividades na segunda-feira. Nesta primeira sessão Ordinária serão formadas as Comissões Permanentes. Algumas das Comissões já tem o nome para presidir a Comissão:

COMISSÕES

Para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o nome indicado para presidir é do novato vereador do PSDC, Damaceno Junior.

Para a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia também sera presidida por um novato. Serginho Ribeiro do PPL.

Outro novato que vai presidir a Comissão do Consumidor é Alécio Espinola do PSC.

Para a Comissão de Saúde, o nome para presidente é de Roberto Parra do PMDB, também novato na Camara de Vereadores.

Para a Comissão de Segurança Pública o nome escolhido é do vereador eleito para o primeiro mandato, Policial Madril do PMB.

CINCO

Das 10 comissões permanentes existente no Legislativo Cascavelense, Cinco já estão definidas o nome do presidente, faltam ainda cinco comissões para serem indicado os nomes dos presidentes.

SECRETÁRIO E MEMBRO

Ainda não estão definidos os nomes dos Secretários e Membros de cada Comissão permanente.




Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY

Maio Amarelo