24/06/2015 14h33

CPI do CISOP terá indicação dos membros amanhã

Compartilhe


Está marcado para amanhã (25) às 10h, na Câmara Municipal de Cascavel entrevista coletiva do presidente do Legislativo, Gugu Bueno, em que vai divulgar o nome dos três vereadores que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito do CISOP.

INDICATIVOS
A coluna tem o objetivo de informar a população, neste contexto, não precisa esperar muito para levar ao conhecimento público quem serão os três vereadores cascavelenses que irão investigar aplicação do dinheiro público do município de Cascavel no CISOP. Sabedores que somos que mais de 50% da arrecadação do CISOP é oriunda do município de Cascavel. O portal catve.com antecipa de maneira também investigativa de que o vereador Jorge Bocasanta, o vereador Rômulo Quintino e o vereador Jaime Vasatta serão os nomes indicados. Todavia é salutar que corre por fora ainda na indicação Rui Capelão, mas com 99,99% os três nomes serão os narrados anteriormente.






23/06/2015 16h02

Sessão da Câmara eleva o tom entre vereadores e população

A emenda 10 foi derrubada com parecer da Comissão de Finanças

Compartilhe


Com o parecer contrário da Comissão de Finanças e Economia da Câmara foram retiradas de pauta as emendas 3, 7, 8, 10, 13 e 16 na discussão do Plano Municipal de Educação nesta tarde (23), no plenário da Câmara de Vereadores.

EMENDAS
Porém continuam em debate as seguintes emendas: 1, 2, 4, 5, 6, 9, 11, 12, 14, 15, 17, 18 e 19. Já a emenda de número 10 que mostramos a sua inconstitucionalidade aqui na coluna, haja vista, do poder legislativo poder aumentar de 25% para 30% as verbas aplicadas na Educação, foi derrubada com parecer da Comissão de Finanças, por ferir a Constituição Federal




23/06/2015 13h45

Absurdo: Câmara de Cascavel quer alterar a Constituição Federal

Compartilhe


A Câmara Municipal de Cascavel discute hoje (23) a segunda votação do projeto de Lei nº 66/2015 que trata da aprovação do Plano Municipal de Educação do Município de Cascavel.

EMENDA
A Comissão de Educação da Câmara de Cascavel chegou ao extremo. A emenda de nº 10 ao PL 66 - Plano Municipal de Educação-, protocolada para ser aprovada no Plano de Educação, prevê alteração no projeto Municipal, passando dos 25% que o Município tem a obrigação de aplicar em Educação, para 30%. Oras, ou os vereadores proponentes: Fernando Winter, Pedro Martendal e Professor Paulino, não conhecem a Constituição, ou querem legislar no Município como se fossem deputados federais ou senadores.

COMISSÃO DE JUSTIÇA
O pior de tudo isso, inclusive do absurdo da emenda protocolada pela Comissão de Educação, é a Comissão de Justiça e Redação, que na manhã de hoje (23), deu parecer favorável a esta inconstitucionalidade.

19 EMENDAS
Das 19 emendas protocoladas pelos vereadores no projeto do Plano Municipal de Educação que será votado logo mais, 15 delas apresentam "VÍCIOS CONSTITUCIONAIS DE ILEGALIDADE", ou seja, não poderá em espécie alguma ser aprovada, já que a Lei Federal é superior a Lei Municipal.

DIVERSIDADE
Será um bom momento para os vereadores que não querem entender o projeto devido a palavra "DIVERSIDADE" que existe em um dos artigos do projeto do Plano Municipal de Educação, analisar melhor suas posturas e aprender de vez o que é: "SER DIFERENTE". Mas ser diferente, não significa aprovar emendas que são inconstitucionais. Porque daí poderei dizer que isso não é diversidade, mas sim, competência legislativa e de análise de cada parlamentar da Câmara Municipal de Cascavel.




22/06/2015 13h12

Discussão do Plano Municipal de Educação, virou debate religioso

Compartilhe


A Câmara de Cascavel, por unanimidade dos votos , aprovou hoje (22) em 1ª discussão, o Plano Municipal de Educação do Município de Cascavel para a vigência 2015/2025. Mais não antes de um debate acalourado no plenário do Legislativo durante a sessão.

ESTADO LAICO
Mesmo o Brasil ser um Estado Laico na sua religiosidade, alguns vereadores de Cascavel, evangélicos ou católicos, levaram a discussão do Plano da Educação Municipal para o campo da religião. Com discursos vazios, sem ao menos entender o Plano, partiram para o debate de Ideologia de Gêneros, enquanto o projeto especificava o plano educacional e não um plano sexual para as escolas.

DIVERSIDADE
O projeto em um de seus artigos, contempla o direito a diversidade na Escola. O que fez alguns vereadores levar o debate para o campo de Ideologia de Gêneros, mesmo sem saber o que é diversidade ou até mesmo Ideologia de Gêneros. Discutiram tanta bobagem sobre o assunto, que mais parecia aula de "EDUCAÇÃO SEXUAL", do que uma discussão sobre o Plano Educacional como um todo.

SIGNIFICADO DE DIVERSIDADE:
"Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc"...

VEREADORES
Três vereadores entenderam o projeto, além de defender o que seria o plano Educacional, também tiveram de explanar sobre as diferenças do ser humano. A Palavra diversidade que existe no Projeto, não significa que as escolas darão ensinamentos "sexuais" as crianças, mas sim, ensinar a respeitar as diferenças dentro das escolas, enfatizou o vereador Paulo Porto, Jorge Bocasanta, Professor Paulino. Respeito as diferenças, sejam elas quais forem.

AMANHÃ
Amanha o projeto voltará a discussão para segunda votação. Algumas emendas serão protocoladas, porém, é salutar que os nossos vereadores estudem mais sobre o assunto de Ideologia de Gêneros, Diversidade, religião e principalmente o Plano Educacional.

AVISO
Ser diferente, não significa não ser humano. Ser diferente vereadores! Não significa exatamente ser homossexual ou heterossexual, significa tão somente que por trás de tudo, ainda que seja diferente, é um ser humano. E aí, tudo o que não tiver respeito, é discriminação, seja na questão de cor, credo, sexo ou cultural.

EM TEMPO:
O projeto em questão não possui artigo falando de Ideologia de Gêneros, mas sim da diversidade de cada cidadão, neste contexto, entra o respeito de cada um com seu semelhante!



22/06/2015 09h40

Câmara protocola pedido de CPI do CISOP

Compartilhe


O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Gugu Bueno protocolou a pouco pedido de aberturas de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do CISOP (Conselho Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná). O requerimento protocolado contém 13 assinaturas dos 21 que compõem o legislativo cascavelense. Quase 2/3 dos vereadores assumiram compromisso da abertura da Comissão Parlamentar.

ESCOLHIDOS
Para o presidente da Câmara, Gugu Bueno, com o protocolo amanhã durante a sessão será lido em plenário e na quarta-feira (24), ele irá indicar os três membros que irão compor a CPI. Nos bastidores indicativos demonstram que o médico e vereador do PT, Jorge Bocasanta contumas crítico da saúde pública de Cascavel, deverá ser um dos indicados. Também o presidente da ACAMOP. vereador Rômulo Quintino (PSL) poderá figurar na lista dos indicados. Já que por presidir a entidade terá melhor acesso na busca de documentos de outras Câmaras Municipais ligadas a Acamop.

OUTROS NOMES
Devem também ser escolhidos para figurar na Comissão, Robertinho Magalhães, Nei Haveroth, Rui Capelão e Jorge Menegatti.

INVESTIGAÇÃO
Ao protocolar o pedido de abertura de inquérito do CISOP na Câmara, o vereador e presidente da Casa, Gugu Bueno, declarou que tal pedido tem a finalidade de esclarecer denúncias veiculadas na mídia e também da própria CPI da Saúde realizada pela Câmara de Vereadores. O dinheiro investido no CISOP é dinheiro público, e por ser dinheiro público, dos impostos dos cascavelenses e da população do Oeste do Paraná, o CISOP tem que ser passado a limpo para dirimir dúvidas e dar uma resposta a sociedade que por muito tempo clama por uma saúde melhor.







22/06/2015 07h36

Câmara de Cascavel protocola hoje, pedido de CPI do CISOP

Compartilhe


O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Gugu Bueno (PR), protocola nesta segunda-feira (22) as 9h30, na secretaria do Legislativo, antes da sessão Ordinária, Requerimento solicitando abertura da CPI do Cisop (Consórcio Intermunicipal do Oeste do Paraná).

PEDIDO
Há dias os rumores de que o Cisop necessita de uma investigação sobre a questão administrativa vem sendo discutida e divulgada pelos vereadores cascavelenses e pela mídia local. Segundo informações preliminares, a gestão atual do Consórcio, não vem correspondendo e possíveis irregularidades são apontadas na aplicação dos recursos públicos oriundos do governo Federal, Estadual e Municipais.

ASSINATURAS
O Regimento Interno da Câmara prevê que pelo menos 1/3 dos vereadores devem propor a CPI, como Cascavel possui 21 vereadores, e o requerimento já contempla as sete assinaturas, o pedido não precisará passar por votação na Sessão de logo mais, será instaurada a Comissão direta pelo Presidente da Câmara.




16/06/2015 17h39

Servidores da Justiça do Trabalho entram em greve

Compartilhe


Os servidores da Justiça do Trabalho de Cascavel aderiram ao movimento federal de greve nesta terça-feira (16). Eles reivindicam revisão no Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que segundo os servidores há seis anos está no Congresso Federal para votação e aprovação. Além disso são 9 anos sem reposição salarial da categoria.

CASCAVEL
Em Cascavel, segundo o servidor Gerson Luiz Lechiv, as audiências trabalhistas e os prazos estão sendo cumpridos, porém, até a próxima semana todas as atividades poderão ser suspensas. No entanto, 30% dos serviços estão mantidos, bem como o atendimentos a medidas de urgências.

PARANÁ
Outras cidades também já aderiram a greve no Estado, entre elas: Apucarana, Cambé, Curitiba, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo.




16/06/2015 13h25

Cascavel, uma metrópole em desenvolvimento, mais de 300 mil habitantes

Compartilhe


Cascavel, uma metrópole em desenvolvimento, mais de 300 mil habitantes

O Portal catve.com - buscou algumas informações para os leitores e também para aqueles que vislumbram buscar uma candidatura a prefeito de Cascavel em 2016. Aos pré- candidatos uma dica da Coluna para pelo menos demonstrar conhecimento do município quando questionado sobre "conhecer ou não" a cidade que pretende administrar quando nos debates das eleições!

ÁREA URBANA
Cascavel é formada por 31 Bairros mais a área central denominada de (centro). 259 Jardins e/ou Loteamentos.

ÁREA RURAL
O município possui SETE distritos rurais, 60 comunidades, seis acampamentos de Sem Terra e TRÊS reassentamentos. Os reassentamentos são oriundos daqueles agricultores atingidos pelas barragens das hidrelétricas construídas no Oeste e Sudoeste do Paraná.

CRIANÇAS
Além de ser o Bairro mais populoso de Cascavel, o Bairro Santa Cruz também possui a maior concentração de Crianças. Aos políticos que pretendem se candidatar, é importante ter este conhecimento para construção de CEMEIs, já que o índice aponta este bairro como o maior número da população infantil.

IDOSOS
Quanto aos Idosos, a maior concentração da "melhor idade" está concentrada na Área Central de Cascavel.

DICA
Fica aí a dica para os pretendentes em buscar uma cadeira a vereador ou a prefeito no próximo pleito eleitoral.




16/06/2015 13h23

Partidos "nanicos" de Cascavel tem encontro hoje na Asservel

Compartilhe


Acontece hoje (16) às 19 horas na Asservel (Associação dos Servidores Municipais de Cascavel), o primeiro encontro dos partidos "nanicos" de Cascavel. A reunião tem como pauta, discussão entre os OITO partidos "nanicos" visando o Pleito de 2016 a prefeito de Cascavel: Solidariedade, PMN, PTC, PRTB, PPN, Partido do Esporte, PRP e REDE formam o G-8 somados ainda com os membros descontentes do PSC, PR e PTN.

FILIAÇÕES
O encontro servirá para filiações e a elaboração de um plano de governo para as eleições de 2016.

NOMES EM PAUTA
Alguns nomes que estão dispostos a disputar as eleições de 2016 estão presentes; Agnaldo Carvalho, Samuel Mattos, Plínio Destro, Marcos Rios e Vanderlei do Conselho.

MUDANÇAS
Alguns dos nomes acima citado, deverão se filiar nos próximos dias em um dos OITO partidos para colocar o nome como pré-candidato a prefeito no grupo do G-8, já que no momento, alguns estão filiados em partidos que não fazem parte do Grupo.

PREFEITO?
Para o mentor da reunião e o agrupamento dos partidos para caminharem juntos nas eleições de 2016, Agnaldo Carvalho quando questionado o porquê da formação desse grupo, respondeu: "se o Brasil elegeu um operário para presidente da República, porque Cascavel não poderá eleger um líder comunitário, um vereador, um empresário a prefeito de Cascavel?". Agnaldo respondeu a pergunta do interlocutor, devolvendo com outra pergunta! Então aguardaremos para ver aonde chegará o G-8.




15/06/2015 11h55

Permuta de imóveis urbanos em Cascavel gera debates na Câmara

Compartilhe


O Município de Cascavel encaminhou a Câmara de Vereadores de Cascavel mais um projeto solicitando a desafetação e permuta de imóveis urbanos. O projeto que dá prosseguimento a Construção da Mobilidade Urbana que corresponde ao PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), foi aprovado na sessão de hoje (15) em primeira votação com 16 votos favoráveis e dois contrários.


TERRENOS DO MUNICÍPIO
A permuta não deixa de ser salutar, todavia gerou debates na Câmara devido a metragem e valores de avaliações sobre as áreas. O município dá uma área de 3.559,25 M2, situado no ?Jardim das Nações? no Bairro Pacaembu e recebe do empresário quatro terrenos com área de 1.680 M2 situada Bairro São Cristóvão ? Jardim Gramado.

OPOSIÇÃO
Mesmo sendo uma permuta, os valores avaliados das áreas levantou suspeição por parte dos Vereadores Jorge Bocasanta (PT) e Rui Capelão (PPS). Ambos não entenderam porque a diferença de metragem. Também o porquê os valores de avaliação da prefeitura das áreas são tão diferentes se a os terrenos em questão, não são tão distantes um do outro.

TERMINAL DE TRANSBORDO
Segundo a Justificativa do projeto para desafetação e permuta, as áreas permutadas servirão para edificar o Terminal de Transbordo dos Ônibus Coletivo da Região Leste. De outro lado, as explicações na Câmara sobre a diferença de metragem das áreas, foram de que a área permutada do empresário, fica a beira da BR 277 no Jardim Pacaembu, porém em local que não tem saída, a rua acaba antes da BR.

VIADUTO
A única dúvida que gerou é que um viaduto está programado para aquele local, este viaduto irá ligar o bairro Pacaembu com o Cascavel Velho. Ou seja, duas quadras da área do Município. Esta área é justamente a que será permutada com empresário.




Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY