06/07/2015 13h42

Vereadores, membros da CPI do Cisop iniciam os trabalhos, mas

Compartilhe


Os vereadores que compõe a CPI do Cisop, Romulo Quintino, Jorge Bocasanta e Jaime Vasatta, iniciaram hoje (06) as investigações de possiveis irregularidades na aplicação de verbas do Município de Cascavel pelo Consorcio.

ARMAÇÃO?
Mesmo com a boa intenção, os vereadores parece que cometeram uma falha. Ao divulgar a visita para as 6h30 da manha de hoje, os pacientes do Cisop foram bem atendidos nesta data, comentou uma moradora de Santa Teresa do Oeste. Ela declarou para a Catve que hoje estava muito diferente dos dias anteriores. Para ela, hoje até atendente de fila, indicando os consultórios médicos de especialidades o Cisop ofereceu, diferente de outras ocasiões. Armação ou não! A CPI já mostrou para que veio, comentaram os membros da CPI, argumentando que pelo menos a população (usuário) começaram ser atendidos com dignidade.



29/06/2015 13h40

Vereadores aprovam projeto que altera atribuições de Secretaria

O projeto altera atribuições das secretarias de Obras e Agricultura

Compartilhe


O Projeto de nº 53/2015 que altera os dispositivos d na Lei 5.307/2009 no que tange as atribuições da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria de Serviços e Obras Públicas, é aprovado pela totalidade de votos na primeira discussão do projeto realizada hoje (29).

EMENDA ADITIVA
O Vereador Rui Capelão (PPS), protocolou emenda aditiva solicitando inclusão no projeto 53: ?Acrescenta o inciso XXIX ao artigo 36, do anteprojeto de lei nº 53/2015, com a seguinte redação?. Art. 36 ... XXIX ? ?Manter as estradas para acesso a locais e produção agrícola de origem animal (frangos, porcos, boi e leite), produtos de horticultura, e áreas de Armazenagem de grãos, sem quaisquer sustos ao produtor agropecuarista?.

3 COMISSÕES
A emenda deverá ser apreciada hoje e amanhã pelas comissões de Finanças, Justiça e Agricultura. Porém é salutar informar que dificilmente essa emenda passará, já que a lei aprovada em 2011, denominado de ?PROGRAMA PORTEIRA PARA DENTRO?, estabelece incentivos a atividade agropecuárias rurais.

CUSTO BENEFÍCIO
O projeto do Programa Porteira para Dentro, prevê que a Secretária de Agricultura firme convênio com os agricultores. Porém os mesmos custearão as despesas e a Prefeitura entra com o maquinário, já que o poder público não pode executar obras com verbas públicas nas propriedades particulares no programa Porteira para Dentro.



29/06/2015 10h41

CPI CISOP: Rômulo presidente, Bocasanta relator e Vasata membro

Compartilhe


Desde a indicação dos três nomes que comporão a CPI do CISOP, o portal vem acompanhando passo a passo o que poderá acontecer no desenrolar dessa investigação. A coluna antecipou os três nomes que seriam indicados: Rômulo Quintino, Jaime Vasata e Jorge Bocasanta.

POSSÍVEIS
Agora antes mesmo da reunião dos três membros para deliberar os cargos que irão ocupar dentro da Comissão, o portal catve sai na frente. Os possíveis cargos que serão distribuídos são: presidente, Rômulo Quintino; relator, Jorge Bocasanta e membro, Jaime Vasata. Até o final da tarde a população deverá a divulgação oficial dos nomes, já que daqui a pouco os vereadores irão se reunir para deliberar sobre o assunto.

DECIDIDO
Ao término da sessão ordinária de hoje os membros da CPI se reuniram e decidiram os cargos conforme acima especificamos. Presidente Rômulo Quintino, relator Jorge Bocasanta e membro, Jaime Vasata. A reunião de trabalho ficou para esta terça-feira após a sessão, mas após a formação dos cargos na CPI o presidente Rômulo Quintino garantiu "a CPI vai entrar no CISOP nem que seja com mandado judicial, já que a instituição recebe todos os meses valores de cerca de 56% do orçamento de Cascavel para manter o atendimento a população". Dinheiro público tem que ser tratado com transparência.



26/06/2015 13h37

Por aclamação o PDT de Cascavel elegeu a Comissão Executiva Municipal

A reunião foi realizada ontem a noite (25)

Compartilhe


O PDT (Partido Democrático Trabalhista) de Cascavel elegeu na noite de ontem (25) em reunião do Diretório Municipal do Partido do Município de Cascavel, a nova Comissão Executiva Municipal. Por aclamação, os mais de 130 filiados após o resultado, automaticamente empossaram os membros da chapa ?PDT UNIDO?- única chapa inscrita -, para o mandato de dois anos.

EXECUTIVA
Os 11 membros eleitos ficaram assim distribuídos dentro da Executiva:
1 ? Presidente, Atair Gomes da Silva
2 ? Vice Presidente, Micheline Bueno
3 ? Secretário Geral, André Vinicius Bueno
4 ? Secretária Executiva, Susana Gasparovic Kasperzak
5 ? Tesoureiro, Sady Claudio Bodaneze
6 ? Secretário do Movimento da Educação, Valdecir Antonio Nath
7 ? Secretária do Movimento de Mulheres, Inês Aparecida de Paula
8 ? Secretário do Movimento Jovem, Rafael Guareski
9 ? Secretário do Movimento Negro, Pedro Jorge Pinto de Oliveira
10 ? Secretário de Núcleo de Base e/ou Movimento Sindical, Marcelo Penafiel
11 ? Líder do PDT na Câmara, Luiz Frare


25/06/2015 10h20

Gugu Bueno divulga nomes que irão compor CPI do Cisop

Compartilhe


O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Gugu Bueno, neste momento indicou os três nomes que irão compor a CPI do CISOP. São eles: Rômulo Quintino (PSL), Jorge Bocasanta (PT) e Jaime Vasata (PTN). Gugu falou também o porque da escolha dos três nomes. "Rômulo Quintino e Jaime Vasata pertencem a diretoria da Acamop, e neste sentido ficaria mais fácil buscar informações de outros municípios dos investimentos feitos no Consórcio". Já Jorge Bocasanta foi indicado por ser médico, atender no sistema e conhecer profundamente como funciona a questão da saúde pública no município de Cascavel.



24/06/2015 14h33

CPI do CISOP terá indicação dos membros amanhã

Compartilhe


Está marcado para amanhã (25) às 10h, na Câmara Municipal de Cascavel entrevista coletiva do presidente do Legislativo, Gugu Bueno, em que vai divulgar o nome dos três vereadores que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito do CISOP.

INDICATIVOS
A coluna tem o objetivo de informar a população, neste contexto, não precisa esperar muito para levar ao conhecimento público quem serão os três vereadores cascavelenses que irão investigar aplicação do dinheiro público do município de Cascavel no CISOP. Sabedores que somos que mais de 50% da arrecadação do CISOP é oriunda do município de Cascavel. O portal catve.com antecipa de maneira também investigativa de que o vereador Jorge Bocasanta, o vereador Rômulo Quintino e o vereador Jaime Vasatta serão os nomes indicados. Todavia é salutar que corre por fora ainda na indicação Rui Capelão, mas com 99,99% os três nomes serão os narrados anteriormente.





23/06/2015 16h02

Sessão da Câmara eleva o tom entre vereadores e população

A emenda 10 foi derrubada com parecer da Comissão de Finanças

Compartilhe


Com o parecer contrário da Comissão de Finanças e Economia da Câmara foram retiradas de pauta as emendas 3, 7, 8, 10, 13 e 16 na discussão do Plano Municipal de Educação nesta tarde (23), no plenário da Câmara de Vereadores.

EMENDAS
Porém continuam em debate as seguintes emendas: 1, 2, 4, 5, 6, 9, 11, 12, 14, 15, 17, 18 e 19. Já a emenda de número 10 que mostramos a sua inconstitucionalidade aqui na coluna, haja vista, do poder legislativo poder aumentar de 25% para 30% as verbas aplicadas na Educação, foi derrubada com parecer da Comissão de Finanças, por ferir a Constituição Federal



23/06/2015 13h45

Absurdo: Câmara de Cascavel quer alterar a Constituição Federal

Compartilhe


A Câmara Municipal de Cascavel discute hoje (23) a segunda votação do projeto de Lei nº 66/2015 que trata da aprovação do Plano Municipal de Educação do Município de Cascavel.

EMENDA
A Comissão de Educação da Câmara de Cascavel chegou ao extremo. A emenda de nº 10 ao PL 66 - Plano Municipal de Educação-, protocolada para ser aprovada no Plano de Educação, prevê alteração no projeto Municipal, passando dos 25% que o Município tem a obrigação de aplicar em Educação, para 30%. Oras, ou os vereadores proponentes: Fernando Winter, Pedro Martendal e Professor Paulino, não conhecem a Constituição, ou querem legislar no Município como se fossem deputados federais ou senadores.

COMISSÃO DE JUSTIÇA
O pior de tudo isso, inclusive do absurdo da emenda protocolada pela Comissão de Educação, é a Comissão de Justiça e Redação, que na manhã de hoje (23), deu parecer favorável a esta inconstitucionalidade.

19 EMENDAS
Das 19 emendas protocoladas pelos vereadores no projeto do Plano Municipal de Educação que será votado logo mais, 15 delas apresentam "VÍCIOS CONSTITUCIONAIS DE ILEGALIDADE", ou seja, não poderá em espécie alguma ser aprovada, já que a Lei Federal é superior a Lei Municipal.

DIVERSIDADE
Será um bom momento para os vereadores que não querem entender o projeto devido a palavra "DIVERSIDADE" que existe em um dos artigos do projeto do Plano Municipal de Educação, analisar melhor suas posturas e aprender de vez o que é: "SER DIFERENTE". Mas ser diferente, não significa aprovar emendas que são inconstitucionais. Porque daí poderei dizer que isso não é diversidade, mas sim, competência legislativa e de análise de cada parlamentar da Câmara Municipal de Cascavel.



22/06/2015 13h12

Discussão do Plano Municipal de Educação, virou debate religioso

Compartilhe


A Câmara de Cascavel, por unanimidade dos votos , aprovou hoje (22) em 1ª discussão, o Plano Municipal de Educação do Município de Cascavel para a vigência 2015/2025. Mais não antes de um debate acalourado no plenário do Legislativo durante a sessão.

ESTADO LAICO
Mesmo o Brasil ser um Estado Laico na sua religiosidade, alguns vereadores de Cascavel, evangélicos ou católicos, levaram a discussão do Plano da Educação Municipal para o campo da religião. Com discursos vazios, sem ao menos entender o Plano, partiram para o debate de Ideologia de Gêneros, enquanto o projeto especificava o plano educacional e não um plano sexual para as escolas.

DIVERSIDADE
O projeto em um de seus artigos, contempla o direito a diversidade na Escola. O que fez alguns vereadores levar o debate para o campo de Ideologia de Gêneros, mesmo sem saber o que é diversidade ou até mesmo Ideologia de Gêneros. Discutiram tanta bobagem sobre o assunto, que mais parecia aula de "EDUCAÇÃO SEXUAL", do que uma discussão sobre o Plano Educacional como um todo.

SIGNIFICADO DE DIVERSIDADE:
"Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc"...

VEREADORES
Três vereadores entenderam o projeto, além de defender o que seria o plano Educacional, também tiveram de explanar sobre as diferenças do ser humano. A Palavra diversidade que existe no Projeto, não significa que as escolas darão ensinamentos "sexuais" as crianças, mas sim, ensinar a respeitar as diferenças dentro das escolas, enfatizou o vereador Paulo Porto, Jorge Bocasanta, Professor Paulino. Respeito as diferenças, sejam elas quais forem.

AMANHÃ
Amanha o projeto voltará a discussão para segunda votação. Algumas emendas serão protocoladas, porém, é salutar que os nossos vereadores estudem mais sobre o assunto de Ideologia de Gêneros, Diversidade, religião e principalmente o Plano Educacional.

AVISO
Ser diferente, não significa não ser humano. Ser diferente vereadores! Não significa exatamente ser homossexual ou heterossexual, significa tão somente que por trás de tudo, ainda que seja diferente, é um ser humano. E aí, tudo o que não tiver respeito, é discriminação, seja na questão de cor, credo, sexo ou cultural.

EM TEMPO:
O projeto em questão não possui artigo falando de Ideologia de Gêneros, mas sim da diversidade de cada cidadão, neste contexto, entra o respeito de cada um com seu semelhante!


22/06/2015 09h40

Câmara protocola pedido de CPI do CISOP

Compartilhe


O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Gugu Bueno protocolou a pouco pedido de aberturas de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do CISOP (Conselho Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná). O requerimento protocolado contém 13 assinaturas dos 21 que compõem o legislativo cascavelense. Quase 2/3 dos vereadores assumiram compromisso da abertura da Comissão Parlamentar.

ESCOLHIDOS
Para o presidente da Câmara, Gugu Bueno, com o protocolo amanhã durante a sessão será lido em plenário e na quarta-feira (24), ele irá indicar os três membros que irão compor a CPI. Nos bastidores indicativos demonstram que o médico e vereador do PT, Jorge Bocasanta contumas crítico da saúde pública de Cascavel, deverá ser um dos indicados. Também o presidente da ACAMOP. vereador Rômulo Quintino (PSL) poderá figurar na lista dos indicados. Já que por presidir a entidade terá melhor acesso na busca de documentos de outras Câmaras Municipais ligadas a Acamop.

OUTROS NOMES
Devem também ser escolhidos para figurar na Comissão, Robertinho Magalhães, Nei Haveroth, Rui Capelão e Jorge Menegatti.

INVESTIGAÇÃO
Ao protocolar o pedido de abertura de inquérito do CISOP na Câmara, o vereador e presidente da Casa, Gugu Bueno, declarou que tal pedido tem a finalidade de esclarecer denúncias veiculadas na mídia e também da própria CPI da Saúde realizada pela Câmara de Vereadores. O dinheiro investido no CISOP é dinheiro público, e por ser dinheiro público, dos impostos dos cascavelenses e da população do Oeste do Paraná, o CISOP tem que ser passado a limpo para dirimir dúvidas e dar uma resposta a sociedade que por muito tempo clama por uma saúde melhor.






Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY